Esporte
Perseguição e atos racistas contra jogador Vini Jr. ultrapassam todos os limites aceitáveis, dentro e fora do futebol

“Vou até o fim contra os racistas”, foi o que disse Vinicius Junior, jogador brasileiro que atualmente atua pelo Real Madrid, na Espanha, e que vem sendo vítima constante de atos racistas nos estádios.
No último domingo, Vini Jr mais uma vez foi chamado de “macaco” por parte da torcida do Valencia, o que culminou na paralisação da partida por quase dez minutos.
Nervoso, o atacante se envolveu em uma confusão com outros jogadores e foi expulso. Após a partida, o brasileiro se manifestou nas redes sociais ironizando a LaLiga, que tem registrado somente nesta temporada oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior, tendo ainda criado uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.
Real Madrid lança nota
O Real Madrid C.F. agradece pelas inúmeras manifestações de carinho, solidariedade e carinho recebidas de todas as partes do mundo o nosso jogador Vinicius Junior.
Os ataques odiosos e racistas devem ser erradicados de nossa sociedade para sempre e assim se pronunciaram personalidades de todas as esferas da vida e de diferentes instituições nacionais e internacionais após o que aconteceu ontem no estádio Mestalla.
Nosso clube agradece à maior autoridade do futebol mundial, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que disse que as partidas em que esses crimes de ódio são cometidos devem ser interrompidas e suspensas.
Também o nosso agradecimento ao Presidente do Brasil, Lula da Silva, que apela a que sejam tomadas medidas sérias para combater este problema e cuja vítima é, como disse, “um jovem que venceu na vida e que está se tornando um dos melhores futebolistas do mundo”.
Da mesma forma, seus companheiros demonstraram solidariedade e apoio a Vinícius, tanto os do Real Madrid quanto os de outras seleções do mundo. Lendas, jogadores e treinadores, alguns deles tão significativos no panorama internacional como Ronaldo Nazario, Mbappé, Rio Ferdinand, Neymar, Kaká, Jadon Sancho, Lineker, Roberto Carlos ou Casemiro, entre dezenas e dezenas de figuras do futebol mundial.
Os infelizes acontecimentos ocorridos correram o mundo e envergonham o nosso futebol, ao serem refletidos e denunciados nos principais meios de comunicação internacionais. Do Washington Post ou do L’Équipe, para citar apenas alguns exemplos emblemáticos, sublinham fortemente o grave problema do futebol espanhol.
E, finalmente, estamos surpresos com as declarações do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, porque sendo o chefe do futebol espanhol e do estabelecimento de arbitragem, ele permitiu que não fossem tomadas medidas contundentes, de acordo com os protocolos da FIFA, para evitar a situação que foi alcançada. A imagem do nosso futebol está seriamente danificada e deteriorada aos olhos de todo o mundo.
Sua passividade tem contribuído para a impotência e indefesa do nosso jogador Vinicius. Os árbitros, longe de agir com firmeza e aplicar os protocolos regulamentares, optaram na maioria dos casos por se inibir e evitar tomar as decisões que lhes correspondiam. Ainda ontem, o árbitro e os responsáveis pelo VAR fugiram de suas responsabilidades e tomaram decisões injustas com base em imagens incompletas, não vistas na íntegra, tendenciosas e que levaram à expulsão direta do nosso jogador Vinicius Junior.
Infelizmente, o que aconteceu ontem e a gestão que foi feita pelos árbitros e pelo VAR, não percebemos como algo isolado, mas sim como algo que se repetiu em muitas de nossas partidas. A vítima que a sofre nunca poderá ser responsabilizada pelo crime.
Por todas estas razões, estamos muito preocupados que nenhuma ação tenha sido tomada pela Federação Espanhola de Futebol durante todo este tempo, apesar dos óbvios e repetidos sinais de alarme que o nosso clube tem vindo a denunciar.
O Real Madrid espera que, dada a gravidade da situação atual e a imagem que o futebol espanhol está oferecendo ao mundo, ações contundentes e imediatas sejam tomadas por todos aqueles que têm responsabilidades e poderes para combater esses flagelos que são o racismo, a xenofobia e ódio. O nosso clube continuará a trabalhar para que os valores que sustentaram a nossa história continuem a ser um modelo de convivência e exemplaridade.
Postagem de Vini nas redes sociais:
“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.
O que disse o Valencia
Em um comunicado à imprensa, o clube Valencia se disse contra qualquer tipo de insulto e ataque no futebol, se declarando contrário à violência física e verbal nos estádios e lamentou o ocorrido no jogo contra o Real Madrid.
Mas amenizou ao citar o caso como “episódio isolado”.
Esporte
Judoca de Canoas é escolhida como embaixadora de marca japonesa de judô

Pela primeira vez, uma atleta brasileira foi escolhida para representar a tradicional marca japonesa de kimonos de judô Yawara Japan, e ela é de Canoas. Com apenas 16 anos e já campeã, Sarah Mendes é o novo nome a carregar a excelência do judô mundial.
A jovem atleta canoense acaba de ser anunciada como embaixadora oficial da Yawara Japan no Brasil, marca reconhecida como referência global na fabricação de judogis, os kimonos utilizados na prática da arte marcial japonesa. E o momento não poderia ser mais simbólico: Sarah representará o Brasil no Campeonato Mundial de Judô Sub-18, que será realizado na Bulgária, de 27 de agosto a 01 de setembro.
O evento de lançamento oficial da marca no país acontece no domingo, 17 de agosto, às 17h30, na Academia Alliance Canoas Norte, dirigida por Moacir Mendes, pai de Sarah, ex-integrante da seleção brasileira de judô e multicampeão. Em 2012, Moacir foi reconhecido internacionalmente como o melhor atleta de ne-waza (luta de solo), segundo o site Best Judô, uma das principais publicações dedicadas ao judô na Europa.
Um convidado especial virá diretamente do Japão: Rafael Ynamoto, representante exclusivo da Yawara Japan na América do Sul, entregará pessoalmente os kimonos à atleta, um gesto que reforça o respeito da marca por sua nova embaixadora e a ,importância da ocasião.
Quem é Rafael Ynamoto
Conhecido nacionalmente como Ynamoto Sensei, Rafael está no ramo de fornecimento de material esportivo para o judô desde 2005. Seu nome tornou-se referência no meio por atender academias, clubes e até a seleção brasileira paralímpica de judô, que utilizou seus materiais nas Paralimpíadas Rio 2016, entre outras competições. Agora, como representante oficial da Yawara Japan na América do Sul, é o responsável por introduzir a marca no Brasil.
“Este kimono é japonês de origem, criado em 2010 por um verdadeiro mago dos kimonos, que tem mais de 50 anos de experiência e foi fundador da famosa marca TOYO. Com sede em Kanagawa, a Yawara Japan é sinônimo de tradição e qualidade. Nossa entrada no Brasil atende a uma demanda real dos atletas por kimonos homologados pela IJF com personalização e caimento diferenciados. E apoiar alguém como a Sarah, que tem futuro promissor e raízes no judô, é unir tradição e renovação num só projeto”, afirma Ynamoto.
Segundo ele, a escolha de Sarah como embaixadora foi natural, “pelo desempenho em competições nacionais e internacionais. Não tenho dúvidas de que essa parceria levará o nome da nossa empresa aos lugares mais altos dos pódios.”
Prestígio da marca Yawara Japan
Fundada em 2010 na província de Kanagawa, no Japão, a Yawara Japan tornou-se símbolo de excelência na fabricação de judogis. A marca alia tradição artesanal japonesa com tecnologia de ponta, como o corte tridimensional (Dynamotion Fit) e tecidos de alta performance (70% algodão e 30% poliéster). Seu modelo mais conhecido, o Yoroi Gi, é homologado pela Federação Internacional de Judô (IJF) e considerado por atletas e especialistas como o “Rolls-Royce dos kimonos”.
Por que é importante ter uma marca como a Yawara no Brasil
A chegada da Yawara Japan representa um salto de qualidade para o judô nacional. Além de fortalecer os laços históricos entre Brasil e Japão, berço da modalidade, demonstra confiança no potencial da nova geração de atletas.
Para Moacir Mendes, a iniciativa também abre oportunidades de parcerias com academias, federações e clubes, elevando o padrão técnico e inspirando novos talentos.
“Ter uma marca desse nível operando no Brasil é um divisor de águas. Com produtos de padrão internacional e atendimento personalizado, estamos elevando o patamar do judô brasileiro”, destaca.
Sobre Sarah Mendes
Com apenas 16 anos, Sarah Mendes, atleta do Grêmio Náutico União, já é uma das grandes promessas do judô brasileiro. Soma conquistas em campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para sua dedicação e disciplina. Influenciada pelo pai, técnico e mentor Moacir Mendes, ela agora inicia uma nova etapa em sua carreira com visibilidade internacional.
Canoas no mapa mundial do judô
A escolha de uma judoca de Canoas como embaixadora de uma marca japonesa de prestígio internacional é motivo de orgulho para o município e para o país. É também um símbolo da força esportiva do Rio Grande do Sul, que revela talentos como Sarah, capazes de elevar o nome do Brasil nos tatames do mundo
Esporte
Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira

O Parque Capão do Corvo, em Canoas, será palco, na sexta-feira, 1º, do Eco Atleta, evento esportivo com foco em sustentabilidade e solidariedade. A atividade reunirá mais de 250 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução, e é promovida pela Demà Aprendiz – tecnologia social da Renapsi – em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente.
Com início previsto para as 8h30min, a programação contará com jogos de vôlei, futsal, skate, kickingball, oficinas com materiais recicláveis, trilha ecológica para coleta de resíduos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência visual. Os participantes também poderão visitar o Mini Zoo, que terá uma exposição fotográfica sobre o descarte correto de resíduos e seus impactos no meio ambiente.
Para participar das atividades esportivas, os jovens deverão doar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro ou metal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais do município que atuam na reconstrução de Canoas após as enchentes de 2024.
Segundo a organização, o objetivo do evento é promover práticas esportivas, consciência ambiental e ações solidárias entre os jovens aprendizes.
O programa Partiu Futuro Reconstrução atende adolescentes e jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles atingidos pelas enchentes. Por meio da Demà Aprendiz, os participantes recebem capacitação teórica e prática para inserção no mercado de trabalho, atuando como aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esporte
Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Canoas sediou, no sábado, 26, e domingo, 27, a Copa Integração de Futsal. Organizado pela Federação Gaúcha de Futsal, o torneio reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino. Ao final do torneio, um jogo festivo colocou frente a frente a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters.
Na categoria Feminino, a equipe campeã foi a FacSogipa, de Porto Alegre, e Imigrantes, de Bento Gonçalves, foi o time vice-campeão. No Masculino, o time vencedor foi o combinado Los Bravos / Alaf, de Triunfo e Lajeado, e os canoenses do 7 de Outubro foram os vice-campeões.
O presidente da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, aprovou a organização e o andamento do torneio em Canoas.
“Esta foi a primeira de muitas competições deste tipo que vamos fazer”, disse o presidente. “A Copa Integração de Futsal foi importante para as pessoas conhecerem cada vez mais a nossa cidade e ver que Canoas é referência em esporte e tem muito para crescer”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.
Após o final da Copa Integração de Futsal foi realizado um jogo festivo entre a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters. A seleção gaúcha contou com a participação de atletas de destaque no esporte, como Jorginho, eleito melhor jogador do mundo em 1992, e Índio.
“Fiquei muito feliz com o convite”, disse Jorginho. “Foi muito legal poder mostrar um pouco da nossa história.” O selecionado canoense para a partida festiva foi formado por secretários municipais, vereadores e servidores municipais. O jogo terminou com vitória da seleção gaúcha por 2 a 0 sobre os canoenses.
- Serviços1 semana atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira
- Política1 semana atrás
O que acontece com o vereador Ezequiel (PL) após parecer favorável em processo de cassação
- Política1 semana atrás
CICS Canoas lança Nota Pública em que se diz preocupada com possível cassação de vereador
- Oportunidade1 semana atrás
PROCERGS prorroga inscrições para Concurso Público com salário de até R$ 13.646,00
- Geral1 semana atrás
DetranRS realiza dois leilões virtuais com a oferta de 969 veículos
- Esporte1 semana atrás
Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira
- Educação1 semana atrás
IFRS – Campus Canoas chama mais inscritos nos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras para matrículas
- Educação7 dias atrás
Abertas 370 novas vagas de creche para crianças de até 3 anos em Canoas