Esporte
Perseguição e atos racistas contra jogador Vini Jr. ultrapassam todos os limites aceitáveis, dentro e fora do futebol

“Vou até o fim contra os racistas”, foi o que disse Vinicius Junior, jogador brasileiro que atualmente atua pelo Real Madrid, na Espanha, e que vem sendo vítima constante de atos racistas nos estádios.
No último domingo, Vini Jr mais uma vez foi chamado de “macaco” por parte da torcida do Valencia, o que culminou na paralisação da partida por quase dez minutos.
Nervoso, o atacante se envolveu em uma confusão com outros jogadores e foi expulso. Após a partida, o brasileiro se manifestou nas redes sociais ironizando a LaLiga, que tem registrado somente nesta temporada oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior, tendo ainda criado uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.
Real Madrid lança nota
O Real Madrid C.F. agradece pelas inúmeras manifestações de carinho, solidariedade e carinho recebidas de todas as partes do mundo o nosso jogador Vinicius Junior.
Os ataques odiosos e racistas devem ser erradicados de nossa sociedade para sempre e assim se pronunciaram personalidades de todas as esferas da vida e de diferentes instituições nacionais e internacionais após o que aconteceu ontem no estádio Mestalla.
Nosso clube agradece à maior autoridade do futebol mundial, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que disse que as partidas em que esses crimes de ódio são cometidos devem ser interrompidas e suspensas.
Também o nosso agradecimento ao Presidente do Brasil, Lula da Silva, que apela a que sejam tomadas medidas sérias para combater este problema e cuja vítima é, como disse, “um jovem que venceu na vida e que está se tornando um dos melhores futebolistas do mundo”.
Da mesma forma, seus companheiros demonstraram solidariedade e apoio a Vinícius, tanto os do Real Madrid quanto os de outras seleções do mundo. Lendas, jogadores e treinadores, alguns deles tão significativos no panorama internacional como Ronaldo Nazario, Mbappé, Rio Ferdinand, Neymar, Kaká, Jadon Sancho, Lineker, Roberto Carlos ou Casemiro, entre dezenas e dezenas de figuras do futebol mundial.
Os infelizes acontecimentos ocorridos correram o mundo e envergonham o nosso futebol, ao serem refletidos e denunciados nos principais meios de comunicação internacionais. Do Washington Post ou do L’Équipe, para citar apenas alguns exemplos emblemáticos, sublinham fortemente o grave problema do futebol espanhol.
E, finalmente, estamos surpresos com as declarações do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, porque sendo o chefe do futebol espanhol e do estabelecimento de arbitragem, ele permitiu que não fossem tomadas medidas contundentes, de acordo com os protocolos da FIFA, para evitar a situação que foi alcançada. A imagem do nosso futebol está seriamente danificada e deteriorada aos olhos de todo o mundo.
Sua passividade tem contribuído para a impotência e indefesa do nosso jogador Vinicius. Os árbitros, longe de agir com firmeza e aplicar os protocolos regulamentares, optaram na maioria dos casos por se inibir e evitar tomar as decisões que lhes correspondiam. Ainda ontem, o árbitro e os responsáveis pelo VAR fugiram de suas responsabilidades e tomaram decisões injustas com base em imagens incompletas, não vistas na íntegra, tendenciosas e que levaram à expulsão direta do nosso jogador Vinicius Junior.
Infelizmente, o que aconteceu ontem e a gestão que foi feita pelos árbitros e pelo VAR, não percebemos como algo isolado, mas sim como algo que se repetiu em muitas de nossas partidas. A vítima que a sofre nunca poderá ser responsabilizada pelo crime.
Por todas estas razões, estamos muito preocupados que nenhuma ação tenha sido tomada pela Federação Espanhola de Futebol durante todo este tempo, apesar dos óbvios e repetidos sinais de alarme que o nosso clube tem vindo a denunciar.
O Real Madrid espera que, dada a gravidade da situação atual e a imagem que o futebol espanhol está oferecendo ao mundo, ações contundentes e imediatas sejam tomadas por todos aqueles que têm responsabilidades e poderes para combater esses flagelos que são o racismo, a xenofobia e ódio. O nosso clube continuará a trabalhar para que os valores que sustentaram a nossa história continuem a ser um modelo de convivência e exemplaridade.
Postagem de Vini nas redes sociais:
“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.
O que disse o Valencia
Em um comunicado à imprensa, o clube Valencia se disse contra qualquer tipo de insulto e ataque no futebol, se declarando contrário à violência física e verbal nos estádios e lamentou o ocorrido no jogo contra o Real Madrid.
Mas amenizou ao citar o caso como “episódio isolado”.
Esporte
Saiba como assistir a Sandro Dias descer de skate na maior rampa do mundo, montada no Caff

Está tudo pronto para o lendário Sandro Dias, o Mineirinho, descer a maior rampa de skate do mundo, montada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. O Red Bull Building Drop, promovido pela Red Bull com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, está previsto para ocorrer a partir do meio-dia de quinta-feira, 25.
Por medida de segurança, para garantir a rápida remoção em caso de acidentes e para a máxima concentração do atleta, a ação não será aberta ao público. No entanto, será possível acompanhar todos os detalhes por meio de transmissão ao vivo na Red Bull TV e no canal Red Bull Youtube.
Para realização do feito, o Governo do Rio Grande do Sul viabilizou a utilização do prédio e, em contrapartida, a Red Bull entregará duas rampas de skate e realizará a revitalização de duas pistas em cidades que serão escolhidas posteriormente.
Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Esporte
Rio Grande do Sul leva delegação recorde aos Jogos da Juventude em Brasília

Antes mesmo do início das competições, o Rio Grande do Sul já faz história nos Jogos da Juventude 2025. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), leva uma delegação recorde, com 208 atletas, para as disputas que acontecem a partir desta quarta-feira, 10, e se estendem até 26 de setembro. O maior evento esportivo estudantil do Brasil é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A equipe gaúcha recebe suporte financeiro e técnico da SEL, que garante o custeio de passagens aéreas e uniformes, além de organização logística aos atletas-estudantes até 17 anos.
A secretaria também foi responsável por realizar o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que definiu os representantes gaúchos na capital federal. A comitiva é dividida em três turmas, de acordo com o calendário de competição das modalidades.
A delegação histórica levada pela SEL supera a edição passada, realizada em João Pessoa, na Paraíba, na qual participaram 196 atletas gaúchos. Eles se juntarão a atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, somando 4,7 mil competidores distribuídos em 20 modalidades.
O Rio Grande do Sul estará representado em 19 delas – apenas o wrestling (luta corpo a corpo) não terá gaúchos na disputa.
Para o secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, conhecido como o Gaúcho da Geral, o tamanho da delegação gaúcha é motivo de orgulho e confirma os impactos do investimento no esporte.
“Mais do que revelar atletas de alto rendimento, a iniciação esportiva forma cidadãos comprometidos com valores que levam para toda a vida. Os Jogos da Juventude representam um marco no futuro do esporte gaúcho, pois reúnem talento, dedicação e superação. Tenho certeza de que nossa delegação nos dará muito orgulho e mostrará a força da juventude do Rio Grande do Sul”, destaca o titular da pasta.
Grandes nomes do esporte
Disputados desde 2000, os Jogos da Juventude são uma vitrine para os novos talentos esportivos brasileiros. Da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 37% dos atletas participaram dessa competição.
Muitos gaúchos se destacaram e tiveram êxito no esporte, com resultados internacionais relevantes e participação em Jogos Olímpicos, como a judoca tricampeã mundial e três vezes medalhista olímpica, Mayra Aguiar, e o nadador, também medalhista olímpico, Fernando Scheffer.
O esgrimista gaúcho Guilherme Toldo será um dos embaixadores do evento. Toldo se junta a outros nomes de expressão do esporte nacional que terão o mesmo papel em diferentes modalidades:
- Luisa Baptista (triatlo);
- Rosângela Santos (atletismo);
- Bruninho (voleibol);
- Ketleyn Quadros (judô);
- Duda Amorim (handebol);
- Janeth Arcain (basquete);
- Giullia Penalber (Wrestling);
- Agatha Rippel (vôlei de praia);
- Luccas Abreu (tiro com arco);
- Fabiana Silva (badminton).
Novas promessas do esporte gaúcho
Além dos atletas já consagrados, novos talentos gaúchos, que se destacaram nos últimos anos, retornam à competição nesse ano. Os ginastas Caio Fernandes, com cinco medalhas, incluindo três de ouro, e Francine de Oliveira, com seis ao todo, sendo quatro de ouro, foram os grandes nomes da delegação do Estado em 2024.
Francine fala com carinho do apoio que recebeu da SEL: “No ano passado, fomos campeãs e foi muito bom contar com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer. Neste ano, a expectativa é a mesma, pretendo dar o meu melhor e representar o Estado”, lembra.
No total, os atletas gaúchos trouxeram para o Estado 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze.
Organização e estrutura
As competições dos Jogos da Juventude ocorrerão em 16 locais, sendo que o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) será o principal, recebendo, além de nove modalidades, a Cerimônia de Abertura, que ocorre nessa quarta-feira (10/9), às 18h. O local também receberá a estrutura técnica e de suporte aos atletas.
O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Time Brasil no Youtube.
Esporte
DEU CANOAS! Time do Guajuviras é campeão da Taça das Favelas RS 2025

O time masculino do bairro Guajuviras, em Canoas, conquistou a Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025, após empatar em 1 a 1 com o Municipal, de Montenegro, durante o tempo normal da final realizada no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.
O Municipal abriu o placar com Gabrielzinho, mas o Guajuviras buscou o empate no segundo tempo, com Junqueira, em cobrança de pênalti. A vitória veio nos pênaltis: Robinho, Roger e Junqueira converteram as cobranças decisivas para a equipe canoense.
A Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e conta com apoio do governo do RS, por meio do programa Pró-Esporte RS (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer), e do programa RS Seguro (Secretaria de Segurança Pública). O título rendeu ao Guajuviras R$ 10 mil em material esportivo; o vice-campeão Municipal recebeu metade desse valor.
Além da premiação, ambas as equipes garantiram vagas para a Taça das Favelas Brasil, que será disputada em São Paulo em data ainda a ser definida.
Taça das Favelas
A Taça das Favelas é reconhecida como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Idealizada pela CUFA e com produção da InFavela, a competição teve início no Rio de Janeiro em 2012 e conquistou alcance nacional. O torneio visa promover inclusão social, autoestima, integração comunitária e revelar talentos — como o volante Patrick de Paula, revelado pelo campeonato carioca e hoje atuando nos principais centros do futebol brasileiro.
- Educação1 semana atrás
Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada
- Eventos1 semana atrás
Semana Farroupilha: Últimos dias com muitas atividades após semana de grande público; confira programação
- Canoas1 semana atrás
Iniciada a concretagem do muro de contenção no bairro Rio Branco; obra passa de 50%
- Cultura1 semana atrás
Maçons canoenses realizam Sessão Magna Pública durante 31ª Semana Farroupilha de Canoas
- Geral5 dias atrás
Maior veículo solar do mundo faz parada em Canoas e inspira debate sobre sustentabilidade
- Comunidade5 dias atrás
Aluguel Social de Canoas é prorrogado por mais 12 meses no valor de R$ 1.000,00 por mês
- Nova Santa Rita1 semana atrás
Garantido aval do DNITT para iniciar a licitação de construção da extensão da BR-448 a partir de 2026
- Trânsito5 dias atrás
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel