Conecte-se conosco

header-top







 

05/03/2026
 

Geral

Tribunal de Justiça do RS lança Ouvidoria Itinerante da Mulher em Canoas

Redação

Publicado

em

O Tribunal de Justiça (TJRS) lança na terça-feira, 9, às 14h, no Foro de Canoas, o projeto “Ouvidoria Itinerante da Mulher”. O espaço de escuta para casos de violência contra a mulher passará a atuar também de forma itinerante com atendimento em diversas comarcas do Estado.

Segundo a Ouvidora da Mulher no TJRS, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, além de ser um canal de acolhimento e instrumento da democracia e da cidadania, o objetivo é aprimorar a prestação jurisdicional com a aproximação do Judiciário da comunidade.

Presença de Vani Piovesan

Além da magistrada, estarão presentes no evento o Ouvidor do TJRS, Desembargador Altair de Lemos Júnior, e a Secretária da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Canoas, Vani Piovesan. Após a solenidade, serão atendidas no Salão do Júri pessoas interessadas em relatar situações envolvendo a temática.

Depois da implantação da Ouvidoria do CNJ, a Ouvidoria da Mulher do TJRS é o primeiro canal de escuta para casos de violência doméstica entre todos os tribunais do país, criado em 16 de março de 2022. A cada dia a iniciativa vem se consolidando como espaço de acolhimento para as vítimas.

Em 2022, a maioria dos contatos recebidos pela Ouvidoria ocorreu por telefone e sobre diferentes questões relativas à violência de gênero, entre elas pedidos de informações sobre Medidas Protetivas de Urgência (MPU’s), o andamento de processos em tramitação nas varas da violência doméstica, além de questionamentos sobre procedimentos das atividades jurisdicionais.

Ouvidoria da Mulher do TJRS:

E-mail: ouvidoriamulher@tjrs.jusbr
Fone: (51) 3210-6180
Localização: 2º andar da sala 204 do TJRS
Mais informações no link: https://www.tjrs.jus.br/novo/institucional/transparencia/ouvidoria/

Policial

Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais durante Operação Mulher Segura na Região Metropolitana do RS

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil participou, na quarta-feira, 4, da Operação Mulher Segura 2026, uma ação voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa foi conduzida pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, ligada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.

Durante a operação, foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão de armas de fogo e de prisão de suspeitos de violência doméstica. Também foram verificadas 20 denúncias anônimas.

As ações ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada e Viamão. Até o momento, duas pessoas foram presas.

A operação integra uma mobilização nacional voltada à prevenção e ao combate da violência contra mulheres e meninas. No Rio Grande do Sul, mais de 60 policiais civis do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis e de outros setores da Polícia Civil participaram da ação.

A Polícia Civil reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados por diferentes canais. As denúncias podem ser feitas pelo site da Delegacia Online, pelo e-mail dpgv-dipam@pc.rs.gov.br ou pelo telefone 180, que atende gratuitamente em todo o Brasil.

Continuar a ler

Geral

Curso para afroempreendedores em Canoas abre inscrições até 10 de abril

Redação

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o curso de formação voltado a afroempreendedores em Canoas. A atividade será realizada presencialmente no Sesc Canoas, localizado na Avenida Guilherme Schell, 5340, no Centro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. O curso inicia em 13 de abril e segue até 15 de maio.

A formação será organizada em seis turmas, com horários variados, e contará com conteúdos relacionados ao desenvolvimento de negócios. Entre os temas previstos estão empreendedorismo afrocentrado, uso de redes sociais e presença digital, estratégias de marketing e vendas, gestão financeira e planejamento empresarial.

Também está prevista a realização de atividades práticas e mentoria individual ao longo da capacitação.

O curso é promovido em parceria entre o Sesc e a Prefeitura de Canoas.

Informações sobre inscrições e cronograma estão disponíveis Aqui.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Canoas em parceria com a Agência Moove lança nova marca de governo com slogan “Tá acontecendo, tá avançando”

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas apresentou, na sexta-feira, 27, a nova marca de governo para os próximos dois anos. O lançamento ocorreu no Salão de Atos da Universidade La Salle, com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, do secretário municipal de Comunicação Edson Gandolfi, além de secretários municipais, vereadores e representantes da Agência Moove.

Produzida pela Agência Moove em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a campanha adota o slogan “Tá acontecendo, tá avançando”. A frase passa a ser utilizada em peças publicitárias, conteúdos nas redes sociais, jingle e vídeo institucional, com circulação a partir desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Prefeitura, a elaboração da nova marca levou seis meses e incluiu pesquisas realizadas com moradores do município. Durante o evento, o prefeito Airton Souza afirmou:

“O lançamento da nossa nova marca de governo representa mais do que uma identidade visual, representa uma nova fase, marcada por trabalho, entrega e compromisso com as pessoas. O slogan ‘Tá acontecendo, tá avançando’ traduz exatamente o que a população já começa a sentir nas ruas, nas escolas, na saúde e em cada serviço que estamos qualificando. É a prova de que quando há planejamento, responsabilidade e união, as transformações saem do papel e viram realidade. Estamos construindo uma cidade que olha para frente, que enfrenta desafios e que não para. Canoas está acontecendo. Canoas está avançando”.

O vice-prefeito Rodrigo Busato declarou:

“Essa nova marca simboliza um governo que planeja, trabalha com responsabilidade e transforma compromisso em resultados concretos para melhorar a vida das pessoas”.

O secretário Edson Gandolfi explicou que a proposta busca uma comunicação mais direta com a população.

“A gente pensou muito isso, a gente fez pesquisa com os secretários, ouvimos a população e entendemos como as pessoas enxergavam o governo. Então foi isso que a gente pensou, em fazer uma campanha realmente grande e importante para mudar, para trazer confiança, para reconstruir a confiança da população”.

Segundo a Agência Moove, o conceito foi construído a partir de entrevistas realizadas com moradores. Para Gabriel Fuscaldo, CEO da Moove, o desafio foi transformar a reconstrução em significado,

“Canoas precisava mais do que comunicar entregas. Precisava recuperar os vínculos. O nosso trabalho foi organizar a narrativa da reconstrução, conectando ação e percepção. ‘Tá acontecendo. Tá avançando.’ é a tradução de uma gestão que escolheu agir com verdade. Quando a comunicação nasce do que é real, ela reconstrói confiança.”

Durante a apresentação, também foram citados dados da administração municipal, como a abertura de mais de 12 mil empresas em um ano, mais de 100 obras em andamento, o encaminhamento de mais de 5 mil famílias para moradia e a consolidação do passe livre no transporte coletivo. A gestão também mencionou obras de proteção contra cheias em execução no município, que enfrentou enchentes em 2024.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques