Geral
Defesa Civil alerta para risco de temporal e ventos de 100km/h neste domingo

A Defesa Civil alerta para o risco de temporal neste domingo, 6, em Canoas. De acordo com dados da MetSul Meteorologia, chuva forte e torrencial pode atingir alguns pontos do município, em especial no período da tarde para a noite.
Ainda segundo a meteorologia, as rajadas de vento têm potencial de atingir cerca de 100km/h. Também não está descartada a possibilidade de queda de granizo.
Em caso de emergência, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelo telefone (51) 99322-5764.
Geral
Banrisul lança Banritech Fly 2025 com foco em startups em fase de tração e escala

O Banrisul lançou, na segunda-feira, 28, a terceira edição do Banritech, seu programa de aceleração de startups. Intitulada Banritech Fly 2025, a nova fase do projeto foi apresentada em evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e contou com apoio técnico do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). As inscrições estão abertas até 17 de agosto e são destinadas a startups de todo o Brasil que já operam no mercado ou tenham soluções validadas.
Nesta edição, o foco será em startups em estágio de operação, tração ou escala. O nome “Fly” simboliza essa nova etapa do programa, voltada a negócios prontos para “alçar voo”, ou seja, escalar suas soluções e gerar impacto real no mercado.
Desde a sua criação, o Banritech já acelerou 60 startups, ofereceu mais de mil horas de mentorias especializadas e conectou cerca de 140 empreendedores com o ecossistema de inovação. Segundo o banco, mais de 40% das participantes firmaram negócios com fundos de investimento após o programa.
Desafios estratégicos
As soluções propostas devem estar alinhadas a seis desafios estratégicos definidos a partir de demandas internas do Banrisul, entre eles: Inteligência de Mercado, Agregador Financeiro PJ, Programa de Fidelidade, Garantia Tokenizada, Gestão de Imóveis e Performance Interna. O objetivo é promover a eficiência, melhorar a experiência do cliente, fortalecer a governança e expandir a atuação do banco.
“O nosso propósito é tornar a inovação algo vivo e integrado ao dia a dia do Banrisul. Ao aproximar startups que tragam soluções para os nossos desafios mais prioritários, abrimos espaço para novos modelos de negócio”, afirmou o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
Como funciona o programa
Após o período de inscrições, as startups passarão por uma pré-seleção técnica e, na sequência, apresentarão seus projetos a uma banca avaliadora. As selecionadas participarão de um ciclo de aceleração de três meses (de setembro a novembro), com atividades online e presenciais, mentorias, diagnósticos de maturidade e acesso à infraestrutura do Tecnopuc, em Porto Alegre.
A participação no programa é gratuita e não envolve aporte financeiro nem vínculo societário com o banco. Ao final da aceleração, até dez startups serão convidadas para o Banritech Pitch Day. As três melhores classificadas receberão subsídios para participar de eventos de inovação de destaque, como o Web Summit Brasil e o SXSW, nos Estados Unidos.
Requisitos e expectativas
Para participar, as startups devem ter CNPJ ativo e atender às exigências do Marco Legal das Startups. Os detalhes do edital, incluindo os critérios técnicos, desafios específicos e resultados esperados, estão disponíveis no site oficial do Banritech.
“A intenção é gerar conexões com potencial de aplicação prática, tanto dentro quanto fora do banco, impulsionando o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e dando visibilidade nacional a negócios escaláveis”, concluiu Fernando Lemos.
Geral
Nova Santa Rita premia moradores em campanha da Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Sala do Empreendedor, realizou três sorteios mensais como parte de uma campanha de incentivo ao empreendedorismo local. A ação tem como objetivo estimular a formalização de negócios e valorizar os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento econômico do município.
O primeiro sorteio foi realizado no dia 30 de abril de 2025 e teve como ganhador José Carlos Hoffmann Kessler, que foi premiado com uma coifa de parede Infinity Fischer. O segundo sorteio ocorreu no dia 31 de maio e premiou José Danir Oliveira Nascimento com um kit bebê, composto por carrinho de bebê conforto da marca Cosco, banheira de banho sanfonada, cadeirinha de alimentação da marca Chicco e um umidificador da Fischer Price. Já o terceiro sorteio aconteceu no dia 28 de junho e contemplou Tereza Novaski Nowvacowski, que recebeu como prêmio uma bicicleta ergométrica.
Os sorteios foram realizados com base nos resultados da Loteria Federal, o que garante a transparência do processo. O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da ação como ferramenta de valorização dos empreendedores locais.
“Cada iniciativa que valoriza quem empreende em nossa cidade é um passo importante para fortalecer a economia de Nova Santa Rita. Esses sorteios são um gesto de reconhecimento a quem acredita no nosso município e ajuda a movimentar a economia local”, afirmou o prefeito.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Feijó, enfatizou que a campanha vai além da premiação.
“Queremos incentivar cada vez mais pessoas a se formalizarem, buscarem capacitação e utilizarem os serviços da Sala do Empreendedor. Esses sorteios são uma forma simbólica de agradecer a confiança dos empreendedores e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento econômico da cidade”, disse Feijó.
A Prefeitura informa que novas etapas da campanha estão previstas e convida a população a acompanhar as redes oficiais do município para ficar por dentro dos próximos sorteios e ações promovidas pela Sala do Empreendedor.
Geral
Defesa Civil de Canoas inaugura núcleo de voluntários e realiza simulação de emergência

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática inaugurou o 1º Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Canoas, no bairro Mathias Velho, e realizou uma simulação de emergência na tarde de sábado, 26, em parceria com as secretarias municipais de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Saúde, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, além de voluntários civis.
O exercício simulou a ocorrência de um incêndio durante um baile beneficente no salão da Associação de Moradores local, na Rua 18 de Novembro, e foi realizado para colocar em prática o treinamento dos agentes públicos e voluntários e medir o tempo de resposta das forças de segurança da cidade diante da emergência.
O simulado do sábado contou com 80 voluntários que foram cadastrados pela Defesa Civil de Canoas ao longo dos últimos meses. No total, a Defesa Civil conta com 550 voluntários cadastrados para atuação em caso de necessidade em diversos setores.
O núcleo inaugurado no sábado é o primeiro de uma série de grupos similares que serão formados em Canoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, o próximo núcleo a ser inaugurado será o do bairro Rio Branco, nas próximas semanas.
A ação de sábado simulou os desdobramentos de um incêndio durante uma festa em um salão comunitário e o trabalho de resgate de vítimas, combate às chamas, atendimento médico de emergência e organização da operação. Os voluntários foram divididos em agentes que atuaram no resgate e “vítimas” do incêndio.
O prefeito Airton Souza participou do simulado, agradeceu o trabalho dos voluntários e das forças de segurança e destacou a importância do treinamento para a garantia do socorro mais qualificado da população quando necessário.
“A enchente foi uma tragédia que está nos trazendo grandes lições. No ano passado foi uma confusão e as pessoas não sabiam muito bem o que fazer. Agora estamos preparando as pessoas para esses momentos, que queremos que não aconteçam mais”, disse o prefeito. “Este é um importante trabalho que aproxima a comunidade da Defesa Civil.”
O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, destacou que o simulado foi organizado em duas semanas e também agradeceu a participação de voluntários e forças de segurança. Marcos explicou ainda que o objetivo principal foi medir o tempo de resposta dos diferentes serviços de emergência, além de colocar em prática o treinamento de voluntários e profissionais.
“Havia muita preocupação no bairro Mathias Velho quanto ao tempo de resposta das forças de segurança, mas o simulado mostrou que o trabalho é adequado. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, chegou ao local em 7 minutos.”
A dona de casa Katia Lencina, 62, moradora do bairro Mathias Velho, foi ao local assistir a simulação. Seu filho Leonardo da Silva Lencina, 23, foi um dos voluntários que atuaram no resgate das “vítimas”.
“Só de assistir a simulação, já fui me emocionando. Deu vontade de chorar. Lembrei da Boate Kiss. Esse treinamento é muito importante para as pessoas saberem o que fazer.”
A voluntária Rocheli Gonçalves, 42, moradora do bairro Rio Branco, atuou como “vítima” do incêndio simulado e tirou boas lições do treinamento. “Este projeto é muito importante para a população saber lidar com as pessoas que estão precisando de ajuda.”
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios4 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral4 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços5 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Saúde5 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers
- Esporte6 dias atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Destaques5 dias atrás
Estado inicia repasse de R$ 179,7 milhões para sistemas de proteção contra cheias de Canoas