Conecte-se conosco

header-top






 

05/07/2024
 

Política

EXECUTIVO DE CARA NOVA: Jairo Jorge empossa novo secretariado municipal nesta quinta-feira, 4

Redação

Publicado

em

Foram empossados pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, na tarde de quinta-feira, 4, na Sala Nelson Paim Terra, no Paço Municipal,  o novo secretariado municipal. Dos 27 nomes anunciados, 13 são de mulheres, o que é um marco na gestão do município.

Novas estruturas

Entre as novas estruturas estão a Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, que será responsável por acompanhar e  monitorar o trabalho dos três hospitais da cidade; o Escritório de Gestão, formado unicamente por servidores de carreira e que ficará responsável por acompanhar o andamento das políticas e dos recursos públicos; o Escritório de Resiliência Climática, que reforçará e ampliará o trabalho da Defesa Civil.

Empossados:

  • Escritório de Comunicação: Patrícia Augsten
  • Escritório de Gestão: Superintendente Executiva- Daniele Ilha
  • Escritório de Gestão: Superintendente GEA Conhecimento – Cinara Souza
  • Escritório de Gestão: Superintendente GEA Inovação na Gestão Pública – Rosi Carvalho
  • Escritório de Gestão: Superintendente GEA Desenvolvimento – Flavio Camillis
  • Escritório de Gestão: Superintendente GEA Infraestrutura – André Souza
  • Escritório de Gestão: Superintendente GEA Cidadania – Roberta Westphal
  • Escritório de Participação e Mobilização: Rosani Dutra
  • Escritório de Projetos: Kamila Kaiser
  • Escritório de Resiliência Climática: Aristeu Ismailow
  • Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar: Juceila Dal’Agnol
  • Autoridade de Transparência: Ouvidor Municipal – Luiz Alexandre Markusosns
  • Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social: Maicon Prado
  • Controladoria-Geral do Município: Clarice Lazarin
  • Secretaria Municipal de Cultura: Eliezer Pacheco
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação: Marcos Daniel Ramos
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Bernardo Caron
  • Secretaria Municipal de Obras: Guilherme Molin
  • Secretaria Municipal de Saúde: Felipe Martini
  • Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade: Gilson Wives Azevedo
  • Assessora Superior Gestão: Viviane Schaff
  • Assessor Superior Engenharia: Mauricio Rocha
  • Assessora Superior de Análise Jurídica: Cristina Tietbohl
  • Assessor Superior Coordenador do núcleo de participação: Daniel Cardozo
  • Assessora Superior Coordenadora do núcleo jurídico: Rafaela Figueiredo
  • Assessora Superior Coordenadora do núcleo de comunicação: Viviane Bauer
  • CanoasPrev: Rodrigo Motta

Política

Em Porto Alegre, redes sociais e portal começam atender normas eleitorais a partir desta segunda-feira, 1º

Redação

Publicado

em

Em Porto Alegre, redes sociais e portal começam atender normas eleitorais a partir desta segunda-feira, 1º

O portal institucional e os perfis de redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre começam a atender as regras do calendário eleitoral de 2024 a partir desta segunda-feira, 1° de julho.

Apesar das vedações se iniciarem no dia 7 deste mês, conforme definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Executivo decidiu passar a aplicar a maior parte das normas de forma antecipada, implementando um período de adaptação e transição até o próximo domingo.

“Nossas prioridades, nesse momento, são garantir que a população continue recebendo informações relevantes do poder público municipal e que todos os nossos canais atendam 100% a legislação eleitoral. Construímos um plano específico para o período eleitoral, inclusive com cartilha de normas e boas práticas, e esclarecemos todas as orientações aos profissionais de comunicação da prefeitura”, explica o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates.

Mudanças

Em todas as redes sociais, os perfis institucionais das secretarias, de autarquias e empresas públicas serão desativados até o fim do pleito. As páginas da prefeitura no Facebook, no Linkedin, no Threads e no TikTok também estarão desligadas até o encerramento da eleição.

Novo canal

Ainda assim, a prefeitura não deixará de divulgar para a população informações referentes a serviços, que serão postadas em dois perfis. Um deles no Instagram @prefpoa, que a partir de 7 de julho estará totalmente adaptado à legislação eleitoral e seguirá ativo, sendo o único canal oficial da gestão municipal nessa rede.

Além disso, foi criado o novo perfil @prefpoaservicos no X (antigo Twitter), que reunirá atualizações de serviços de todas as secretarias e órgãos municipais, como Dmae, EPTC e secretarias de Saúde, Educação, Segurança, entre outras.

Site

No portal www.prefeitura.poa.br, haverá atualização diária com notícias de serviços, sempre respeitando as restrições impostas pela legislação eleitoral sobre os tipos de conteúdo permitidos no espaço institucional.

Já o banco de imagens, com fotos publicadas antes do período das eleições, terá de ser desativado até o fim do pleito, para atender as normas do TSE.

 

Continuar a ler

Política

Canoas recebe equipamentos para Coordenadoria da Igualdade Racial

Redação

Publicado

em

Canoas recebe equipamentos para Coordenadoria da Igualdade Racial

Nesta quarta-feira, 26, Canoas recebeu novos equipamentos destinados à Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes. Em uma reunião, o prefeito Jairo Jorge recebeu o termo de doação das mãos de Isadora Bispo dos Santos, diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial. O kit inclui um carro, cinco computadores, uma impressora, uma geladeira, uma televisão e um bebedouro.

Importância dos novos equipamentos

A secretária especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, ressaltou a importância da doação.

“Esse kit chegou no momento certo, pois a nossa cidade está se reconstruindo e isso só fortalece os movimentos para auxiliar as políticas públicas para combater o racismo e a injustiça social.”, afirmou.

Apoio e fortalecimento estrutural

Isadora Bispo dos Santos, do Ministério da Igualdade Racial, afirmou que a doação visa apoiar e reforçar a estrutura dos municípios. “Hoje damos um passo com esses equipamentos, mais um suporte que o Ministério vem trazer”, disse.

Participação de representantes

O evento contou com a presença de representantes de várias áreas, incluindo Igualdade Racial, Quilombolas e Movimento Negro, demonstrando o compromisso coletivo com a promoção da igualdade e a justiça social na cidade.

Continuar a ler

Política

Presidente do Senado diz que decisão sobre descriminalização do porte de maconha é competência do Congresso Nacional

Redação

Publicado

em

Presidente do Senado descriminalização do porte de maconha Congresso Nacional - Foto: Pedro França - Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, discordou da decisão da maioria do Supremo Tribunal Federal de que o porte de maconha para consumo próprio não pode ser considerado crime.

Para ele, o posicionamento do STF invade a competência do Poder Legislativo e até da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que define o que é droga ilícita.

Rodrigo Pacheco avalia que caberá ao Congresso Nacional “corrigir” as lacunas sobre os efeitos práticos da Lei Antidrogas. Ele lembrou que já está na Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2023), que considera crime o porte ou a posse de qualquer quantidade de drogas.

Pacheco entende que a chamada descriminalização só poderia ser estabelecida por meio de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República. Na sua avaliação , o posicionamento do STF invade competência do Legislativo e da própria Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que define o que é droga ilícita.

“Eu acho que a discussão sobre legalização é uma discussão que pode ser feita e eu a respeito. Mas há caminhos próprios para isso. E uma decisão no âmbito de um recurso extraordinário dando a ele repercussão geral acaba gerando um vácuo em uma lacuna jurídica importante no Brasil”.

Rodrigo Pacheco voltou a declarar que o usuário de drogas não pode ser tratado como traficante, mas que deve responder juridicamente pelo ilícito. O presidente do Senado advertiu que a decisão final do Supremo vai suscitar questionamentos sobre os efeitos práticos da Lei Antidrogas. Para ele, caberá ao Congresso Nacional “corrigir” as lacunas do julgamento da corte.

Segundo ele, ‘tudo isso vai ter que ser objeto de um amplo debate de um amadurecimento inclusive com a sociedade’.

“Mas que isso não represente de fato, eu espero, não libera geral em relação à maconha ou a qualquer tipo de droga porque de fato continua a deficiência ainda que se descriminalize conduta de que porta para consumo, é um defeito que nós vamos precisar corrigir em algum momento”, concluiu.

O Senado já aprovou uma proposta de emenda à Constituição que considera crime o porte ou a posse de qualquer quantidade de qualquer droga. A PEC, de autoria de Rodrigo Pacheco, aguarda votação na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm