Geral
TEMA DE DISCUSSÃO: Vereador Leonel Radde propõe investigação de escola pré-militar de Canoas

O vereador de Porto Alegre, Leonel Radde, esteve em Canoas no dia 12 de abril para se reunir com lideranças do município e correligionários a fim de tratar de segurança pública e apresentar o seu Mandato Antifascista, como intitula seu gabinete na capital. Na ocasião, visitou a redação d’O Timoneiro para falar sobre a denúncia que teria feito ao MP para investigar a empresa canoense Centro de Treinamento Pré-Militar.
Radde e sua equipe relembraram uma matéria veiculada no jornal O Timoneiro, na qual Nicholas Reis, proprietário da escola, concedeu entrevista noticiando a abertura do Centro, publicada em nosso semanário no dia 7 de agosto de 2020. Na conversa, ele explica que a proposta da empresa é de atrair crianças e adolescentes para praticar atividades semelhantes ao do escoterismo, com aventuras.
Segundo o Vereador, a conduta da escola, que teve uma aula gravada e vazada na internet por um oficial da reserva do Exército e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, é claramente uma formação de milícia, uma formação paramilitar. “Crianças falando em fuzil, com uma proposta que deveria ser do Exército”, enfatiza Leonel.
Vídeo vazado
O vídeo que Radde se refere foi publicado nas redes sociais no início de abril, e teve seu conteúdo detalhado pelo site Sul21, que traz detalhes de uma das músicas cantadas pelas crianças, que têm de 7 a 17 anos: “Quando eu morrer, quero ir de FAL e de Beretta, pra dar um tiro na cabeça do capeta”.
Ainda de acordo com o texto, o oficial, morador do Igara, ao ver o grupo no Capão do Corvo, teria questionado sobre a atividade ao instrutor, que, segundo ele, deveria ter no máximo 20 anos de idade, e teria ouvido do jovem que “a ação teria sido autorizada pelos pais”.
Para Leonel, os cursos deste tipo requerem uma avaliação, pois induzem ao erro ao dizer que seriam preparatórios para uma carreira militar, o que não condiz, na sua opinião, com a realidade, e ainda destaca que a fiscalização destas escolas tem sido feita por ele há anos, e cobra do poder público quanto ao seu funcionamento, que não requer profissionais como pedagogos, educadores físicos, dentre outros.
Denúncia ao Ministério Público
A matéria do site Sul21 diz que na quarta-feira, 6 de abril, “o Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou nota à imprensa informando que o promotor de Justiça João Paulo Fontoura de Medeiros solicitou à Justiça naquele dia a abertura de investigação a respeito das circunstâncias do vídeo e sobre a possibilidade de descumprimento de decisão judicial por parte do CTPM. Isso ocorre porque uma ação judicial proferida em 1º de outubro de 2018 acatou um pedido feito pelo MP para o encerramento das atividades de uma empresa que, segundo o promotor, teria o mesmo nome por violação de direitos de crianças e adolescentes. A decisão determina que ‘o réu se abstenha de exercer quaisquer atividades dirigidas a crianças ou adolescentes vinculadas ou não ao Grupo CTC Comandos, que consistam na realização de treinamentos de caráter paramilitar ou congênere’”.
O que diz a escola citada
Procurada por nossa reportagem, o Centro de Treinamento Pré-Militar, por meio de seu advogado, Francis Beck, enviou a seguinte nota:
“Ao contrário do referido na nota do Ministério Público, a empresa CTPM não tem qualquer relação com a ação judicial noticiada, eis que nunca foi processada pelo Ministério Público, tampouco descumpriu qualquer decisão judicial. Pelo que se percebe, houve confusão entre as empresas CTPM e Grupo CTC Comandos, que nunca possuíram relação. A empresa já está em contato com o Ministério Público para que todos os esclarecimentos sejam devidamente realizados (Francis Beck e Rafael Ariza – Assessoria Jurídica).”.
Cursos livres
Nossa reportagem entrou em contato com o Conselho Municipal de Educação de Canoas, que esclareceu que os cursos particulares não são examinados pelo Conselho. Também apuramos que este tipo de escola se enquadra nos chamados Cursos Livres, que não têm qualquer fiscalização do MEC.
Geral
CDL Canoas elege diretoria para o biênio 2026/2027

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL Canoas) realizou, na quinta-feira, 11, a Assembleia Geral para a eleição da diretoria que estará à frente da entidade no biênio 2026/2027. O encontro ocorreu às 14h, na sede da instituição.
A eleição contou com chapa única, que foi aprovada pelos associados presentes. A nova gestão assume a partir de 1º de janeiro de 2026 e terá como atribuições a continuidade das ações voltadas ao fortalecimento do comércio local, ao desenvolvimento econômico do município e à representação dos interesses dos empresários de Canoas.
A CDL Canoas reforça seu compromisso com a transparência, a participação dos
associados e a construção de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios.
Mais informações podem ser obtidas junto à CDL Canoas.
Diretoria CDL Canoas – Biênio 2026/2027
Presidente:
Deise Nunes Lopes
Vice-presidentes:
Felipe Franzon
Marcelo Moschetta
Lucas Turk de Almeida
Sandra Ceratti
Tamires Sbruzzi Fetter
Janynne Dornelles Meneghetti
Tesoureiro:
Luiz Fernando Santanna da Silva
Diretores:
Eltamar Salvadori
Bruno Hass
Eduardo Silva da Silva
Leonardo Rebello
José Alberto Manfroi Vargas
Charles da Silva Peixoto
Cristiano Borba
Andressa Barili
Hamudeh Said Baja
Lucas Rapach
Matheus Viezzer
Fabricio Baruffi
Andresa Invernezzi Bassani
Adriana Moraes Rodrigues
Luciano Santos
Rodrigo Miranda
Conselho Fiscal – Titulares:
Antônio Odir Rapach
Márcio Rossoni
Matheus Fernandes dos Santos
Conselho Fiscal – Suplentes:
Juliana Guterres
Helton Marin
Andiara Maciel Bohrer Rodrigues
Geral
Espetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas

Canções compostas ao longo dos anos pela família Fogaça integram o espetáculo gratuito “Isabela Fogaça e a Chegada do Papai Noel – Um Show de Natal”, que chega a Canoas neste domingo, 14, às 19h30min. A apresentação ocorre em um caminhão-palco estacionado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua Tamoio, 3285, no bairro Nossa Senhora das Graças.
O show faz parte de uma turnê iniciada em 28 de novembro e reúne músicas de diferentes ritmos, com letras inspiradas em símbolos e memórias do Natal, como o pinheirinho, o Menino Jesus e lembranças familiares. As composições buscam envolver públicos de todas as idades, destacando o significado da data como um momento de afeto e convivência.
No palco, Isabela Fogaça se apresenta acompanhada por uma banda formada especialmente para o projeto. O repertório estimula a memória afetiva dos adultos e a participação das crianças, em uma proposta musical voltada à celebração do espírito natalino.
“Cantamos os natais da nossa família, com lembranças de pais, avós e encontros que marcaram essa época do ano. O Natal para nós é praticar a capacidade de amar”, afirma a cantora, conhecida também por interpretar a canção “Porto Alegre é Demais”.
O espetáculo conta ainda com a interação do público, conduzida pelo apresentador Felipe Montanari, e com a participação dos músicos Cau Netto, Gian Becker, Fernando Sessé e Brenno di Napoli. A produção inclui estrutura de som, iluminação e telão, sob coordenação geral de Luciana Bitello, da Engenho da Arte.
Com patrocínio máster do Banrisul e patrocínio cultural do Grupo Zaffari, a turnê conta com apoio das prefeituras das cidades por onde passa. Em Canoas, o evento será realizado em palco itinerante montado sobre um caminhão, modelo adotado para ampliar o acesso do público e levar a apresentação a diferentes locais. A proposta foi desenvolvida no ano passado, em ações realizadas em municípios atingidos por enchentes, e segue sendo utilizada em parte do roteiro deste ano.
Mais informações podem ser obtidas em www.engenhodaarte.com, no @isa_fog pelo Instagram ou pelo número 51 99974 0934.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 13 de dezembro, no Loteamento Prata

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 13, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no loteamento Prata. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Hugo Jorge Stallbaum, Lot. Prata (Praça em frente a Igreja Pentecostal Resgate).
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Clima1 semana atrásCiclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Segurança Pública4 dias atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral3 dias atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas
Serviços1 semana atrásFurto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Meio Ambiente7 dias atrásSérie “Cidades Resilientes” mostra como país precisa se preparar para viver em um clima que já mudou

Fazenda5 dias atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Segurança Pública7 dias atrásGuarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Segurança7 dias atrásCanoas abre inscrições até quarta-feira,10, para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas



















































