Canoense é preso em flagrante por maus-tratos aos animais

Foto: Divulgação SEDA

De acordo com informações do Escritório de Comunicação da prefeitura de Canoas, um morador do Bairro Niterói, em Canoas, foi preso em flagrante por maus-tratos aos animais.

Segundo o texto enviado à nossa reportagem, ele era tutor de um cachorro encontrado sem vida por agentes da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA) e da Guarda Municipal de Canoas em uma residência na Rua Flores. No pátio, também foi encontrado um filhote de cachorro e 10 pássaros calopsitas, em condições vulneráveis. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17. O cachorro tinha comida e água suja no pátio, conforme a SEDA.

Esta foi a primeira prisão por maus-tratos de animais feita pela Guarda Municipal de Canoas neste ano.

De acordo com vizinhos que denunciaram o caso, o tutor do animal estava viajando há cerca de sete dias. A SEDA foi chamada para fazer o resgate do cão, mas ele morreu antes que a equipe chegasse. O tutor do cachorro foi preso e levado à Delegacia de Pronto Atendimento, no Bairro Moinhos de Vento.

O crime de maus-tratos pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. A punição ainda pode ser aumentada por causa da morte do cachorro. O homem também deve ficar proibido de ter a guarda de outros animais.

Como ajudar

Em casos de abandono ou maus-tratos de animais, a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo Whatsapp 51 9301-4751. Denúncias também podem ser feitas pelos telefones da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): 0800-510-1234 e da Brigada Militar: 190, ou, ainda, na delegacia online da Polícia Civil: http://bit.ly/3qcnOBK e no Ministério Público: www.mprs.mp.br/atendimento/denuncia/

Saiba mais:
O tempo de vida de um cão pode variar entre 10 e 15 anos. Enquanto ele viver, o tutor tem a responsabilidade de assegurar suas necessidades básicas de sobrevivência e seu bem-estar. Por isso, a SEDA sugere cinco ações para garantir o bem-estar do seu cachorro:

1 – Alimentação: forneça alimento balanceado duas vezes por dia e água limpa e disponível o tempo todo.
2 – Abrigo: é importante que o cachorro tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo. Além disso, é importante manter seu cão dentro do pátio, sem acesso à rua, evitando, assim, brigas por território e atropelamento.
3 – Castração: a esterilização traz benefícios para a saúde do seu cão, além de evitar novas ninhadas e o abandono desses animais.
4 – Cuidados com a higiene e saúde: vacine seu cachorro anualmente para protegê-lo contra doenças graves, principalmente contra a raiva. Escove seu cão, dê banhos com frequência e leve-o ao veterinário no mínimo uma vez ao ano para check-ups e orientação sobre produtos para combater as pulgas, carrapatos e vermes.
5 – Carinho e atenção: seu cachorro precisa passear e brincar para se exercitar física e emocionalmente. Desde filhote, acostume-o a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here