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27/06/2025
 

Cultura

Enredos das escolas de samba destacam cultura nordestina e fazem homenagens a sambistas

Redação

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em

Mangueira 2022 - Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro

Escolas do grupo especial do carnaval carioca prometem desfiles mais alegres e comunicativos em 2023. Sambas-enredo já estão disponíveis nas plataformas digitais.

*Por Daniela Uequed e Douglas Angeli

A tendência de temas políticos e de protesto registrada nos últimos anos nos enredos das escolas de samba do grupo especial parece ter se modificado em 2023, com as agremiações apresentando temas voltados à cultura e homenagens a sambistas. Dois dos principais nomes do gênero serão tema e geram grande expectativa: Arlindo Cruz, no Império Serrano, e Zeca Pagodinho na Grande Rio.

Mangueira – Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro

Sambistas – Campeão da série ouro em 2022, o Império Serrano retorna ao grupo especial com o enredo “Lugares de Arlindo”, homenageando o sambista ligado à escola e autor de grandes sucessos, incluindo “Meu lugar”, que exalta o bairro de Madureira – onde a agremiação, nove vezes campeã do primeiro grupo, foi fundada em 1947. Arlindo Cruz sofreu um AVC hemorrágico em 2017, estando desde então afastado dos palcos. Já a campeã do grupo especial, Grande Rio, levará Zeca Pagodinho para a avenida:  “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!” é o nome do enredo. Zeca tem grande ligação com Xerém, distrito de Duque de Caxias, cidade onde fica a escola. Império e Grande Rio são as duas primeiras escolas do de domingo, 19 de fevereiro, prometendo abrir os desfiles da elite do carnaval carioca com emoções e grande interação com o público.

Beija Flor – Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro

Celebração – Outra homenagem é a da Portela para si mesma: “O azul que vem do infinito” celebra os 100 anos da escola de samba, fundada como cordão carnavalesco de Oswaldo Cruz em 1923. A maior campeã do carnaval carioca vai exaltar seu centenário através da narrativa de personagens marcantes já falecidos: Paulo da Portela, compositor e fundador da escola, Dodô, porta-bandeira do primeiro título em 1935 e que desfilou até 2014, Natal, patrono da agremiação em suas décadas gloriosas, David Correa, compositor de sambas-enredo clássicos como “Macunaíma” (1975) e “Das maravilhas do mar” (1981), e o compositor Monarco, que liderou a Velha Guarda da Portela até sua morte em 2022. Já a Vila Isabel, apostando no carnavalesco Paulo Barros, promete um desfile alegre com o enredo “Nessa festa, eu levo fé!”, trazendo para a avenida as festas motivadas pela religiosidade em diferentes tempos e povos. Com o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho”, o Salgueiro vai falar do pecado e da redenção a partir da obra do carnavalesco Joãozinho 30, que revolucionou os desfiles das escolas de samba na década de 1970 e começou sua carreira na vermelho e branco.

Portela – Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro

Norte e Nordeste – Apostando na experiência de Rosa Magalhães em parceria com o jovem carnavalesco João Vitor Araújo, a Paraíso do Tuiuti apresentará o “Mogangueiro da cara preta”, sobre os búfalos da Ilha de Marajó, mergulhando na cultura marajoara. Aspectos da cultura nordestina estarão presentes na avenida através dos enredos de outras quatro escolas do grupo especial: a Mocidade Independente de Padre Miguel se inspira nos discípulos de Mestre Vitalino, ceramista famoso por criar figuras do cotidiano do sertão, com o tema “Terra de meu céu, estrela de meu chão”. A Bahia terá dois momentos na avenida, um com a Unidos da Tijuca e outro com a Estação Primeira de Mangueira. A Tijuca vai exaltar as belezas naturais, história, tradições e celebrações da Baía de Todos os Santos: “É onda que vai… É onda que vem… Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no samba da minha terra”. Com dois novos carnavalescos, Annik Salmon e Guilherme Estevão, a Mangueira vai desfilar com “As Áfricas que a Bahia canta”, destacando como a herança e identidade africanas foram reconstruídas por meio das expressões carnavalescas na Bahia desde o século XIX.

Tijuca – Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro
Tijuca – Foto: Daniela Uequed / O Timoneiro

História – O Nordeste também estará presente na avenida com a Imperatriz Leopoldinense. Saindo da Mangueira, onde foi campeão em 2016 e 2019, o carnavalesco Leandro Vieira está à frente do carnaval da Imperatriz com “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, para contar as histórias sobre a morte do cangaceiro Lampião a partir da Literatura de Cordel. Outros enredos abordam temáticas históricas, incluindo a Beija-Flor de Nilópolis, vice-campeã em 2022 e única a apostar em um enredo explicitamente político: “Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência”. A escola pretende contar a história da Independência do Brasil e dos últimos 200 anos do ponto de vista da luta dos excluídos.

Diversos personagens históricos africanos e afro-brasileiros se tornaram conhecidos do público a partir dos enredos das escolas de samba. Foi assim com Chica da Silva (Salgueiro em 1963), Tereza de Bengela (Viradouro 1994), Dom Obá (Mangueira 2001) e outros. Nesse sentido a Unidos do Viradouro promete comover o sambódromo com a história de “Rosa Maria Egipcíaca”, que dá nome ao enredo. Trazida da África como escrava no início do século XVIII, Rosa Maria tinha visões místicas e proféticas, experiência que resultou na sua prisão em processo da Inquisição na década de 1760. Esse é um dos melhores sambas-enredo de 2023, sendo que as obras das 12 escolas já estão disponíveis nas plataformas de música desde o final de novembro. Os desfiles do grupo especial ocorrem no domingo e segunda, 19 e 20 de fevereiro.

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Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Redação

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Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

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Cultura

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Redação

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Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
A Turma do Pagode volta ao palco do Clube Tradição, em Canoas, no dia 27 de junho (sexta-feira) prometendo uma noite inesquecível de muito samba, romance e alegria. Os ingressos estão à venda online pelo site Next Ingresso e também na bilheteria do Clube Tradição.
Após lotar a casa em 2023, o grupo retorna com novo show, trazendo os grandes sucessos que marcaram sua trajetória e os mais recentes hits lançados. No repertório, não vão faltar clássicos como “Lancinho”, “Sua Mãe Vai Me Amar”, “Bebe e Vem Me Procurar” e “Deixa em Off”, além de novidades como “Duvido” e outras surpresas.
Com mais de 2 décadas de história, a Turma do Pagode é um dos principais nomes do pagode nacional, atravessando gerações com seu estilo contagiante e letras que falam de amor, da vida e da celebração.
Nas plataformas digitais, o sucesso também é estrondoso: são 10 milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube, além de bilhões de streams em outros canais.
Turma do Pagode em Canoas – RS
27 de junho (sexta-feira)
Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 22h
Show de abertura com Grupo CDP: 0h
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 50,00

Pontos de venda:

  • Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
  • Ponto físico: Clube Tradição
    • Pagamento em dinheiro: sem taxa
    • Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h

Informações

WhatsApp: (51) 98403-1952
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Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

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Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

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