Saúde
Prefeitura lança campanha interna “servidor doador” para estimular doação de sangue

Na quinta-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para marcar a data e incentivar a doação entre os servidores municipais, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), lançou a Campanha Servidor Doador.
O secretário de Planejamento e Gestão, Fabio Cannas, destaca a importância da sensibilização de todos para ajudar a salvar vidas. “A doação de sangue é um gesto simples que ajuda a salvar vidas. Nosso objetivo é estimular o máximo possível de servidores a se integrarem nessa causa. É o início de uma grande corrente de solidariedade para ajudar a manter os estoques do Banco de Sangue de Canoas abastecidos não apenas em datas específicas, mas continuamente”.
As atividades incluíram a organização de um grupo de doadores voluntários para uma grande ação na quinta-feira, 25, no Banco de Sangue de Canoas, localizado no Hospital Universitário (HU).
O que é preciso para ser um doador
- Estar em boas condições de saúde
- Ter idade entre 16 e 67 anos (entre 16 e 18 anos precisa autorização do responsável legal)
- Pesar, no mínimo, 50 kg
- Estar descansado e alimentado
- Apresentar documento oficial com foto
Você sabia?
O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas é responsável por abastecer os quatro hospitais da cidade. Juntos, HU, Hospital de Pronto Socorro (HPSC), Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e Hospital de Aeronáutica (HACO) demandam cerca de 50 bolsas de sangue ao dia.
Lembre-se: a chance de salvar vidas está em seu sangue. A doação é um ato simples, rápido e seguro. Junte-se a essa causa!
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte1 semana atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Saúde7 dias atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Animais1 semana atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Geral7 dias atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade5 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas5 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências























































