Esporte
Atleta se classifica para campeonato em Abu Dhabi, mas aguarda custeio prometido pela Prefeitura

Simone Dutra
Na última terça-feira, 19, estive na academia MH Sports/Aspira BJJ (Av. Dr. Severo da Silva, 1123 – Estância Velha, Canoas), para encontrar Alanis Macedo dos Santos, a jovem atleta de Jiu-Jítsu, de 14 anos, que impressiona não apenas pelos títulos, mas pela maturidade.
Séria e comprometida com a entrevista, vestiu o quimono e mostrou por que é conhecida como Tourinho. Pacientemente, ela me mostrou acrobacias e alguns golpes da arte marcial, além de parte de sua coleção de medalhas e cinturões conquistados em poucos anos de vida no esporte.
Trajetória e objetivos
Alanis relatou que logo um mês após se mudar de Nova Santa Rita para Canoas, com apenas nove anos de idade, avistou uma academia e logo quis conhecer. “Em um mês de treino eu já queria ir competir com os meninos, mas não consegui. Dois meses após eu fui e não parei mais”. Determinada, ela conta que segue uma rotina de atleta, acordando às 5:30 da manhã para treinar. Pulou de faixa, venceu campeonatos municipais, gaúcho, estadual, internacional e impressiona até quem ela admirava. Mas quando questionada sobre sonhos, é taxativa: “Sonho é algo que você sonha e fica lá esperando. Eu prefiro tratar como objetivo, porque assim eu vou vencendo um a um e indo mais longe”.
Viagem para Emirados Árabes
Falando em ir longe, dentre tantas vitórias, umas delas lhe coloca na lista das competidoras do próximo campeonato da modalidade, que, segundo a mãe Nádia, é o mais importante do ano, e que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nádia revelou à nossa reportagem que através de uma conversa com o prefeito Jairo, em um evento do Canoas na Rua, foi prometido o custeio para a viagem (de cerca de R$ 15 mil – para passagem de mãe e filha, mais testes de Covid, hospedagem e alimentação). Mas, após cerca de 40 dias, a informação que veio da Secretaria de Esporte do município era de que ela comprasse as passagens e depois receberia um ressarcimento, o que não é viável para a família. “Sou empregada doméstica e o pai auxiliar de mecânico, não temos como comprar, e resta pouco menos de três semanas para resolvermos este problema. Precisamos de uma solução urgente”.
Títulos conquistados
- Bicampeã Sul Americano
- Bicampeã Sul brasileiro
- Bicampeã Seletiva de Abu Dhabi
- Bicampeã ECJJ Open
- Bicampeã gaúcha Kids
- Tricampeã gpjiujitsu
- Campeã internacional
- Campeã Tramandaí Summer
- Vice-campeã mundial
- Vice-campeã brasileiro
- Top Ranking :
- 3x FJJ-RS (RS)
- 3x FSJJ-RS (RS)
- 2x Pro Sports (RS)
- 1x FJJ-RIO (RJ)
Segue essa fera lá nas redes sociais, e se puder, ajude!
Instagram: @alanistourinho
Esporte
Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.
A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.
“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.
“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.
Esporte
Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.
Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.
A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.
Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.
“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.
Prefeito Airton Souza destacou:
“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.
Esporte
Inscrições para a pedalada Natal em Movimento começam nesta quarta-feira, 3, em Canoas

A Prefeitura de Canoas inicia, nesta quarta-feira, 3, às 13h, as inscrições para o “Natal em Movimento”, atividade que promove uma pedalada temática de aproximadamente 10 quilômetros pelas ruas da cidade. O evento está marcado para o dia 11 de dezembro, às 19h.
De acordo com a organização, os primeiros 200 inscritos terão direito a um kit especial, composto por gorro natalino e identificação de participante. A retirada do material ocorre previamente ao início do trajeto.
Ao final do percurso, todos os ciclistas receberão medalha de participação. A programação também prevê a presença de food trucks e feira temática, compondo a ambientação natalina ao longo da noite.
link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvLPLz4vRzH4EZLK51ByE0RNCcCchEm_3MyV_YH3I7Nfq-XA/viewform

Clima1 semana atrásCiclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Segurança Pública4 dias atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral3 dias atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas
Serviços1 semana atrásFurto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Meio Ambiente7 dias atrásSérie “Cidades Resilientes” mostra como país precisa se preparar para viver em um clima que já mudou

Fazenda5 dias atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Segurança Pública1 semana atrásGuarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Segurança1 semana atrásCanoas abre inscrições até quarta-feira,10, para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas



















































