Conecte-se conosco

header-top







 

15/09/2025
 

Esporte

Atleta se classifica para campeonato em Abu Dhabi, mas aguarda custeio prometido pela Prefeitura

Redação

Publicado

em


Simone Dutra

Na última terça-feira, 19, estive na academia MH Sports/Aspira BJJ (Av. Dr. Severo da Silva, 1123 – Estância Velha, Canoas), para encontrar Alanis Macedo dos Santos, a jovem atleta de Jiu-Jítsu, de 14 anos, que impressiona não apenas pelos títulos, mas pela maturidade.

Séria e comprometida com a entrevista, vestiu o quimono e mostrou por que é conhecida como Tourinho. Pacientemente, ela me mostrou acrobacias e alguns golpes da arte marcial, além de parte de sua coleção de medalhas e cinturões conquistados em poucos anos de vida no esporte.

Trajetória e objetivos

Alanis relatou que logo um mês após se mudar de Nova Santa Rita para Canoas, com apenas nove anos de idade, avistou uma academia e logo quis conhecer. “Em um mês de treino eu já queria ir competir com os meninos, mas não consegui. Dois meses após eu fui e não parei mais”. Determinada, ela conta que segue uma rotina de atleta, acordando às 5:30 da manhã para treinar. Pulou de faixa, venceu campeonatos municipais, gaúcho, estadual, internacional e impressiona até quem ela admirava. Mas quando questionada sobre sonhos, é taxativa: “Sonho é algo que você sonha e fica lá esperando. Eu prefiro tratar como objetivo, porque assim eu vou vencendo um a um e indo mais longe”.

Viagem para Emirados Árabes

Falando em ir longe, dentre tantas vitórias, umas delas lhe coloca na lista das competidoras do próximo campeonato da modalidade, que, segundo a mãe Nádia, é o mais importante do ano, e que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nádia revelou à nossa reportagem que através de uma conversa com o prefeito Jairo, em um evento do Canoas na Rua, foi prometido o custeio para a viagem (de cerca de R$ 15 mil – para passagem de mãe e filha, mais testes de Covid, hospedagem e alimentação). Mas, após cerca de 40 dias, a informação que veio da Secretaria de Esporte do município era de que ela comprasse as passagens e depois receberia um ressarcimento, o que não é viável para a família. “Sou empregada doméstica e o pai auxiliar de mecânico, não temos como comprar, e resta pouco menos de três semanas para resolvermos este problema. Precisamos de uma solução urgente”.

Títulos conquistados

  • Bicampeã Sul Americano
  • Bicampeã Sul brasileiro
  • Bicampeã Seletiva de Abu Dhabi
  • Bicampeã ECJJ Open
  • Bicampeã gaúcha Kids
  • Tricampeã gpjiujitsu
  • Campeã internacional
  • Campeã Tramandaí Summer
  • Vice-campeã mundial
  • Vice-campeã brasileiro
  • Top Ranking :
  • 3x  FJJ-RS (RS)
  • 3x  FSJJ-RS (RS)
  • 2x Pro Sports (RS)
  • 1x FJJ-RIO (RJ)

Segue essa fera lá nas redes sociais, e se puder, ajude!
Instagram: @alanistourinho

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Rio Grande do Sul leva delegação recorde aos Jogos da Juventude em Brasília

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul leva delegação recorde aos Jogos da Juventude em Brasília

Antes mesmo do início das competições, o Rio Grande do Sul já faz história nos Jogos da Juventude 2025. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), leva uma delegação recorde, com 208 atletas, para as disputas que acontecem a partir desta quarta-feira, 10, e se estendem até 26 de setembro. O maior evento esportivo estudantil do Brasil é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A equipe gaúcha recebe suporte financeiro e técnico da SEL, que garante o custeio de passagens aéreas e uniformes, além de organização logística aos atletas-estudantes até 17 anos.

A secretaria também foi responsável por realizar o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que definiu os representantes gaúchos na capital federal. A comitiva é dividida em três turmas, de acordo com o calendário de competição das modalidades.

A delegação histórica levada pela SEL supera a edição passada, realizada em João Pessoa, na Paraíba, na qual participaram 196 atletas gaúchos. Eles se juntarão a atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, somando 4,7 mil competidores distribuídos em 20 modalidades.

O Rio Grande do Sul estará representado em 19 delas – apenas o wrestling (luta corpo a corpo) não terá gaúchos na disputa.

Para o secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, conhecido como o Gaúcho da Geral, o tamanho da delegação gaúcha é motivo de orgulho e confirma os impactos do investimento no esporte.

“Mais do que revelar atletas de alto rendimento, a iniciação esportiva forma cidadãos comprometidos com valores que levam para toda a vida. Os Jogos da Juventude representam um marco no futuro do esporte gaúcho, pois reúnem talento, dedicação e superação. Tenho certeza de que nossa delegação nos dará muito orgulho e mostrará a força da juventude do Rio Grande do Sul”, destaca o titular da pasta.

Grandes nomes do esporte

Disputados desde 2000, os Jogos da Juventude são uma vitrine para os novos talentos esportivos brasileiros. Da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 37% dos atletas participaram dessa competição.

Muitos gaúchos se destacaram e tiveram êxito no esporte, com resultados internacionais relevantes e participação em Jogos Olímpicos, como a judoca tricampeã mundial e três vezes medalhista olímpica, Mayra Aguiar, e o nadador, também medalhista olímpico, Fernando Scheffer.

O esgrimista gaúcho Guilherme Toldo será um dos embaixadores do evento. Toldo se junta a outros nomes de expressão do esporte nacional que terão o mesmo papel em diferentes modalidades:

  • Luisa Baptista (triatlo);
  • Rosângela Santos (atletismo);
  • Bruninho (voleibol);
  • Ketleyn Quadros (judô);
  • Duda Amorim (handebol);
  • Janeth Arcain (basquete);
  • Giullia Penalber (Wrestling);
  • Agatha Rippel (vôlei de praia);
  • Luccas Abreu (tiro com arco);
  • Fabiana Silva (badminton).

Novas promessas do esporte gaúcho

Além dos atletas já consagrados, novos talentos gaúchos, que se destacaram nos últimos anos, retornam à competição nesse ano. Os ginastas Caio Fernandes, com cinco medalhas, incluindo três de ouro, e Francine de Oliveira, com seis ao todo, sendo quatro de ouro, foram os grandes nomes da delegação do Estado em 2024.

Francine fala com carinho do apoio que recebeu da SEL: “No ano passado, fomos campeãs e foi muito bom contar com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer. Neste ano, a expectativa é a mesma, pretendo dar o meu melhor e representar o Estado”, lembra.

No total, os atletas gaúchos trouxeram para o Estado 42 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze.

Organização e estrutura

As competições dos Jogos da Juventude ocorrerão em 16 locais, sendo que o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) será o principal, recebendo, além de nove modalidades, a Cerimônia de Abertura, que ocorre nessa quarta-feira (10/9), às 18h. O local também receberá a estrutura técnica e de suporte aos atletas.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Time Brasil no Youtube.

Continuar a ler

Esporte

DEU CANOAS! Time do Guajuviras é campeão da Taça das Favelas RS 2025

Redação

Publicado

em

DEU CANOAS! Time do Guajuviras é campeão da Taça das Favelas RS 2025

O time masculino do bairro Guajuviras, em Canoas, conquistou a Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025, após empatar em 1 a 1 com o Municipal, de Montenegro, durante o tempo normal da final realizada no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.

O Municipal abriu o placar com Gabrielzinho, mas o Guajuviras buscou o empate no segundo tempo, com Junqueira, em cobrança de pênalti. A vitória veio nos pênaltis: Robinho, Roger e Junqueira converteram as cobranças decisivas para a equipe canoense.

A Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e conta com apoio do governo do RS, por meio do programa Pró-Esporte RS (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer), e do programa RS Seguro (Secretaria de Segurança Pública). O título rendeu ao Guajuviras R$ 10 mil em material esportivo; o vice-campeão Municipal recebeu metade desse valor.

Além da premiação, ambas as equipes garantiram vagas para a Taça das Favelas Brasil, que será disputada em São Paulo em data ainda a ser definida.

Taça das Favelas

A Taça das Favelas é reconhecida como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Idealizada pela CUFA e com produção da InFavela, a competição teve início no Rio de Janeiro em 2012 e conquistou alcance nacional. O torneio visa promover inclusão social, autoestima, integração comunitária e revelar talentos — como o volante Patrick de Paula, revelado pelo campeonato carioca e hoje atuando nos principais centros do futebol brasileiro.

 

Continuar a ler

Esporte

Com apoio do governo do Estado, atleta irá descer de skate o prédio do Caff

Redação

Publicado

em

Com apoio do governo do Estado, atleta irá descer de skate o prédio do Caff

Símbolo arquitetônico de Porto Alegre, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) será palco de um feito inédito. Em ação promovida pela Red Bull, com apoio do governo do Estado, um skatista multicampeão realizará uma manobra radical, entre os dias 8 e 10 de setembro, no prédio de 85 metros de altura e 21 andares. A iniciativa, chamada Red Bull Building Drop, integra um projeto idealizado pela marca e prevê a descida do atleta do topo do edifício da Ala Norte.

Para isso, está sendo montada uma estrutura que simula uma rampa de skate, com madeiras instaladas em toda a extensão. O sonho dos skatistas do Rio Grande do Sul, que a Red Bull vai realizar com apoio do Estado, não terá custos aos cofres públicos e, como contrapartida, a marca entregará duas rampas de skate em duas cidades do Rio Grande do Sul. A ação irá materializar um sonho que habita o imaginário popular desde a década de 1980, quando o Caff foi inaugurado: o de descer a famosa curva do edifício usando um skate.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) está à frente da iniciativa.

“A pasta está preparando o Caff para essa ação inédita, cuidando da segurança e da valorização desse patrimônio que é símbolo do Estado. Mais do que um prédio, o Caff se transforma em cenário de criatividade e ousadia, mostrando como o espaço público pode ser palco de experiências inovadoras que inspiram gerações”, afirma a titular da SPGG, Danielle Calazans.

Por questões contratuais, não é possível informar o nome do atleta nem quando a ação irá ocorrer. Entre 1º e 10 de setembro, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fará alterações pontuais para minimizar os impactos no trânsito, e o Estado irá garantir a segurança pública no entorno.

Segurança do atleta

A descida ocorrerá sem presença de público por questões de segurança, seguindo padrão de outras ações semelhantes realizadas pela marca. Dessa forma, reduz-se a pressão e, ainda, garante-se que os protocolos de emergência possam ser acionados de forma rápida e sem obstruções logísticas, caso seja necessário. Além disso, o formato permite que a atenção das equipes médica, técnica e de produção esteja voltada exclusivamente ao bem-estar do atleta, evitando distrações e riscos adicionais.

 

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques