Conecte-se conosco

header-top







 

16/10/2025
 

Esporte

Atleta se classifica para campeonato em Abu Dhabi, mas aguarda custeio prometido pela Prefeitura

Redação

Publicado

em


Simone Dutra

Na última terça-feira, 19, estive na academia MH Sports/Aspira BJJ (Av. Dr. Severo da Silva, 1123 – Estância Velha, Canoas), para encontrar Alanis Macedo dos Santos, a jovem atleta de Jiu-Jítsu, de 14 anos, que impressiona não apenas pelos títulos, mas pela maturidade.

Séria e comprometida com a entrevista, vestiu o quimono e mostrou por que é conhecida como Tourinho. Pacientemente, ela me mostrou acrobacias e alguns golpes da arte marcial, além de parte de sua coleção de medalhas e cinturões conquistados em poucos anos de vida no esporte.

Trajetória e objetivos

Alanis relatou que logo um mês após se mudar de Nova Santa Rita para Canoas, com apenas nove anos de idade, avistou uma academia e logo quis conhecer. “Em um mês de treino eu já queria ir competir com os meninos, mas não consegui. Dois meses após eu fui e não parei mais”. Determinada, ela conta que segue uma rotina de atleta, acordando às 5:30 da manhã para treinar. Pulou de faixa, venceu campeonatos municipais, gaúcho, estadual, internacional e impressiona até quem ela admirava. Mas quando questionada sobre sonhos, é taxativa: “Sonho é algo que você sonha e fica lá esperando. Eu prefiro tratar como objetivo, porque assim eu vou vencendo um a um e indo mais longe”.

Viagem para Emirados Árabes

Falando em ir longe, dentre tantas vitórias, umas delas lhe coloca na lista das competidoras do próximo campeonato da modalidade, que, segundo a mãe Nádia, é o mais importante do ano, e que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nádia revelou à nossa reportagem que através de uma conversa com o prefeito Jairo, em um evento do Canoas na Rua, foi prometido o custeio para a viagem (de cerca de R$ 15 mil – para passagem de mãe e filha, mais testes de Covid, hospedagem e alimentação). Mas, após cerca de 40 dias, a informação que veio da Secretaria de Esporte do município era de que ela comprasse as passagens e depois receberia um ressarcimento, o que não é viável para a família. “Sou empregada doméstica e o pai auxiliar de mecânico, não temos como comprar, e resta pouco menos de três semanas para resolvermos este problema. Precisamos de uma solução urgente”.

Títulos conquistados

  • Bicampeã Sul Americano
  • Bicampeã Sul brasileiro
  • Bicampeã Seletiva de Abu Dhabi
  • Bicampeã ECJJ Open
  • Bicampeã gaúcha Kids
  • Tricampeã gpjiujitsu
  • Campeã internacional
  • Campeã Tramandaí Summer
  • Vice-campeã mundial
  • Vice-campeã brasileiro
  • Top Ranking :
  • 3x  FJJ-RS (RS)
  • 3x  FSJJ-RS (RS)
  • 2x Pro Sports (RS)
  • 1x FJJ-RIO (RJ)

Segue essa fera lá nas redes sociais, e se puder, ajude!
Instagram: @alanistourinho

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

Redação

Publicado

em

Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.

Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.

No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Willian Dias Almeida

Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:

  • Manuella Ribeiro Rodrigues

  • Raphaela Vieira Monteiro

  • Ryan Ramires Martins Oliveira

  • Erica Martins

Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.

Superação dentro e fora dos tatames

Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.

O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.

Orgulho e esperança para o futuro

Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.

“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.

Continuar a ler

Esporte

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

Redação

Publicado

em

Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.

Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.

“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.

“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.

Continuar a ler

Esporte

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal - Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.

A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade

“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira

Link para as inscrições

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques