Dia D da Multivacinação para crianças e adolescentes ocorre neste sábado, 16

Foto: Divulgação Prefeitura de Canoas

Um esquema especial em Canoas foi montado para colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Conforme relatou a assessoria de comunicação da Prefeitura, no sábado, 16, acontecerá o Dia D da Multivacinação. Os 27 postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. Serão oferecidas 22 vacinas previstas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Público-alvo

O público-alvo são crianças e adolescentes não vacinados ou com esquema incompleto. Por isso, os pais ou responsáveis devem comparecer a uma unidade básica de saúde para colocar em dia a carteira de vacinação desse público.

A pandemia de Covid-19 fez com que a procura pelas vacinas de rotina caísse, o que aumenta a chance de doenças consideradas erradicadas voltarem a circular, além de possibilitar o crescimento de casos de doenças imunopreveníveis, como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, coqueluche, meningite meningocócica e pneumocócica e hepatites A e B.

A Campanha Nacional de Multivacinação começou em 1º de outubro e segue até o dia 29. O calendário de vacinação prevê, ao todo, 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e oito até os 15 anos (confira abaixo), além de campanhas específicas, como a da gripe e da Covid-19.

Vacinas

Crianças até sete anos: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Varicela.

Dos sete anos a menores de 15 anos: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócia ACWY, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Varicela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here