Saúde
Pequenos heróis do HU recebem visita da Liga da Justiça no Dia da Criança

O Dia das Crianças deste ano foi diferente para as crianças internadas no Hospital Universitário de Canoas (HU). De acordo com informações envidas pela Assessoria de Imprensa do hospital, elas receberam nesta terça-feira, 12, “um reforço especial para driblar as doenças e ficarem boas mais rápido”. Os super-heróis da Liga da Justiça desceram do telhado do hospital, fazendo rapel e surpreenderam as crianças nas janelas dos quartos.
“Será que o Homem-Aranha veio?”
Ao ver pela janela o Super-Homem, o pequeno Rafael, cinco anos, já estava perguntando onde estavam os demais heróis, na expectativa de ver seu preferido, o Homem-Aranha. “Eu estou emocionado. Será que o Homem-Aranha veio?”, dizia o menino aos pulos, contagiando todos em sua volta. Quando o encontro aconteceu, o pequeno era só alegria e euforia. Além de conversar com seus ídolos, fez questão de fazer muitas fotos.
Tayguer Kaua, três anos, estranhou a movimentação, mas logo entrou na brincadeira e arrancou sorrisos dos heróis e da equipe do hospital. Para a mãe, Juliana Martins da Silva, a iniciativa ajuda muito na recuperação, além de trazer alegria para os pequenos. “É muito cansativo para ele ficar em um hospital, e momentos como esse ajudam a esquecer a dor e trazem alegria para todos nós.”

Foto: Laira Souza – HU
A ação
A atividade, organizada pela Comissão de Humanização do HU, que conta com colaboradores de todos os setores do hospital, só foi possível com a dedicação dos voluntários da Ascense Alpinismo e do grupo Lápis de Cor. Além da visita dos heróis, as crianças receberam presentes e participaram de brincadeiras. O dia também teve cardápio especial e brincadeiras promovidas pela equipe do Amigos de Eventos.
Programação segue até 10/11
A programação do Dia das Crianças no HU segue com atividades até o dia 19 de outubro, quando os pacientes da Mental Infanto-juvenil terão uma apresentação exclusiva da cantora Tati Portela. Estão previstas, ainda, visitas do Mosqueteiro, mascote do Grêmio, com entrega de presentes, além de muitas brincadeiras e atividades lúdicas realizadas pelos grupos É Assim, Amigos de Evento, Dr. da Graça e Só Risos.
As comemorações começaram na segunda-feira, 11, com atividades lúdicas e apresentação de dança dos bailarinos do Paula Matte Studio de Dança. Já os bebês da UTI Neonatal participaram de uma sessão de fotos, vestindo capas de super-heroínas e super-heróis.
Saúde
Policlínica 24h de Nova Santa Rita registra segundo parto desde abertura da unidade

A Policlínica 24h de Nova Santa Rita registrou, na noite de segunda-feira, 6, o segundo nascimento realizado na unidade desde o início dos atendimentos. A bebê nasceu de parto normal, com 2,9 quilos.
A mãe, Gabriele Gomes, moradora do município, chegou à Policlínica em trabalho de parto e foi atendida pela equipe da unidade. De acordo com a administração municipal, mãe e filha passam bem.
O primeiro parto na Policlínica ocorreu na madrugada da Quinta-feira Santa, quando nasceu Talia Janaína Prazeres Lima. Na ocasião, a mãe, Maria Eduarda Lima, chegou à unidade em trabalho de parto avançado e o nascimento foi realizado no local.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou o registro do segundo parto na unidade.
“É uma grande alegria saber que mais uma nova santa-ritense veio ao mundo na nossa Policlínica 24h. Quando investimos na qualificação da saúde, investimos também em momentos como este, que representam o início de uma nova vida. O segundo parto realizado na unidade confirma o preparo da nossa equipe e demonstra que estamos construindo uma saúde cada vez mais eficiente, acolhedora e humanizada para a nossa população.”
A Policlínica 24h atende casos de urgência e emergência em Nova Santa Rita. Com o registro de dois partos desde o início das atividades, a unidade também passou a realizar atendimentos a gestantes que chegam em trabalho de parto.
Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças recebe emenda parlamentar da deputada Luciana Genro para exames de mamografia

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, recebeu uma emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Conforme o mandato da parlamentar, o recurso será utilizado integralmente no custeio de exames de mamografia, com o objetivo de ampliar a oferta do exame na instituição.
A mamografia é um dos principais exames utilizados na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo identificar alterações antes do surgimento de sintomas e aumentando as possibilidades de tratamento quando a doença é detectada nas fases iniciais.
Segundo o gabinete da deputada, o repasse integra um pacote de R$ 300 mil em emendas destinadas à área da saúde em Canoas. Além do Hospital Nossa Senhora das Graças, os recursos também foram direcionados para a aquisição de equipamentos médicos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho e para ações voltadas à saúde da população LGBTQIAPN+ no município.
Ainda conforme o mandato, durante a catástrofe climática de 2024, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu uma emenda parlamentar de R$ 150 mil destinada à compra de camas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o gabinete, a instituição foi utilizada como unidade de retaguarda para atendimentos durante o período das enchentes.
O mandato também informou que a deputada atuou junto à Secretaria Estadual da Saúde após receber relatos de trabalhadores sobre atrasos no pagamento de salários, vale-transporte e depósitos do FGTS no hospital.
Sobre a destinação da nova emenda, Luciana Genro afirmou:
“O ‘Gracinha’, como é conhecido, é um patrimônio do SUS na Região Metropolitana. Garantir recursos para exames preventivos como a mamografia é salvar vidas na ponta, oferecendo dignidade e cuidado especializado para as mulheres antes que o pior aconteça.”
Saúde
Hospital de Clínicas de Porto Alegre reabre Centro Obstétrico para partos de baixo risco e inicia retomada da UTI Neonatal após surto bacteriano

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) retomou, a partir das 14h de quinta-feira, 2, os atendimentos no Centro Obstétrico voltado a partos de baixo risco. A unidade estava fechada desde a última sexta-feira, 26, após a identificação de uma bactéria no local.
De forma gradual, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal também iniciou o processo de reabertura.
Segundo o hospital, não houve novos registros de infecção. Ao todo, nove pacientes foram diagnosticados com a bactéria Serratia spp., dos quais sete permanecem em estado clínico estável e seguem em isolamento.
Desde o início do surto, duas mortes foram registradas na UTI neonatal. Ainda assim, a instituição informa que a relação entre os óbitos e a bactéria segue em investigação. Os bebês eram prematuros extremos, com 23 e 27 semanas de gestação, e já se encontravam em estado crítico antes da detecção do microrganismo, conforme nota divulgada pelo hospital.
As atividades haviam sido suspensas como medida preventiva, com o objetivo de conter a disseminação, realizar higienização das áreas afetadas e reforçar os protocolos de segurança. De acordo com o HCPA, o surto já é considerado controlado.
A reabertura do Centro Obstétrico para casos de alto risco deve ser reavaliada até a tarde desta sexta-feira, 3.
Entenda a bactéria Serratia spp.
A Serratia spp. pertence ao grupo das enterobactérias, microrganismos presentes com frequência no trato intestinal de humanos e animais, além de serem encontrados no solo e em ambientes úmidos. A espécie mais comum é a Serratia marcescens.
De acordo com o infectologista Eduardo Sprinz, do próprio Hospital de Clínicas, essas bactérias geralmente não representam risco em pessoas saudáveis, mas podem causar infecções em pacientes mais vulneráveis, especialmente recém-nascidos e indivíduos com imunidade comprometida.
Ele explica que a gravidade depende do estado clínico do paciente.
“Quanto mais grave e comprometido imunologicamente o paciente, pior tende a ser o prognóstico. Por isso, trata-se de um microrganismo com comportamento oportunista”, afirma Sprinz, também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em ambiente hospitalar, a transmissão pode ocorrer por contato indireto, principalmente quando há falhas nos protocolos de higiene e controle de infecção.

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS cria força-tarefa para atender regiões das Missões, Noroeste e Norte com previsão de temporais

Emprego1 semana atrásCanoas recebe ação com oportunidades de emprego no bairro Rio Branco nesta quarta-feira

Geral5 dias atrásEleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3
Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil de Porto Alegre emite alerta preventivo para risco de elevação do nível do Guaíba até domingo

Emprego6 dias atrásCanoas prorroga inscrições para processo seletivo de estagiários até 15 de julho

Geral6 dias atrásMostra Curta FECIC exibe 17 curtas de estudantes de Canoas em programação gratuita no Sesc
Fazenda1 semana atrásPrazo para pagar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta terça-feira, 30
Clima1 semana atrásInmet emite alertas de tempestades, chuvas intensas e geada para RS, SC e PR



















































