Conecte-se conosco

header-top







 

05/09/2025
 

Geral

Art&Dança lança videodança Stalos de Mim no dia 1º de julho

Redação

Publicado

em

Dando sequência às ações culturais do seu novo projeto, o grupo canoense Art&Dança lança na próxima quinta-feira, 1º/07, o videodança Stalos de Mim. A produção audiovisual convida ao autoconhecimento por meio das sensações corpóreas expressas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (diretora da Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e do traçado da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).

A estreia do videodança será marcada por uma live, às 20 horas, no canal do YouTube da Art&Dança. Durante o bate-papo online, a equipe do Stalos de Mim contará sobre o processo de criação do projeto, dirigido pela artista e pesquisadora Fabiana Saikoski. Haverá tradução em libras de Lenon Tarragô (pedagogo, ator, dançarino e drag queen).

Inicialmente, as artistas passaram por um processo de sensibilização, em sessões individuais de consciência corporal conduzidas por Fabiana, com técnicas de respiração, meditação e terapias corporais. “Elas puderam ampliar sua conexão com as emoções em nível de memória celular e energética, acessando sentimentos de opressão, limitação de expressões corporais e superação, explorados em movimentos de expansão e meditações ativas”, explica a idealizadora do projeto.

Na etapa de criação, elas receberam um roteiro semelhante às vivências experimentadas e tiveram autonomia para expressar a sua arte. A captação de imagens por Felipe Paes e as gravações de Adriano Dplay aconteceram em sessões artísticas no Sesc e Yoga Studio Flow, ambos em Canoas, e na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, realizadas nos meses de abril, maio e junho, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. A edição e a pós-produção dos vídeos foram realizadas por Gabriela Policarpo.

O resultado desta produção audiovisual híbrida ficará disponível no canal do YouTube da Art&Dança  e no site www.artdanca.com/stalosdemim. Confira também fotos, vídeos, apresentação da equipe, bastidores e relatos das artistas, entre outros materiais, no Instagram @art.danca.

Workshops e mentorias

A partir de 5/07, acontece ainda a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops sobre técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim no canal do YouTube da Art&Dança:

  • Produção cultural – reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais para produtores e artistas independentes, com Fabiana Saikoski. Aborda desde a concepção, pré-produção, produção e pós-produção até possíveis desdobramentos.
  • Experimentação em dança – proposta de dança híbrida com base nas movimentações de Hip Hop e de Dança Contemporânea, com Carini Pereira. Tutorial de dança para a música “Crazy” (Gnarls Barkley) – Angela Ricci, na qual a coreógrafa faz algumas considerações sobre como cuidar e preparar o corpo para a dança a partir de uma compreensão somática.
  • Axis Syllabus… e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone. Através da compreensão da anatomia geral da coluna vertebral e seus principais encaixes, poderemos mergulhar neste oceano de possibilidades mecânicas e sensoriais que formam e expressam a nossa matéria física, para, assim, criarmos questionamentos sobre nossos reflexos mais primitivos e suas consequências.
  • Conceito de vazio na arte – reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia. Partir do nada, da folha em branco para desenhar, coloca o artista em um espaço de desafios e possibilidades. Com essa observação, percorre-se esse conceito dentro do processo criativo. Ao mesmo tempo em que no ocidente o vazio indica o nada, com a contemplação passiva, no oriente encontramos o MA, o vazio como campo ativo e fértil para a criação.

Serão oferecidas também mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski, a partir de 22/07. As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07, com 4 vagas voltadas a novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade).

Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado no dia seguinte via Zoom, às 20 horas. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

O projeto Stalos de Mim é realizado pela Art&Dança através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, e recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

AGENDE-SE

PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALOS DE MIM

1º/07 – Lançamento da videodança Stalos de Mim, com participação da equipe do projeto, às 20h, no canal do YouTube da Art&Dança, com tradução simultânea em libras.

5/07 – Abertura da exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube da Art&Dança.

12 a 19/07 – Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

14/07 – Live tira-dúvidas sobre as mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.

21/07 – Divulgação dos 4 selecionados para mentorias (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca).

22/07 – Primeiro encontro coletivo das mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, via Zoom, às 20h.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher

Redação

Publicado

em

Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher

Na tarde de quarta-feira, 3, a campanha “Fim da linha para a violência contra a mulher” foi lançada pelo Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe, que conta com a participação da Trensurb. O Comitê presta apoio local ao HeForShe, projeto da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas Especializada em Igualdade de Gênero e Empoderamento de Todas Mulheres e Meninas – que tem como finalidade a conscientização e a integração de homens na luta pela equidade de gênero, mobilizando lideranças, universidades, empresas e governos de mais de 190 países. O início da campanha marca a retomada das atividades do Comitê Gaúcho do HeForShe.

As atividades de quarta-feira iniciaram com um encontro entre representantes de diversas entidades integrantes do Comitê, na Estação Mercado, em Porto Alegre, que já conta com peças da nova campanha. De lá, partiram de trem até a Estação Canoas, onde participaram da inauguração do Banco Vermelho, na plataforma de embarque do metrô.

A iniciativa, que já tem peças instaladas nas estações São Leopoldo e Mathias Velho, é um esforço global de luta contra o feminicídio, servindo como símbolo de reflexão e conscientização, além de trazer informações sobre meios de denúncia e acolhimento.

Em seguida, o grupo conheceu um grafite feito pelos artistas Sabrina Brito e Charles Rafael Brito, sob a passarela da estação, com os dizeres “Fim da linha para a violência contra a mulher”, alusivo à campanha.

Por fim, o auditório do Centro Universitário La Salle, também em Canoas, recebeu o ato solene de lançamento da campanha, selando a reativação do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe e o compromisso conjunto das entidades participantes no enfrentamento à violência contra a mulher.

A mesa de honra foi composta por: Edegar Pretto, articulador nacional do HeForShe no Brasil; Thedy Corrêa, coordenador do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe; Silvia Pinheiro de Brum, subdefensora Pública-Geral; Nazur Garcia, diretor-presidente da Trensurb; Renaldo Vieira de Souza, representante de reitoria do Centro Universitário La Salle; Rafael Diogo dos Santos, representante do Museu de Cultura Hip Hop; Adão Pretto Filho, representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Cada componente apresentou reflexões sobre a pauta da igualdade de gênero em seus campos de atuação e destacou as práticas empregadas pelas entidades que representam no combate à violência de gênero, reforçando seu compromisso com a dignidade e as reivindicações das mulheres. Na ocasião, Thedy Corrêa também foi empossado como coordenador do Comitê Gaúcho de Apoio ao HeForShe.

Ao apresentar a campanha, Ricardo Bottega, diretor de criação da agência Moove, relatou que, conforme um alerta da ONU, o lar é um dos lugares mais perigosos para as mulheres. Ele destacou também que o conceito da iniciativa prova-se adequado à dinâmica da Trensurb:

“A conexão com a Trensurb foi muito imediata. A casa da gente também é a saída, a partida e o destino, é de onde saímos para trabalhar e, ao mesmo tempo, voltamos. É o fim da linha e o início da linha também, então se estabelece essa conexão”, refletiu. “E isso nos inspirou muito para criar a nossa campanha. O trem representa o ir e vir de casa para o trabalho, do trabalho para casa e, como eu disse, o lugar perfeito para promovermos essa reflexão em relação à violência doméstica e, principalmente, para chamar para essa ação”, completou.

O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, ressaltou a dedicação da estatal em tratar do tema com seriedade, assim como outras questões sociais que requerem atenção: “Há uma política de Estado na luta contra o feminicídio e a Trensurb está engajada nessa luta. Nós desenvolvemos até agora uma série de ações nesse tema, como um protocolo de ações internas de combate ao racismo, ao assédio moral, ao assédio sexual. Nós nos demos conta que temos que agir com muita força e responsabilidade”, assegurou.

Continuar a ler

Geral

Canoas participa do Programa Desenvolve Município

Redação

Publicado

em

Canoas participa do Programa Desenvolve Município

Canoas participa do Programa Desenvolve Município, que tem o objetivo de oferecer uma capacitação estratégica para apoiar secretários e gestores no fortalecimento do desenvolvimento econômico local e na atração de investimentos.

Em Canoas, a iniciativa será liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, que destaca: “estamos sempre em busca de boas iniciativas para Canoas e esta, do Governo do Estado, é crucial para montarmos o Plano Municipal de Atração de Investimentos, tendo como diretriz estratégica a vocação econômica de Canoas”.

O Programa é do Invest RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Famurs, e foi lançado oficialmente na tarde de quinta-feira, 4, na Expointer, reunindo gestores e lideranças de diversos municípios do Estado.

Continuar a ler

Geral

RS lança selo para reconhecer ações de diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho

Redação

Publicado

em

RS lança selo para reconhecer ações de diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho

O Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero, iniciativa do governo do Estado, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH),  foi lançado nesta quinta-feira, 4. A solenidade foi realizada no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Instituído pelo decreto 57.089/2023, o selo busca reconhecer e valorizar empresas e órgãos públicos que promovem a diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho. Critérios como empregabilidade, assistência médica, psicológica e social, combate à discriminação e incentivo à capacitação serão avaliados para a concessão.

“Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso de abrir portas e criar oportunidades. Valorizar a comunidade LGBTI+ no mercado de trabalho significa reconhecer talentos, estimular a inovação e fortalecer o progresso do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.

“Todas as pessoas devem ter condições dignas de trabalho. E não basta que elas entrem no mercado formal. É preciso garantir condições para que elas permaneçam e possam progredir na carreira”, completou o subsecretário de Direitos Humanos da SJCDH, Miguel Medina.

Durante a cerimônia, os presentes também acompanharam uma palestra sobre a comunidade LGBTI+ e o mundo do trabalho, ministrada pela professora doutora Cátia Gemelli. A apresentação destacou dados de empregabilidade deste público.

Pesquisas apontam que a taxa de desemprego da comunidade é superior à da população geral, 20% frente a 12%. O cenário é ainda mais preocupante em relação às pessoas trans: 90% delas estão em subemprego ou na prostituição. Além disso, a necessidade de instituir políticas e práticas de diversidade organizacional foi abordada.

O diretor de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Luis Fernando Rosa, destacou outras iniciativas em desenvolvimento para fomentar a empregabilidade deste público. “Nós queremos criar um banco de cadastro com currículos de quem está em busca de um emprego para fazer essa interlocução com as empresas detentoras do selo para que as pessoas LGBTI+ consigam de fato uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.

”O Selo Empresa Parceira da Diversidade é um incentivo para a inserção da comunidade LGBT+ no mercado de trabalho, que proporcionará oportunidades maiores de crescimento dentro das empresa que estiver vinculada ao selo. Ganha a empresa e ganha o colaborador, frisou a diretora-adjunta do Departamento de Diversidade e Inclusão, Glória Crystal.

De acordo com a procuradora do Trabalho, Larissa Alfaro, o projeto é resultado da atuação conjunta de órgãos para construir políticas públicas de promoção à inclusão, para que haja uma efetiva vivência da cidadania. “O trabalho é o mínimo para propiciar dignidade e autonomia financeira. Na verdade, é uma garantia de direitos e oportunidades”, ressaltou.

Inscrições

Empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos públicos do Rio Grande do Sul poderão requerer o selo, mediante inscrição e envio de documentos comprobatórios das práticas voltadas à promoção da diversidade sexual e de gênero, além de combate à LGBTI+ fobia no ambiente de trabalho.

As inscrições estarão abertas no período de 11 de setembro a 12 de outubro, por meio do site da STDP. A Comissão de Avaliação e Monitoramento, composta por representantes da STDP, da SJCDH e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTI+, será a responsável pela seleção dos contemplados. O selo terá a validade de um ano.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques