Conecte-se conosco

header-top







 

21/07/2026
 

Política

Ex-prefeito de Canoas, Busato passa a liderar Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios

Redação

Publicado

em

Foi anunciado nesta terça-feira, 9, através das redes sociais, que o ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, irá liderar a Secretaria de Articulação e Apoio ao Municípios, do Governo do Estado.

Convite do governador Eduardo Leite

“Fiquei muito honrado com o convite do governador Eduardo Leite para ser secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Realizar um trabalho voltado às prefeituras sempre fez parte da minha atuação como gestor público. Já atuei como secretário municipal, vereador, deputado federal, secretário estadual e prefeito. Só como deputado federal foram 10 anos fazendo esse trabalho bastante próximo aos municípios, onde beneficiamos mais de 400  cidades com investimentos. Quero, neste momento difícil que os municípios enfrentam por causa da pandemia, contribuir para o desenvolvimento das cidades juntamente com os prefeitos municipais”, declarou Busato.

Vínculo com Canoas

Ranolfo Vieira Júnior, ex-secretário de Segurança de Canoas e também filiado ao PTB, foi eleito vice-governador do Rio Grande do Sul nas eleições estaduais de 2018, tendo assumido, também, a secretaria de Segurança e Administração Penitenciária do Estado.

Em julho de 2017 chegou a ser anunciado como pré-candidato ao governo do estado pelo PTB. Mas, devido a uma aliança feita pelo seu partido com o PSDB, acabou sendo indicado para vice na chapa de Eduardo Leite.

Sobre Luiz Carlos Busato

Bacharel em Arquitetura e pós-graduado em Urbanismo, Busato já foi prefeito de Canoas, deputado federal, secretário estadual de Obras e vereador. Filiado ao PTB, tem diversos cursos de especialização nas áreas de arquitetura e engenharia e será responsável pela transformação da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios em Secretaria de Desenvolvimento Regional, tendo em visto o encaminhamento da absorção das funções da Metroplan pela administração direta e projetos de investimentos em infraestrutura dos municípios que o governo deverá anunciar em 2021.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Canoas entra em recesso parlamentar; gabinetes seguem abertos e sessões retornam em 4 de agosto

Redação

Publicado

em

Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense

A Câmara Municipal de Canoas inicia nesta segunda-feira, 20, o recesso parlamentar, que se estende até 4 de agosto. Durante o período, as sessões ordinárias ficam suspensas, conforme previsto no calendário legislativo.

O funcionamento administrativo da Câmara, no entanto, permanece normal. Os gabinetes dos vereadores seguem abertos para atendimento ao público, assim como os demais setores da Casa Legislativa.

Segundo a resolução que regulamenta o recesso parlamentar, o período é destinado à organização das atividades legislativas. Além da suspensão das sessões, os vereadores podem manter agendas externas, realizar visitas, participar de reuniões e desenvolver atividades relacionadas ao exercício do mandato.

As sessões ordinárias serão retomadas após o fim do recesso.

Continuar a ler

Política

Vereador Eric Douglas anuncia pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026

Redação

Publicado

em

Em nota enviada, o vereador de Canoas Eric Douglas (PL) anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O parlamentar foi o mais votado da história do município, com 6.686 votos nas eleições de 2024.

Segundo a nota, a decisão representa um novo passo na trajetória política do vereador, que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal de Canoas. O texto destaca a atuação de Eric em pautas relacionadas à inclusão, aos serviços públicos e às demandas da população canoense.

A nota também menciona a passagem do vereador pela presidência da Câmara Municipal em 2025, período em que, conforme o comunicado, buscou ampliar o diálogo entre o Legislativo e a comunidade.

No anúncio, Eric Douglas afirmou que pretende levar para a Assembleia Legislativa pautas relacionadas aos municípios gaúchos e à defesa de investimentos e melhorias para a população.

“Recebo essa missão com muita responsabilidade. Quero continuar sendo uma voz firme na defesa das pessoas, buscando mais investimentos, oportunidades e melhorias para Canoas e para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou.

De acordo com a nota, o vereador seguirá exercendo o mandato em Canoas enquanto participa de agendas em diferentes regiões do Estado e realiza encontros com lideranças e moradores para discutir propostas para as eleições de 2026.

Continuar a ler

Política

Frente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Redação

Publicado

em

Representantes de partidos que integram a Frente Ampla da Esquerda em Canoas realizaram uma reunião na tarde de terça-feira, 7, para discutir a organização política em apoio às candidaturas de Juliana Brizola e Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul.

O encontro reuniu integrantes do PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB e PDT e teve como pauta a definição de estratégias de mobilização e a organização das atividades partidárias no município.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a realização de um comício no dia 30 de julho, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo os organizadores, a atividade deverá contar com a presença de Juliana Brizola e reunir lideranças políticas, militantes e apoiadores.

De acordo com a Frente Ampla da Esquerda, novos encontros deverão ocorrer nas próximas semanas para dar continuidade à organização das ações políticas e da campanha eleitoral em Canoas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques