Conecte-se conosco

header-top







 

03/03/2026
 

Geral

Prefeitura lança mapa virtual do povo de terreiro de Canoas

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas lançou o mapa do povo de terreiro, que reúne as casas religiosas afro umbandistas que atuam na cidade. Na funcionalidade, é possível consultar a localização exata de todas as casas, dando mais visibilidade aos praticantes da matriz africana, Umbanda, Quimbanda, Candomblé e outras. O acesso à ferramenta é feito pelo site da Prefeitura.

Para o diretor das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, responsável pela iniciativa, o mapa vai além da novidade. “A medida também serve para enfrentar a intolerância religiosa, facilitando o acesso dos canoenses e dando mais visibilidade aos terreiros de Canoas”, afirma.

O mapa é resultado de uma pesquisa de campo iniciada em 2017, que busca identificar e cadastrar todas as instituições do gênero na cidade. Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Social, Luiz Carlos Pereira Rodrigues, ainda é possível que mais casas religiosas sejam incluídas. “Canoas ainda possui vários terreiros não cadastrados e, com essa ação, temos mais divulgação para novos cadastros”, explica.

Instituições que precisem atualizar um cadastro já existente ou informar possíveis mudanças, devem entrar em contato pelo e-mail diretoria.diversidade@canoas.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3236.1055/3236.1056. Para se cadastrar, a casa religiosa interessada deve acessar o link.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite oficializa, nesta quarta-feira, 4 de março, às 16h, a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A cerimônia será realizada na sede do Comando-Geral da corporação, localizada na Av. Silva Só, 300, bairro Santa Cecília, em Porto Alegre.

O coronel Ricardo Mattei Santos assume o cargo de comandante-geral da instituição. Já o coronel Alexandre Sório Nunes passa a ocupar a função de subcomandante-geral.

O ato contará ainda com a presença do secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.

Continuar a ler

Policial

Homem de 42 anos é preso por violência doméstica no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Homem de 42 anos é preso por violência doméstica no bairro Mathias Velho

Um homem de 42 anos foi preso na manhã do domingo, 1, suspeito de violência doméstica, em Canoas. O fato aconteceu no bairro Mathias Velho. de acordo com informações, agentes da Guarda Municipal, que faziam o patrulhamento pela localidade, foram acionados para atender a ocorrência de um homem que estaria ameaçando a companheira com uma arma de fogo. No endereço, os agentes encontraram o suspeito caído na cozinha da residência com um ferimento na cabeça.

Aos guardas, a mulher revelou que teria se defendido das investidas do companheiro, atingindo ele com uma garrafa de vidro. O homem, segundo a Guarda Municipal, possuía extensa ficha criminal, com passagens policiais por homicídio, tráfico e roubo. Ele foi detido, encaminhado para atendimento médico e, em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro da ocorrência. A suposta arma não foi encontrada com o suspeito.

Continuar a ler

Geral

APAE Canoas e Nova Santa Rita empossam nova diretoria para o triênio 2026 a 2028

Redação

Publicado

em

A Federação das APAEs do Rio Grande do Sul realizou, no dia 26 de fevereiro de 2026, a cerimônia de posse da nova diretoria da APAE Canoas e da filial de APAE Nova Santa Rita. O ato ocorreu na sede da instituição, em Canoas, e foi conduzido pelo presidente da federação, Dr. Marco Antônio Moresco.

A solenidade marca a mudança na condução administrativa da entidade. Após um período de intervenções, a APAE iniciou, em 2023, um processo de reorganização interna, com ajustes na gestão e na prestação de serviços.

O processo começou durante a gestão da então presidente Ana Moraes e teve continuidade com o presidente eleito e empossado, Dr. Tiago Oliveira de Castilhos. De acordo com ele, o período recente foi voltado à reestruturação da instituição e à ampliação da participação de pais e associados nas decisões.

Também foram empossados os diretores e conselheiros eleitos para o triênio 2026 a 2028.

Após a cerimônia, os convidados participaram de um momento de confraternização na sede da entidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques