Saúde
Canoas já tem mapeados mais de 2 mil idosos para vacina contra coronavírus

Em pouco mais de uma semana de trabalho na ação para evitar o crescimento dos casos de coronavírus, mais de 1.200 idosos foram visitados pelas equipes de saúde da Secretaria Municipal da Saúde. A medida também se estende aos asilos ou casas de repouso da cidade, que também farão parte da estratégia, e está mapeando os endereços de idosos que têm doenças que aumentam a gravidade da doença.
Os profissionais fazem um diagnóstico dos pacientes, observando a presença de fatores de risco, como comorbidade e contato contínuo com pessoas que não estão em isolamento. Durante as visitas, os idosos que apresentam sintomas recebem o teste rápido e encaminhamento para a realização de exame de PCR.
Ainda sem previsão de chegada, a vacina contra o coronavírus será o primeiro passo para a erradicação da doença. Por se tratar de um insumo novo e muito disputado no mercado, quando aprovada, a vacina será aplicada inicialmente nos grupos de risco, como idosos que têm doenças que ampliam o risco de complicação do coronavírus. Como essa ação irá mapear todos os canoenses com mais de 60 anos que se enquadram no grupo prioritário, quando a imunização estiver disponível a Secretaria da Saúde já irá saber quem deve ser vacinado. Com isso, o processo de imunização na cidade será acelerado.
Para o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter a medida, além de proteger a vida dos idosos, também servirá para frear um possível aumento do número de infecções, como tem se observado em outros países. “Com essa política, esperamos, além de, é claro, proteger a vida de muitas pessoas, evitar a necessidade de restringir a circulação de pessoas e o fechamento de comércios novamente. Com o controle de casos, testagem em massa e o monitoramento amplo dos grupos de risco, os profissionais de Vigilância Epidemiológica terão condições de tomar iniciativas que protejam a cidade de uma nova onda, seguindo as recomendações dos organismos internacionais de saúde pública” afirma.
Covid-19
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a covid-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
A covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Saúde
Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.
A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.

Policial6 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Serviços3 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Segurança Pública3 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação5 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Habitação4 dias atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Feminicídio5 dias atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul

Fazenda7 dias atrásDetranRS alerta para golpes no pagamento de IPVA e licenciamento por PIX




















































