Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Política

Câmara: Renovação de 40%, segundo negro na história e primeira mulher reeleita

Redação

Publicado

em

Por Graziele Albuquerque

A partir de 1° de janeiro de 2021, a Câmara de Vereadores de Canoas passará a contar com novos nomes nos cargos de parlamentares. No último domingo, 15, em eleição histórica, por conta do número de candidaturas, os canoenses escolheram entre os 491 candidatos, os 21 vereadores que figurarão na casa legislativa entre os anos 2021-2024.

Diversos nomes conhecidos se elegeram, além dos 13 parlamentares que conquistaram a reeleição, mas a Câmara contará com uma renovação de quase 40%, sendo que seis eleitos nunca ocuparam o cargo.

O mais votado

Totalizando 4.203 votos, o vereador Márcio Freitas (PDT) garantiu a reeleição para o terceiro mandato na Câmara de Vereadores de Canoas com status de candidato mais votado da cidade pelas eleições 2020, realizada no último domingo, 15. Segundo o político, o resultado foi reflexo do seu intenso trabalho ao povo canoense. “Ao longo dos últimos quatro anos de mandato, trabalhamos bastante e a nossa votação teve este reconhecimento por todos os serviços realizados”, expressou o parlamentar.

Para Márcio, a prioridade, no próximo mandato é a melhoria na qualidade de vida das pessoas de Canoas. “Quero continuar, fortemente, dando continuidade nos projetos que já estavam sendo realizados, e focar na saúde e educação para os canoenses”.

Ao ser perguntado se pretende concorrer, novamente, ao cargo de deputado estadual na próxima eleição, Márcio disse que sempre procurou novos desafios na sua vida e que a votação expressiva que teve neste pleito, o levará as urnas em 2022.

Primeira mulher reeleita

A parlamentar Maria Eunice (PT), além de ser a única mulher eleita entre as 21 cadeiras da Câmara, entrou para a história do município no último domingo, 15, por ser a primeira vereadora a ser reeleita ao cargo, durante os 81 anos da cidade Canoas.

Segundo Maria, a sensação do feito foi de alegria, pois o mandato dela foi testado e aprovado. “Testado porque teve resultado efetivo em relação aos compromissos firmados junto à população canoense. Tornou-se conhecido e reconhecido pelo resultado das urnas e aprovado politicamente por ser uma representação do Partido dos Trabalhadores”, ressaltou a parlamentar.

Para ela, a sua eleição, em 2016, desafiou outras mulheres a ocuparem o espaço legislativo, e neste ano foi possível ver diversas candidatas fazendo uma boa votação, mas não se elegendo, o que não era esperado por Maria Eunice. “Acreditei que tivéssemos mais mulheres nesta próxima legislatura, porque fui uma incentivadora e mobilizadora para esse processo eleitoral”.

Vereador negro é eleito

Maioria da população e com recorde de candidaturas em 2020, os negros aumentaram sua participação no comando das prefeituras e no número de cadeiras nas câmaras de vereadores, segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Canoas, Pastor Duarte (Republicanos) foi eleito vereador com 2.268 votos. O último, e único, negro que havia sido eleito em Canoas foi Antônio da Rosa em 1986.

Apesar do recorde registrado no Brasil, segundo Sidicley Mancy (Suplente do PDT), o trabalho realizado, por ele e por outros negros, o leva a crer que a questão da representatividade nos espaços de decisão do país precisa ser mais trabalhada. “Somos 54% da população e não alcançamos esses números nas urnas e nem nos lugares de poder”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, questiona e critica atual gestão municipal sobre déficit orçamentário

Redação

Publicado

em

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, Discute Déficit Orçamentário em Sessão da Câmara - Foto: Bruna Ourique

Na Câmara Municipal de Canoas, um grande expediente proposto pelos vereadores debateu as finanças da cidade. O ex-secretário da Fazenda, João Portela, foi convidado a participar do tema do déficit orçamentário, que tem sido amplamente discutido pela atual administração municipal.

Portela detalhou seu histórico de gestão, abrangendo períodos críticos da administração financeira de Canoas. Ele compartilhou insights sobre as várias fases da economia municipal, incluindo os anos de 2007-08, 2019-20, 2021-22 e seu recente retorno em 2023.

Durante a sessão, Portela abordou tópicos como a contabilidade pública, dívida consolidada, e a gestão fiscal e enfatizou a necessidade de transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

‘Desajustes e alertas’

O ex-secretário alertou sobre os desajustes financeiros previstos, resultantes da queda na arrecadação e do aumento das despesas, criticando a gestão atual pela demora em reconhecer e abordar esses problemas.

Ele detalhou como o déficit mensal de Canoas, oscilando entre 30 a 40 milhões, foi mascarado por decisões administrativas que levaram a uma dívida acumulada considerável.

Portela discutiu as estratégias utilizadas para cobrir o déficit, mencionando medidas como receitas extraordinárias e privatizações. Ele projetou um cenário desafiador até novembro de 2024, sublinhando a importância de um planejamento financeiro eficaz para mitigar futuras crises.

Críticas e Perspectivas

O ex-secretário criticou a atual gestão financeira de Canoas por sua abordagem tardia e ineficiente, oferecendo soluções para a crise financeira, que incluem tanto a busca por receitas extraordinárias quanto a redução de despesas.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler

Política

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos

Redação

Publicado

em

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos - Foto: Alisson Moura

A terceira reunião do novo bloco político de Canoas, que conta com a participação de 12 partidos, aconteceu nesta segunda-feira, 18, e as lideranças focaram na formação das nominatas, com objetivo de que que todas as agremiações possam eleger o maior número de vereadoras e vereadores pleito deste ano.

Novo encontro

De acordo com a nota enviada pelo bloco, a partir do próximo encontro, programado para 8 de abril, os partidos irão iniciar a segunda fase, ‘com um cronograma de discussão para a formulação conjunta de um projeto de cidade, que busque o desenvolvimento social e econômico de Canoas’.

Presentes

Estiveram presentes neste terceiro encontro os presidentes do PSD, Celso Pitol; do Republicanos, vereador Pastor Duarte; do PDT, vereador Alexandre Gonçalves; do PT, Vitor Labes; do PV, vereador Cris Moraes; do PC do B, Fábio Leivas; do Podemos, Mauri Grando; do Avante, Mário Cardoso; do Solidariedade, Alexandre Garcia Martins; do Agir, Pastor Éverton Soares, e do PSB, Diego Santa Helena.

Também participaram os vereadores Emilio Neto, Linck, Dr. Laércio, Patricio, Bamberg, Jefferson Otto, Patteta e a Vereadora Maria Eunice. A reunião ainda contou com a ex-vice-prefeita, professora Beth Colombo, e o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, bem como os advogados especializados em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer e Dr. Rafael Morgental, que analisaram as principais inovações na legislação para as eleições de 2024.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm