Sem categoria
NOVO HAMBURGO: Justiça proíbe a veiculação de pesquisas de empresa porto-alegrense
A Justiça Eleitoral proibiu a veiculação de cinco pesquisas eleitorais registradas pela empresa Foca Comunicação e suspendeu todos os trabalhos da empresa relacionados com o pleito de 2020 em Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos. As decisões ocorreram em virtude de irregularidades observadas no processo de elaboração dos questionários aplicados junto aos eleitores.
Entre 16 de outubro e 03 de novembro, ações foram ajuizadas em Porto Alegre (processos 0600980-17.2020.6.21.0158 e 0600986-24.2020.6.21.0158), São Leopoldo (processo 0600376-86.2020.6.21.0051) e Novo Hamburgo (processos 0600398-72.2020.6.21.0172 e 0600619-55.2020.6.21.0172). Em todos os casos, a Justiça Eleitoral decidiu, em caráter liminar e de urgência, proibir que o material se tornasse público.
Em Porto Alegre, a pesquisa chegou a ser publicada por veículos de comunicação, que receberam ordem para que o material fosse retirado do ar. A juíza responsável pela 158ª Zona Eleitoral, Gladis Canelles Piccini, justifica a liminar de suspensão da divulgação pelo fato de que a pesquisa não é esclarecedora, uma vez que não informa ao eleitorado que os percentuais “NÃO SEI” e “BRANCOS/NULOS” são resultados referentes aos questionamentos formulados na aplicação do cenário de 2º turno.
A magistrada afirmou que o resultado da pesquisa registrada pela Foca Comunicação não é coerente com o questionamento feito aos entrevistados. Ela destaca, ainda, que há possibilidade de prejuízo aos eleitores, “que têm o direito de serem adequadamente informados a respeito dos resultados das pesquisas de voto”.
Em São Leopoldo e Novo Hamburgo, consta pergunta sobre a importância de o prefeito de um município estar “alinhado” com o governo federal. Na pesquisa realizada em Porto Alegre, isso não ocorre. Em nenhum questionário aplicado há pergunta relacionada a alinhamento com o governo estadual.
A discrepância do material produzido pela Foca Comunicação causou estranheza à juíza Luciana Beledeli, responsável pela 51ª Zona Eleitoral (São Leopoldo). Em seu despacho, a magistrada afirma que há “indícios de falta de tecnicidade da pesquisa e levanta dúvidas sobre a imparcialidade da mesma, já que é fato notório que candidatos se utilizam da imagem e proximidade com o Presidente da República para angariar votos”.
O “Questionário Novo Hamburgo Zucco 2”
A pesquisa da Foca Comunicação analisando a disputa pela prefeitura de Novo Hamburgo levanta ainda mais suspeitas. Registrada em 25 de outubro, sua publicação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chamou a atenção pela precariedade do material, que não possuía as cartelas costumeiramente utilizadas pelos pesquisadores.
Outro fato curioso foi o nome do documento anexado no site do TSE: “Questionário Novo Hamburgo Zucco 2”. Rodrigo Lorenzoni Zucco, conhecido como “delegado Zucco”, é o candidato a prefeito do partido Republicanos no município do Vale dos Sinos. Em 26 de outubro, a empresa retirou do site do TSE o documento original, o substituindo por um arquivo denominado “Questionário NH”. Foi anexado, então, um documento contendo as cartelas empregadas no questionamento aos eleitores.
Assim como em Porto Alegre e São Leopoldo, em 29 de outubro o juiz Ricardo Carneiro Duarte, responsável pela 172ª Zona Eleitoral (Novo Hamburgo), determinou que a primeira pesquisa realizada para a cidade não fosse tornada pública, impedindo a sua publicação em veículos de comunicação de qualquer natureza ou sites de redes sociais. Em novo despacho, no dia 03 de novembro, Duarte determinou que não seja divulgado um segundo levantamento realizado pela Foca Comunicação e suspendeu todas as pesquisas registradas pela empresa que tenham relação ao pleito de Novo Hamburgo, fixando multa diária para o caso de descumprimento da presente medida.
Sem categoria
Encontrado corpo de mulher que estava desaparecida em Canoas; ex foi preso
Na manhã desta segunda-feira, 4, a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de matar a então companheira a facadas e enterrar seu corpo no jardim de casa em Canoas. A vítima foi identificada como Edilene Silveira Sartori, de 38 anos.
Desaparecimento
De acordo com a Polícia Civil, Edilene estava desaparecida desde sexta-feira, 1º de novembro, e o suspeito, que não teve identidade divulgada, teria ido até a delegacia registrar seu desaparecimento.
Naquele momento, de acordo com a Polícia, os policiais teriam suspeitado do homem, que contou ser a última pessoa a vê-la.
Corpo encontrado na casa do suspeito
Nesta segunda-feira, 4, policiais realizaram buscas na casa do homem, onde localizaram o corpo de Edilene com sinais de facadas no abdômen e pescoço. Ela deixa três filhos, de 8, 13 e 16 anos.
Sem categoria
Distribuição de roupas em Canoas: Veja os dias e os locais durante a semana
A Defesa Civil de Canoas iniciou uma série de ações volantes no último sábado, 27. Na Praça Cônego Lotário Steffens, no bairro Rio Branco, foram doados 5 mil itens para 319 pessoas. A distribuição de roupas e calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade ou atingidas pela enchente de maio ocorre das 9h às 17h.
Atividades da semana
Na segunda-feira, 29, a primeira atividade da semana ocorreu na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Os locais das próximas edições serão anunciados posteriormente.
Próximos locais de distribuição
- Segunda-feira, 29: Praça Dona Mocinha, Niterói (Av. Júlio de Castilhos, 300)
- Terça-feira, 30: Avenida das Antenas, Fátima
- Quarta-feira, 31: Conab, Mato Grande (Rua Santo Antônio, 465)
- Quinta-feira, 1º: Praça do Loteamento Porto Belo, Harmonia
- Sexta-feira, 2: Praça Pio X, Mathias Velho (Av. Rio Grande do Sul, 351)
- Sábado, 3: Praça da Brigada, Guajuviras (Av. Dezessete de Abril, 42)
Sem categoria
Atualização do cronograma de coleta de lixo orgânico em Canoas
A coleta de lixo orgânico em Canoas voltou ao normal após as alterações causadas pela enchente de maio. O serviço ocorre regularmente em todos os bairros, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria de Serviços Urbanos.
Diurno
Segunda, Quarta e Sexta-feira:
– Rio Branco / Elo Perdido
– Central Park / Morart
– Santo Operário / Vila Cerne
– Porto Belo / Natal / Mato Grande
– Mathias Velho / Santo Operário
– Mathias Velho
Terça-feira, Quinta e Sábado:
– Niterói / João de Barro
– Olaria / Jardim Atlântico / Estância Velha
– Estância Velha / Sete de Outubro / Nova Estância
– São João / Planalto / Boqueirão / Olaria
– Guajuviras / Contel
– Ozanan / Guajuviras
– Guajuviras / Residencial dos Jardins
Noturno
Segunda, Quarta e Sexta-feira:
– Centro / Marechal Rondon
– Nossa Senhora das Graças
– Harmonia / Mathias
– Mathias / São Luis
– São José / Parque Universitário / Ulbra
– Fátima
– Cinco Colônias / Vila Cerne
Terça-feira, Quinta e Sábado:
– Centro / Marechal Rondon
– Nossa Senhora das Graças
– Ideal / Cidade Nova / N S Graças
– Niterói / Vila Fernandes
– Niterói
– Bela Vista / Moinhos
– Igara
– Rio Branco / Elo Perdido
– Central Park / Morart
– Santo Operário / Vila Cerne
– Porto Belo / Natal / Mato Grande
– Mathias Velho / Santo Operário
– Mathias Velho
- Coluna2 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna6 dias atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Atingidos pela enchente em Canoas recebem orientação para a compra assistida de imóveis
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios6 dias atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo19 horas atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS