Jorge Uequed: “Há 17 dias do pleito, candidatos precisam organizar suas forças”

Jorge Uequed – Momento Política

Saudades

Momento de dor pela ausência de meu amigo, parceiro e instrutor Tonito. Antônio Canabarro Tróis filho me fez lembrar nesta semana as longas conversas com as quais aprendi nos meus 20 anos. Era estudante de Direito, e ao final da tarde, na casa do mestre e amigo Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, sempre tinha um bate papo agradável e educador, com a presença de pessoas como o Tonito, Fábio Koff e Darci José Amorim. Estas conversas ficaram gravadas em minha mente e me produziram grandes ensinamentos para minhas atividades na política, judiciais e jornalísticas. O Tonito tem uma marca profunda na minha vida, sou muito grato por tudo que aprendi e às longas conversas que tivemos.

Pesquisas

Nesse momento, final de campanha, começam a surgir as pesquisas e enquetes sobre as intenções do povo para o próximo pleito. Já examinei várias e pude constatar em todas o seguinte:

1 – 59% das pessoas declaram que ainda não decidiram se vão votar.

2 – dos que decidiram que vão votar, apenas 15% declaram que já escolheram o seu candidato a prefeito.

3 – apenas 10% falam que já escolheram um (a) candidato (a) a vereador (a).

4 – um percentual grande dos que decidiram que vão votar e que ainda não escolheram os seus candidatos manifestam a intenção de anular o voto ou votar em branco.

Portanto, faltando apenas 17 dias para a eleição, nada está definido e os candidatos e seus seguidores precisam organizar as forças para o novo momento.

É importante salientar que das pessoas que já decidiram que vão votar, que já têm candidatos, 50% delas dizem que ainda podem mudar a sua decisão.

Pergunta

Tenho recebido muitas perguntas, pessoalmente, por telefone, pelo Whatsapp e por e-mail, sobre:

“Como posso saber o passado dos candidatos, se eles estão respondendo processos ou não, se foram condenados pela Justiça ou não?”

Hoje é muito simples, basta o seguinte:

Você acessa a ferramenta do Google, coloca o nome do seu candidato e você terá muitas informações sobre ele, e verá os processos judiciais que ele está sofrendo e o registro dos trabalhos que ele já fez.

É possível consultar os processos eleitorais referentes a candidatos e partidos políticos que irão concorrer nestas eleições no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). É aconselhável pesquisar sobre a parte ou processo no TRE referente à região e na instância de cujas informações se está buscando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here