Despedida a Canabarro Tróis filho: “Ao Mestre com Carinho!”

Despedida a Canabarro Tróis filho

Por Julio Fontes* 

Ao Mestre com Carinho!

Minha relação com o Mestre Antônio Canabarro Filho, o Tonito, se deu muito cedo. Ainda pequeno, ficava brincando com sua filha, Marta Troís (querida Martinha, in memoriam, que regulava de idade comigo) na sala de casa ou mesmo na redação do jornal enquanto meu pai, o Fontes e o “seu” Tonito, fechavam edições de jornais e/ou pensavam projetos em conjunto.

Os dois eram grandes amigos e trabalharam em vários momentos e projetos juntos! Boas lembranças também da família do Mestre, dona Felícia e do Cássio  ( ambos in memoriam) sempre muito queridos comigo.. E dos bate papos com os irmão Trois, seu João e o Chico, sempre falando da cultura e da política canoense.

Mais tarde, já com uns 16 anos de idade,  fui ser “Oficce Boy” do jornal O Timoneiro, e pude conhecer um pouco mais da rotina de uma redação.

O Tonito assim como meu pai, já nasceram jornalistas, e faziam de seus ofícios um modo de vida. E disso fizeram escola!  Jornalismo puro e com idealismo, tentando mudar a vida das pessoas e ajudando significativamente a dar voz a sua comunidade, bem diferente de hoje onde o anunciante tem sempre a razão.

Mais tarde já adulto, tive a honra de fazer parte da AVECOS – Associação de Veículos e Empresas que reuniu vários profissionais da área como Jornalistas, Radialistas, Publicitários, Errepês, fotógrafos, escritores e poetas onde Tonito foi Co-Fundador e  também participei com ele e com outros amigos da imprensa da ACCS Associação Canoense de Comunicação Social, entidade dos jornalistas da cidade. Mestre Tonito também colaborou como articulista durante anos no Jornal da Cidade, veículo da nossa “Fontes Editoria e Comunicações” que circulou de 1989 a 2016.

O corpo físico do Tonito não está mais entre nós, mas seu legado de ensinamentos permanecerá em vários profissionais da imprensa canoense que assim como eu, puderam usufruir da sua inesgotável fonte de saber!

*Jornalista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here