Política
Confira as atividades da semana nas redes sociais dos candidatos a prefeito

Grande parte das campanhas dos candidatos ao cargo de prefeito de Canoas na última semana foi realizada pela internet, como não poderia deixar de ser em tempos de pandemia. Os postulantes ao cargo também usaram as redes sociais para dar maior visibilidade às ações realizadas nas ruas, onde realizaram carreatas e passeatas pela cidade. Confira um breve resumo de como foi:
Busato (PTB) – Queda dos índices de criminalidade
Luiz Carlos Busato, que busca a reeleição, recebeu em seu programa veiculado em vídeo nas redes sociais nesta semana o vice-governador e secretário estadual de segurança Ranolfo Vieira Júnior. Ambos relembraram a aquisição de viaturas, computadores e armamentos além de outros investimentos feitos pela gestão do atual prefeito. Em gráficos, demonstraram queda acentuada na criminalidade nos últimos anos.
Camilo Bórnia (Novo) – Participação em canais de TV e rádio
Durante a semana, Camilo usou suas redes sociais para debater sobre a redução de impostos no município. Em vídeo postado, recebeu o apoio de um deputado federal de sua sigla. Bórnia mostrou que continua percorrendo a cidade conversando com as pessoas sobre seus projetos, e aproveitou para divulgar a sua participação em canais de televisão, como o SBT, e na Rádio Real, de Canoas.
Capitão Nascimento (PSC) – Defesa de redução de despesas
O candidato apresentou propostas em seu canal no Facebook, em que destacou, através de um vídeo, ideias sobre a aplicação de recursos públicos, tendo como base, em suas palavras, uma gestão enxuta. Na mesma plataforma, Nascimento recebeu apoio de aliados e colegas de partido, que defendem os mesmos projetos para reduzir despesas da prefeitura, como número de secretarias, imóveis, insumos e outros.
César Augusto (Republicanos) – Visita e apoio da comunidade evangélica
O candidato divulgou em suas redes a visita ao Instituto Pestalozzi, ao lado de Beth Colombo e demais apoiadores, além da visita de dez pastores, enfatizando o apoio da comunidade evangélica a sua campanha. Em vídeo, falou diretamente das ruas, em caminhada ao lado de voluntários, no qual se disse “um jovem sonhador”. Além disso, recebeu em seu gabinete representantes estaduais do Republicanos, que gravaram um vídeo em seu apoio.
Ernani Daniel (Progressistas) – Luto e homenagem à esposa
Já recuperado da Covid-19, em suas redes sociais desta semana, o candidato postou apenas uma homenagem a sua esposa Nelma, que faleceu na semana passada vitimada pela mesma doença. Centenas de pessoas se manifestaram através de frases comentadas na foto que continha uma oração. Ernani Daniel continua afastado das atividades de campanha.
Jairo Jorge (PSD) – Relembrando início na política
Para se dirigir ao público jovem, Jairo Jorge gravou um vídeo destinado a relembrar o início de sua trajetória política. Na publicação, o candidato ressaltou que foi candidato a prefeito pela primeira vez quando tinha apenas 22 anos de idade. Além disso, outro vídeo de Jairo que teve destaque em suas redes sociais foi aquele em que toda sexta-feira o candidato indica algum filme ou série para que seus eleitores assistam.
Nelsinho Metalúrgico (PT) – Carreata e caminhada pelos bairros
Nelsinho aproveitou para parabenizar em um post o ex-presidente Lula pelos seus 75 anos. O candidato também divulgou fotos de sua carreata e o momento em que assinava a carta compromisso do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS. Ainda, relembrou a construção da BR 448, homenageou os servidores públicos e relatou a caminhada no bairro Fátima junto a demais candidatos do partido para apresentação de propostas.
Pablo Henrique (Psol) – Propostas para a Educação
Pablo compartilhou com seus seguidores uma caminhada no centro da cidade, em que conversou com a população. Nos demais dias, se dedicou a participação em lives, que contaram com a presença de candidatos (as) e vereadores (as) do seu partido. Também, o candidato mostrou suas propostas para a Educação no município, divulgada pelo Sindicato dos Profissionais em Educação de Canoas (Sinprocan).
Simone Sabin (PRTB) – Apresentação do Plano de Governo
Única candidata à Prefeitura de Canoas, Simone relatou nesta semana nas suas plataformas digitais como foi sua caminhada ouvindo eleitores no bairro Guajuviras. Sabin também recebeu diversos elogios e vídeos de apoio em suas redes, quase todos de admiradores do presidente Bolsonaro, com quem Sabin se alinha ideologicamente. Ela também divulgou dez páginas do seu plano de governo.
Política
Presidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB

O presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas Dorneles Feijó (União Brasil), recebeu o Troféu Destaque Nacional, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação ocorreu durante evento nacional realizado em Brasília, reunindo parlamentares de diversas regiões.
O reconhecimento é atribuído pela entidade a lideranças que se destacam em pautas municipalistas e na condução de políticas públicas. Segundo a UVB, a escolha levou em conta a atuação de Eric Douglas na presidência do Legislativo de Canoas, com foco em ações de transparência, modernização administrativa e aproximação com a comunidade.
Ao receber a honraria, o presidente da Câmara afirmou que o prêmio representa o trabalho conjunto da Mesa Diretora, dos vereadores e da equipe técnica da Casa, reiterando compromisso com uma gestão participativa e alinhada às demandas locais.
Concedido anualmente, o Troféu Destaque Nacional se consolidou como uma das principais distinções destinadas ao legislativo municipal, reconhecendo iniciativas consideradas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas nas cidades.
Política
Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)
Política
Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.
A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.
O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.
Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.
Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.
A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.
“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.
Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.
O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Animais7 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Fazenda1 semana atrásIPTU e TCL 2026 pagamento em cota única com desconto vai de 24 de novembro a 5 de janeiro

Canoas1 semana atrásCorsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Animais1 semana atrásCanoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

Habitação6 dias atrásPrefeito assina em Brasília 1,5 mil novas moradias em Canoas

Cultura1 semana atrás13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Obras1 semana atrásGoverno federal acompanha avanço das obras contra enchentes em Canoas

Emprego7 dias atrásCaravana de Empregos será realizada na quarta-feira, 26, no Calçadão de Canoas























































