Conecte-se conosco

header-top







 

02/07/2026
 

Política

Eleições 2020: Saiba o que os candidatos postaram em suas redes

Redação

Publicado

em

Grande parte das campanhas dos candidatos ao cargo de prefeito de Canoas na última semana foi realizada pela internet, como não poderia deixar de ser em tempos de pandemia. Os postulantes ao cargo também usaram as redes sociais para dar maior visibilidade às ações realizadas nas ruas, onde realizaram carreatas e passeatas pela cidade.

Busato (PTB) – Valorização da Educação Infantil

Nas postagens da semana, as redes de Busato apresentaram o acompanhamento da agenda do candidato à reeleição, que visitou diversas partes da cidade, se misturando ao povo em várias destas imagens. O candidato também postou um vídeo no qual reafirmou seu compromisso com a valorização da Educação Infantil e mostrou uma escola que foi totalmente reformada e revitalizada no seu governo.

Camilo Bórnia (Novo) – Apoio de Marcel Van Hatten

Nesta semana um dos destaques da campanha de Bórnia que tomaram suas redes sociais, foram as informações sobre a visita de Marcel Van Hatten à cidade, em apoio à candidatura de seu colega de partido. Além disso, o Novo fez ações em diversos bairros, nas quais o candidato, seus apoiadores e candidatos a vereador do seu partido conversaram com a população a respeito das demandas dos canoenses.

Capitão Nascimento (PSC) – Explicação do modelo de campanha

Durante esta semana o candidato Capitão Nascimento usou suas redes sociais como peça central de sua campanha, especialmente no que diz respeito a divulgar o que ele e seu partido defendem sobre financiamento de campanha. Nascimento publicou um vídeo, no qual explica que a diferença de sua candidatura é ser modesta em termos de investimento e afirma que este é o modelo que considera adequado.

César Augusto (Republicanos) – Nova vice na chapa

Nesta semana, César Augusto seguiu sua agenda de caminhadas junto à comunidade em vários pontos de Canoas. Além disso, teve fim a dúvida de quem seria sua candidata a vice-prefeita na sua chapa, depois da saída de Carolina Lompa. A escolhida foi a Professora Raquel, que antes seria candidata a vereadora pelo Republicanos, e que agora passa a integrar a chapa do partido na majoritária.

Ernani Daniel (Progressistas) – Luto e agradecimento pelo apoio

Na última semana, o candidato Ernani Daniel perdeu sua esposa, Nelma Daniel, que assim como ele lutava contra a covid-19. Enquanto Ernani conseguiu se curar, Nelma infelizmente veio a falecer, o que fez com que o candidato se afastasse da campanha por vários dias. No fim da semana, Ernani postou em suas redes uma mensagem de agradecimento a todos que o apoiaram neste momento tão difícil para ele.

Jairo Jorge (PSD) – Caminhadas com apoiadores

O candidato Jairo Jorge continua percorrendo a cidade em caminhadas acompanhado por seus colegas de partido e candidatos a vereador. Assim como nas semanas anteriores, as redes sociais do candidato foram abastecidas com imagens destes momentos. Além disso, Jairo Jorge voltou a postar um vídeo no qual indicou um seriado para que seus apoiadores assistissem durante o último final de semana.

Nelsinho Metalúrgico (PT) – Ampliação do número de creches

Em suas manifestações nas redes sociais nesta semana, Nelsinho continuou sua estratégia de postar imagens de suas caminhadas e visitas ao povo canoense. Em uma publicação, o candidato reforçou seu compromisso de lutar pelo aumento do número de creches na cidade, uma bandeira que ele defende há muitos anos, e que, de acordo com ele, ainda precisa de mais ampliações para atender o povo.

Pablo Henrique (Psol) – Oposição à volta às aulas estaduais

Durante a semana, o candidato Pablo Henrique alternou em suas redes sociais postagens sobre a sua campanha, nas quais publicou fotos ao lado de quem concorre a vereador pelo seu partido, e outras sobre a volta às aulas na rede estadual. Pablo tem se posicionado contra o retorno nas instituições de ensino geridas pelo Estado, por acreditar que elas não estão adequadas na pandemia.

Simone Sabin (PRTB) – Valorização de apoiadores

Em suas manifestações nas redes sociais, a candidata Simone Sabin voltou a reforçar a sua ligação com políticos do cenário estadual e nacional. Sempre citando sua relação estreita com o bolsonarismo e seus simpatizantes, Simone recebeu deputados em um de seus vídeos e voltou a se posicionar contrária ao tipo de governo protagonizados pelos partidos que se identificam como de esquerda.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Partido Missão anuncia Aroldo Medina como pré-candidato a vice de Renan Santos

Redação

Publicado

em

O pré-candidato à Presidência da República do Partido Missão, Renan Santos, anunciou nesta quarta-feira, 1º, o gaúcho Aroldo Medina como candidato a vice-presidente na chapa que disputará as eleições de 2026. Medina é pré-candidato a vice e havia sido anteriormente lançado como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. A definição foi feita durante agenda no Estado.

Com a escolha, Medina deixa a pré-candidatura ao Senado pelo Estado para integrar a disputa nacional.

Natural de Santana do Livramento, Medina tem 62 anos e mora em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele é ex-tenente-coronel da reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com passagem também pela Força Aérea Brasileira. É jornalista e possui pós-graduação em Segurança Pública, além de especializações em Política e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Defesa Civil.

Na trajetória política, já disputou diferentes cargos eletivos. Em 2002, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo então PL. Em 2010, voltou a disputar o Palácio Piratini pelo PRP. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV. Em 2024, concorreu a vereador em Porto Alegre pelo PL.

O Partido Missão foi registrado no fim de 2025 no Tribunal Superior Eleitoral e participa pela primeira vez de uma eleição presidencial.

Fundador do Movimento Brasil Livre, Renan Santos também disputa pela primeira vez um cargo eletivo. A candidatura se apresenta no campo da direita liberal e tem como prioridades segurança pública, combate ao crime organizado, endurecimento da legislação penal, fortalecimento das forças de segurança e redução do tamanho do Estado.

Em declarações anteriores, Medina afirmou que o partido reúne uma “juventude idealista” e classificou Renan Santos como um nome preparado para representar um projeto político nacional. A convenção da legenda deve oficializar a chapa dentro do calendário da Justiça Eleitoral.

Continuar a ler

Política

Pré-candidato à Presidência Renan Santos cumpre agenda no RS no dia 29 e participa ao vivo do OT News Meio-Dia

Redação

Publicado

em

O pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, do partido Missão, deve cumprir agenda no Rio Grande do Sul a partir do dia 29 de junho. A programação inclui entrevistas em veículos de comunicação de Porto Alegre e visitas a municípios do interior do Estado.

Entre os compromissos confirmados na capital gaúcha, Renan Santos participará ao vivo do programa OT News Meio-Dia, do jornal O Timoneiro, onde concederá entrevista sobre temas relacionados ao cenário político nacional e à sua pré-candidatura.

Além de Porto Alegre, Renan Santos também deverá passar por Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul durante a viagem. A agenda faz parte das atividades de pré-campanha realizadas pelo político em diferentes regiões do país.

O partido Missão foi criado em 2025 e busca consolidar sua participação no cenário político nacional para as eleições presidenciais. Renan Santos é apontado pela legenda como seu nome para a disputa ao Palácio do Planalto.

Até o momento, a programação divulgada prevê compromissos voltados à apresentação de propostas e ao contato com a imprensa local. A visita ocorre em meio à movimentação de pré-candidatos que intensificam agendas públicas e articulações políticas de olho no pleito presidencial.

Como ainda não foi iniciado oficialmente o período eleitoral, as atividades realizadas pelos pré-candidatos são enquadradas como ações de pré-campanha, conforme a legislação eleitoral brasileira.

Continuar a ler

Política

Comissão da Assembleia recebe denúncias sobre tarifas e falhas nos serviços da Aegea/Corsan

Redação

Publicado

em

Foto: Charles Scholl

A Comissão Especial de Fiscalização da Aegea/Corsan, presidida pela deputada estadual Stela Farias, realizou na segunda-feira, 15,  uma audiência pública para discutir a prestação dos serviços de abastecimento de água e saneamento em municípios atendidos pela concessionária. Durante o encontro, deputados receberam relatos de usuários, vereadores e lideranças municipais sobre aumentos tarifários, interrupções no abastecimento, questionamentos sobre a qualidade da água e cobranças consideradas indevidas.

A comissão também debateu os investimentos previstos após a privatização da antiga Corsan. Segundo Stela Farias, o colegiado pretende avaliar se os compromissos assumidos pela concessionária estão sendo cumpridos. A Aegea/Corsan deverá ser ouvida pelos parlamentares na próxima semana.

Ao se manifestar durante a audiência, a deputada afirmou que a população tem demonstrado insatisfação com os serviços prestados.

“O que o povo encontra nos últimos dois anos e meio na caixa de correio e na torneira é o contrário da promessa, é um serviço de pior qualidade, é uma conta mais cara, e são investimentos que não chegam onde mais precisam chegar”, declarou.

Stela também citou informações sobre a situação financeira da empresa.

“Ou seja, põe-se em xeque exatamente o argumento que justificou a privatização”, afirmou.

A parlamentar destacou ainda que câmaras municipais de diversas cidades já instalaram comissões para investigar denúncias relacionadas à atuação da concessionária. Ela mencionou medidas adotadas por prefeituras, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública para buscar soluções aos problemas relatados pela população.

Outro tema abordado foi a tarifa social destinada às famílias inscritas no Cadastro Único. Segundo Stela, a comissão buscará esclarecimentos sobre reajustes aplicados às contas dos consumidores.

“É preciso dizer também que, junto da tarifa social, veio um novo aumento. Um aumento de quase 6% na conta de todos os usuários. A empresa pediu à agência reguladora, a Agergs, concedeu”, sustentou.

O engenheiro civil aposentado Luiz Antônio Timm Grassi, ex-funcionário da Corsan, destacou a importância dos investimentos em saneamento básico para a saúde pública.

“Quando se gasta em saneamento se economiza em saúde”, afirmou durante a audiência.

Representantes de municípios também relataram situações enfrentadas em suas cidades. O vereador de Alvorada, Beto Goleiro, afirmou ter recebido denúncias relacionadas à cobrança de taxas de esgoto.

“Hoje lutamos para individualizar a cobrança em Alvorada. Há mais de um ano a Aegea/Corsan não instala rede de esgoto. Então eles não podem mais dar continuidade ao esgoto”, disse.

Segundo o parlamentar, moradores também têm relatado problemas com valores elevados nas faturas.

“Algumas contas chegaram a R$ 11 mil, mas quando se questionou descobriu-se que o valor real seria de R$ 800”, afirmou.

Em Viamão, o vereador Alex Boscaini, relator da CPI da Corsan no município, afirmou que a cidade enfrenta reclamações relacionadas às tarifas cobradas pela concessionária. De acordo com ele, uma ação judicial foi movida para impedir a perfuração de poços sem as licenças necessárias.

“Trancamos através de Ação Civil Pública a Aegea em Viamão que estava escavando poços na área rural sem licenças prévias, sem EIA/Rima e sem nenhuma documentação necessária do ponto de vista da preservação ambiental”, declarou.

Boscaini também cobrou maior fiscalização dos órgãos responsáveis.

“Eles fazem o que querem e por que fazem isso? Onde é que está a Agergs e a Agência de Saneamento, os municípios e prefeitos que deveriam fiscalizar?”, questionou.

A Comissão Especial de Fiscalização informou que continuará acompanhando a atuação da Aegea/Corsan e que a próxima reunião contará com a participação de representantes da concessionária para apresentação de esclarecimentos sobre as demandas levantadas durante a audiência pública.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques