Conecte-se conosco

header-top







 

25/12/2025
 

Política

Eleições 2020: Saiba o que os candidatos postaram em suas redes

Redação

Publicado

em

Grande parte das campanhas dos candidatos ao cargo de prefeito de Canoas na última semana foi realizada pela internet, como não poderia deixar de ser em tempos de pandemia. Os postulantes ao cargo também usaram as redes sociais para dar maior visibilidade às ações realizadas nas ruas, onde realizaram carreatas e passeatas pela cidade.

Busato (PTB) – Valorização da Educação Infantil

Nas postagens da semana, as redes de Busato apresentaram o acompanhamento da agenda do candidato à reeleição, que visitou diversas partes da cidade, se misturando ao povo em várias destas imagens. O candidato também postou um vídeo no qual reafirmou seu compromisso com a valorização da Educação Infantil e mostrou uma escola que foi totalmente reformada e revitalizada no seu governo.

Camilo Bórnia (Novo) – Apoio de Marcel Van Hatten

Nesta semana um dos destaques da campanha de Bórnia que tomaram suas redes sociais, foram as informações sobre a visita de Marcel Van Hatten à cidade, em apoio à candidatura de seu colega de partido. Além disso, o Novo fez ações em diversos bairros, nas quais o candidato, seus apoiadores e candidatos a vereador do seu partido conversaram com a população a respeito das demandas dos canoenses.

Capitão Nascimento (PSC) – Explicação do modelo de campanha

Durante esta semana o candidato Capitão Nascimento usou suas redes sociais como peça central de sua campanha, especialmente no que diz respeito a divulgar o que ele e seu partido defendem sobre financiamento de campanha. Nascimento publicou um vídeo, no qual explica que a diferença de sua candidatura é ser modesta em termos de investimento e afirma que este é o modelo que considera adequado.

César Augusto (Republicanos) – Nova vice na chapa

Nesta semana, César Augusto seguiu sua agenda de caminhadas junto à comunidade em vários pontos de Canoas. Além disso, teve fim a dúvida de quem seria sua candidata a vice-prefeita na sua chapa, depois da saída de Carolina Lompa. A escolhida foi a Professora Raquel, que antes seria candidata a vereadora pelo Republicanos, e que agora passa a integrar a chapa do partido na majoritária.

Ernani Daniel (Progressistas) – Luto e agradecimento pelo apoio

Na última semana, o candidato Ernani Daniel perdeu sua esposa, Nelma Daniel, que assim como ele lutava contra a covid-19. Enquanto Ernani conseguiu se curar, Nelma infelizmente veio a falecer, o que fez com que o candidato se afastasse da campanha por vários dias. No fim da semana, Ernani postou em suas redes uma mensagem de agradecimento a todos que o apoiaram neste momento tão difícil para ele.

Jairo Jorge (PSD) – Caminhadas com apoiadores

O candidato Jairo Jorge continua percorrendo a cidade em caminhadas acompanhado por seus colegas de partido e candidatos a vereador. Assim como nas semanas anteriores, as redes sociais do candidato foram abastecidas com imagens destes momentos. Além disso, Jairo Jorge voltou a postar um vídeo no qual indicou um seriado para que seus apoiadores assistissem durante o último final de semana.

Nelsinho Metalúrgico (PT) – Ampliação do número de creches

Em suas manifestações nas redes sociais nesta semana, Nelsinho continuou sua estratégia de postar imagens de suas caminhadas e visitas ao povo canoense. Em uma publicação, o candidato reforçou seu compromisso de lutar pelo aumento do número de creches na cidade, uma bandeira que ele defende há muitos anos, e que, de acordo com ele, ainda precisa de mais ampliações para atender o povo.

Pablo Henrique (Psol) – Oposição à volta às aulas estaduais

Durante a semana, o candidato Pablo Henrique alternou em suas redes sociais postagens sobre a sua campanha, nas quais publicou fotos ao lado de quem concorre a vereador pelo seu partido, e outras sobre a volta às aulas na rede estadual. Pablo tem se posicionado contra o retorno nas instituições de ensino geridas pelo Estado, por acreditar que elas não estão adequadas na pandemia.

Simone Sabin (PRTB) – Valorização de apoiadores

Em suas manifestações nas redes sociais, a candidata Simone Sabin voltou a reforçar a sua ligação com políticos do cenário estadual e nacional. Sempre citando sua relação estreita com o bolsonarismo e seus simpatizantes, Simone recebeu deputados em um de seus vídeos e voltou a se posicionar contrária ao tipo de governo protagonizados pelos partidos que se identificam como de esquerda.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente Lula assina decreto do indulto natalino de 2025 e mantém condenados do 8 de janeiro fora do perdão

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, na madrugada desta terça-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que institui o indulto natalino de 2025. O benefício concede o perdão da pena a pessoas privadas de liberdade que atendam a critérios específicos previstos na norma.

O decreto não contempla condenados por crimes considerados graves, como atentados ao Estado Democrático de Direito, terrorismo, tortura, racismo, violência contra a mulher, tráfico de drogas, organização criminosa e crimes praticados por lideranças de facções. Também ficam excluídos presos que tenham firmado acordo de colaboração premiada, detentos em presídios de segurança máxima e condenados por crimes de corrupção, salvo nos casos em que a pena aplicada seja inferior a quatro anos.

A medida segue o entendimento do Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penais (CNPCP), conforme antecipado no início do mês, e mantém a tradição do indulto natalino, benefício concedido anualmente por decreto presidencial às vésperas do Natal.

De acordo com as regras estabelecidas, o indulto leva em consideração o tempo de pena, a reincidência e a natureza do crime. Para condenações de até oito anos por crimes sem violência ou grave ameaça, será exigido o cumprimento de um quinto da pena até 25 de dezembro de 2025 para réus não reincidentes, ou de um terço para reincidentes.

Nos casos de penas de até quatro anos, inclusive para crimes cometidos com violência ou grave ameaça, o benefício poderá ser concedido após o cumprimento de um terço da pena para não reincidentes ou de metade da pena para reincidentes, respeitada a mesma data de corte.

O decreto também prevê a concessão do indulto a pessoas com paraplegia, cegueira ou deficiências físicas graves adquiridas após o crime, além de presos com HIV em estágio terminal ou portadores de doenças graves e crônicas que demandem cuidados não disponíveis no sistema prisional.

Entre os grupos contemplados estão ainda pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em grau severo (nível 3). O texto reconhece a incapacidade do sistema prisional de oferecer tratamento adequado em casos como câncer em estágio IV, insuficiência renal aguda e esclerose múltipla, o que pode facilitar a análise para concessão do benefício.

Continuar a ler

Política

Vereador Abmael é eleito presidente da Câmara de Canoas após renúncia de Eric Douglas

Redação

Publicado

em

Divulgação / Mandato Abmael de Oliveira

O vereador Abmael de Oliveira (PL) foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Canoas durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22. A eleição ocorreu após o então presidente da Casa, vereador Eric Douglas (União), anunciar sua renúncia ao cargo.

Com a vacância da presidência, os parlamentares realizaram nova eleição em plenário, que definiu não apenas o novo presidente, mas também os demais integrantes da Mesa Diretora para o ano de 2026.

A composição da Mesa Diretora eleita ficou definida da seguinte forma: Abmael de Oliveira (PL) na Presidência; Alexandre Gonçalves (PDT) como 1º vice-presidente; Leandrinho (PRD) como 2º vice-presidente; Eric Douglas (União) no cargo de 1º secretário; e Patricio (PSDB) como 2º secretário.

Em seu pronunciamento após a eleição, Abmael agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou o compromisso coletivo com a cidade.

“Mesmo com pensamentos diferentes, somos 21 parlamentares comprometidos com Canoas e com as necessidades da população. Nosso poder tem limites, mas, dentro do possível, buscamos sempre fazer o melhor”, afirmou.

O novo presidente também fez elogios à gestão de Eric Douglas à frente da Câmara Municipal.

“O vereador Eric foi exemplar na liderança da Casa, especialmente em momentos de dificuldade e de intensos debates políticos”, declarou.

A nova Mesa Diretora assume oficialmente a condução dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Canoas para o exercício de 2026.

Continuar a ler

Política

Câmara de Porto Alegre cassa mandato do vereador Gilvani Dall Oglio, conhecido como Gringo

Redação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Porto Alegre cassou, nesta segunda-feira, 22, o mandato do vereador Gilvani Dall Oglio (Republicanos), conhecido como Gringo, por quebra de decoro parlamentar. A decisão foi aprovada por 26 votos favoráveis, três contrários e quatro abstenções. Com a cassação, o parlamentar torna-se inelegível por oito anos.

Esta é a segunda vez na história da Câmara, e a primeira neste século, que um vereador tem o mandato cassado por decisão do plenário. O afastamento é imediato.

O principal fundamento da decisão foi a existência de contrato vigente entre a empresa Safety Ambiental e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Conforme parecer da Comissão de Ética, Gilvani exerceria controle sobre a empresa, o que configuraria violação à Lei Orgânica do Município, que proíbe vereadores de manterem vínculo com contratos ativos junto ao poder público municipal.

Durante a sessão, apoiadores do parlamentar acompanharam a votação nas galerias. Gilvani optou por não se manifestar na tribuna. A defesa foi feita pelo advogado Marcelo Fontella, que contestou as acusações.

“Não há trânsito em julgado sobre a existência de grupo econômico. Estamos diante de uma presunção, e uma cassação não pode se basear em presunções, mas em provas, que não foram apresentadas”, afirmou.

Após a votação, Gilvani lamentou a decisão ao falar com a imprensa.

“É uma injustiça que está sendo cometida. O que acontece hoje é resultado de interesses políticos”, declarou.

A relatora do processo, vereadora Karen Santos (PSOL), afirmou que a cassação não está relacionada a corrupção, mas à quebra de decoro parlamentar. Segundo ela, a manutenção de contrato da empresa Safety com o município em 2025 compromete a função fiscalizatória do vereador.

“O vereador não pode fiscalizar contratos dos quais ele faz parte direta ou indiretamente. Isso fere o princípio da imparcialidade e o decoro parlamentar”, destacou.

Além do contrato com o Dmae, o relatório da Comissão de Ética também citou a admissão, por parte do vereador, de pagamento de propina a agentes públicos em 2015. Embora o fato seja anterior ao mandato, o entendimento foi de que o episódio compromete a idoneidade necessária para o exercício da função legislativa.

A defesa sustentou que não há comprovação de grupo econômico entre a Safety Ambiental e a empresa MJM Serviços de Limpeza, além de argumentar que fatos ocorridos antes do mandato não poderiam justificar a perda do cargo.

Com a cassação confirmada, Gilvani deve desocupar imediatamente o gabinete. O primeiro suplente do Republicanos, Professor Tovi, atual secretário municipal de Esportes, será convocado para assumir a vaga.

O processo de cassação teve origem em denúncia apresentada pelo presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, à Comissão de Ética da Câmara.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques