Geral
Avança plano de retomada do setor de eventos em Canoas
Após o êxito da realização do primeiro evento-teste no município, realizado no salão nobre do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec), na última quarta-feira, 7, a Prefeitura de Canoas está na fase final de elaboração do edital para permitir a retomada do setor. O documento deve ser publicado na próxima semana.
As atividades deverão ser realizadas respeitando os mesmos protocolos do evento-teste, com 50% da capacidade do PPCI, entre outros procedimentos. Os primeiros passos para a retomada tiveram início do mês de setembro, após a iniciativa de um grupo de lideranças de eventos de Canoas, que realizou reuniões com o vereador Sargento Santana, apoiador da retomada, e posteriormente com representantes da secretaria municipal de Cultura e com o prefeito Luiz Carlos Busato.
Geral
12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes
A 12ª edição da Parada Livre de Canoas ocorre no domingo, 15, a partir das 15 horas, no Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima). Na programação do evento, apresentações artísticas e musicais, além das performances de drag queens. O local receberá praça de alimentação, com 15 food trucks, e feira de artesanato.
A Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição de preservativos e realizará autotestes de HIV, além de distribuir material informativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorre mesmo com chuva.
Segundo o secretário da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Israel Valladas, a Parada Livre deste ano tem como tema “Unidos na reconstrução”.
“É uma frase que traduz perfeitamente o momento que vivemos. Após a enchente devastadora de maio, nossa cidade foi desafiada a se reerguer, a cuidar uns dos outros e a construir juntos um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma.
Valladas acrescenta que a parada deste ano também é um convite à reflexão sobre o papel da diversidade na recuperação da cidade.
“Cada um de nós, com nossas diferenças e histórias de vida, traz uma perspectiva única para os desafios que enfrentamos. Reconstruir não é apenas sobre tijolos e cimento; é sobre reconstruir laços, fortalecer nossas conexões e garantir que ninguém fique para trás, especialmente aqueles que historicamente têm sido marginalizados”, considera.
O secretário entende que eventos como a Parada Livre são cruciais para conscientizar sobre a luta por direitos e igualdade.
“Apesar de muitos avanços, ainda enfrentamos preconceito, violência e exclusão. Este é um espaço para visibilidade, para dizer que estamos aqui, somos parte da cidade e queremos contribuir para torná-la um lugar mais justo para todos”, reforça.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Geral
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul
Como adotar uma cartinha:
- Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
- Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
- Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
- Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Municípios participantes no RS em 2024:
Campanha acontece em todo o Brasil
- Política1 semana atrás
Equipe de transição da Prefeitura de Canoas diz que entregou 19 novos ofícios para o governo eleito
- Saúde1 semana atrás
Manifestação em frente ao HU chama atenção para risco de suspensão de atendimentos
- Esporte1 semana atrás
Festival de Esporte e Lazer de Canoas acontece no domingo, 8, no Parque Getúlio Vargas
- Política1 semana atrás
Governo eleito enviará para Câmara proposta para estender prazo com desconto no pagamento IPTU
- Cultura1 semana atrás
Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País
- Geral1 semana atrás
Prefeitura de Canoas alerta empreendedores da cidade contra tentativa de golpe
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde4 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem