Canoas terá nove concorrentes ao cargo de Prefeito pela primeira vez

Na quarta-feira, 16, se encerrou o prazo para a temporada das convenções partidárias, que definiram os candidatos a prefeito e a vereador que concorrerão ao pleito de 2020 em Canoas. O número de candidaturas que disputarão o Executivo municipal alcançou uma marca histórica na cidade, com nove pretendentes ao cargo. Na última semana, seis candidaturas foram confirmadas, se somando às três que já tinham sido definidas por seus partidos. Foram dias bastante movimentados, que teve direito à confirmação de candidaturas que já eram conhecidas ou especuladas, mas também marcada por surpresas.

Durante sua convenção, o PTB confirmou a candidatura do prefeito Luiz Carlos Busato à reeleição. Até o evento, o prefeito não falava sobre eleições em suas manifestações, e, embora fosse um candidato natural, não se dizia pré-candidato até então. Também foi confirmado, durante a convenção do PDT, Dario da Silveira como vice na chapa de Busato.

Em convenção conjunta, PT e PCdoB, confirmaram a candidatura de Nelsinho Metalúrgico ao cargo de prefeito, tendo como vice na chapa Alice Nascimento. Outra parceria confirmada nesta semana foi a de César Augusto (Republicanos) a prefeito e de Carolina Lompa (PSL) a vice na sua chapa, durante as convenções de seus respectivos partidos.

Também confirmaram suas candidaturas, durante suas convenções, o PSC e o PSOL. Ambos terão chapa pura, sem coligação. Enquanto o primeiro apresentou Capitão Nascimento para prefeito e Igor Bueno para vice, o segundo apresentou Pablo Henrique para concorrer a prefeito e Danielle Kroeff para vice.

A surpresa das convenções se deu no evento do Progressistas, que atualmente compõe a administração municipal comandada por Busato. Embora existissem rumores de uma candidatura própria, o nome ventilado era o de Simone Leite. Durante a convenção, no entanto, o partido confirmou Ernani Daniel como candidato a prefeito e Rafaela Zahran para vice.

Já Rodrigo Mota (DEM), que se apresentava como pré-candidato à prefeitura até essa semana, durante a convenção do partido anunciou o apoio a Busato e vai concorrer a vereador. Ainda nesta semana, o MDB também realizou sua convenção, confirmando o apoio a Busato.

As candidaturas confirmadas se somam às três que já haviam sido oficializadas anteriormente. Jairo Jorge (PSD) concorrerá a prefeito, com Nedy de Vargas Marques (Solidariedade) como vice. Pelo PRTB, Simone Sabin concorrerá à prefeita, com Coronel Faccin sendo o vice da chapa. Já o NOVO apresentou Camilo Bórnia para prefeito, com Gilberto Manfroi de vice.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here