Política
Democratas lança pré-candidatura a prefeito em Canoas

O Democratas de Canoas lançou nesta quarta-feira, 19, a pré-candidatura do jornalista e servidor público Rodrigo Mota à prefeitura da cidade. Rodrigo tem 40 anos, é funcionário de carreira do Canoasprev, autarquia que cuida da aposentadoria e da assistência à saúde dos servidores municipais e suas famílias. No órgão, exerceu os cargos de presidente, vice-presidente, e diretor na área da saúde nos últimos três anos.
Com uma longa experiência no jornalismo e na assessoria política, trabalhando com deputados estaduais e federais, como Osmar Terra, Paulo Odone Mauro Sparta e Onyx Lorenzoni, o presidente municipal, juntamente com o partido está confiante que o DEM irá para o segundo turno e na eleição de pelo menos duas cadeiras na Câmara Municipal.
O Timoneiro entrevistou o pré-candidato a prefeito, que falou sobre a fidelidade do partido com o presidente, Bolsonaro (sem partido) e com a direita, sobre uma Canoas com um novo modelo de desenvolvimento econômico e social e a sua candidatura.
Jornal Timoneiro: Por que o DEM resolveu ter candidatura própria à majoritária?
Rodrigo Mota: O Democratas do Rio Grande do Sul vive um grande momento. Nossa coerência nas posições e a lealdade ao presidente Bolsonaro já nos afastaram de outros Democratas pelo Brasil. Somos Direita desde sempre, mesmo quando as palavras Liberalismo e Conservadorismo pareciam palavrões aos ouvidos de quem se influenciava pela patrulha da esquerda. Hoje, se podemos bater no peito e dizer: somos de direita, liberais e conservadores, muito se deve à resistência de democratas gaúchos como Onyx Lorenzoni, Germano Bonow, Reginaldo Pujol, Chiarelli, entre outros.
Nosso partido, no estado, tem uma forma de fazer e entender a política que nos diferencia de outras agremiações. Somos obsessivos pelo desenvolvimento econômico, e através de um município rico e próspero, trazer dignidade nos serviços essenciais e qualidade de vida para quem mora nessa cidade.
Canoas é uma cidade com um potencial subutilizado. Temos uma capacidade logística de fazer inveja a grandes cidades no mundo e uma população que não foge do trabalho. Temos pessoas ávidas por uma cidade mais moderna, mais cuidada, mais bonita e reconhecida por seus valores. Canoas é a cidade do quê? Sei que muitos pensaram no Xis, mas obviamente somos e podemos ser muito mais que isso. A autoestima do canoense precisa ser elevada. Para colocar em prática o que acreditamos – e que sabemos que dá certo – é preciso que quem governe a cidade tenha compromisso com essas bandeiras.
Timoneiro: Por que aceitou concorrer a prefeito de Canoas?
Rodrigo: Ao assumir o partido na cidade, aceitei o desafio solicitado pelo ministro Onyx Lorenzoni. Junto à responsabilidade de remontar o Democratas, também tinha a satisfação de ter a confiança, liberdade e autonomia para montar um projeto com pessoas que realmente queriam uma cidade diferente. Nossa pré-candidatura não é nova, ela já vem sendo pensada e gestada desde 2018. Cada passo foi dado com muita responsabilidade, coerência e respaldo de nossas Executivas Estadual e Municipal. Meu nome estar representando esse projeto, que é muito maior que uma pessoa, é consequência do nosso trabalho. Tenho convicção que se as pessoas realmente ouvirem e entenderem o que queremos para essa cidade, nós estaremos no segundo turno e com dois vereadores na Câmara.
Timoneiro: A chapa já está composta?
Rodrigo: Não. Temos conversas avançadas com alguns partidos, mas estes têm que estar alinhados com o que acreditamos. Não faremos coligações para termos apenas mais uma sigla no santinho. Queremos partidos alicerçados na boa política e parceiros na construção de um novo momento para a cidade. Nossa convenção está pré-agendada para o dia 15 de setembro, até lá as conversas continuarão.
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual
- Gastronomia6 dias atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025