Conecte-se conosco

header-top







 

10/09/2026
 

Geral

Com flexibilizações no comércio, índice de isolamento no RS fica em 38,6%

Redação

Publicado

em

O Rio Grande do Sul voltou a registrar queda acentuada no índice de isolamento social na última semana. Estudo divulgado nesta segunda-feira ,10, pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento da Covid-19 mostra que o percentual da população gaúcha que evitou aglomerações ficou em apenas 38,6%. Medido em um período de sete dias, fechado no último sábado,8, o percentual é 3,5 pontos inferior ao medido no monitoramento anterior.

É o menor índice de isolamento social desde março. Na sexta-feira ,7, o índice foi de apenas 34,1%, o que separadamente colocaria o RS na pior posição na comparação com os demais Estados.

O comportamento se explica em boa parte pela flexibilização de algumas atividades previstas para a bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado adotado desde maio. Na última semana, o modelo permitiu, por exemplo, o funcionamento do comércio não essencial em horários restritos e com limitação de atendimentos.

A média nacional igualmente registrou queda na última semana, conforme o mais recente estudo realizado a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco. Depois de vários períodos se mantendo em patamar próximo de 40%, agora o índice do país ficou em 38,2%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%

Com pequenas quedas na relação com o último levantamento, Acre (42,2%) e Piauí (41,1%) seguem com os melhores indicadores. Embora muito perto agora da média apurada em todo o país, o índice gaúcho segue à frente dos os demais Estados do Sul. Entre os dias 2 de agosto e o último sábado (8/8), Santa Catarina registrou índice de isolamento social de 37,9% e o Paraná ficou em 37,1%.

Nas regiões gaúchas

Também com recuos diante da média apurado pelo estudo anterior, as regiões de Lajeado (34,1%) e Santa Rosa (34,6%) seguem entre aquelas com os menores índices de isolamento social. São seguidas pelas regiões de Caxias do Sul (35%) e de Bagé (35,3%). Na média dos dias úteis da semana passada, a média na área de Lajeado chegou a cair para 31,8%.

As regiões de Pelotas (41,6%), Porto Alegre (40,4%), Capão da Canoa (38,6) e Uruguaiana (38,6%) seguem, pela ordem, as que apresentaram os melhores indicadores, embora tenham acompanhado as mesmas quedas da média do RS. O monitoramento confirma um comportamento diferente dos gaúchos em fins de semana, quando o índice de isolamento ficou 44,5% na mais recente pesquisa. Nos dias úteis o percentual de quem evitou aglomerações ficou em 36,2%.

O estudo passou a ser apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise do governo do Estado nas reuniões das segundas-feiras, quando são analisados os recursos de prefeituras e associações de municípios ao mapa preliminar do Distanciamento Controlado que passa vigorar no dia seguinte.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Operação prende 14 suspeitos de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Canoas

Avatar

Publicado

em

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 10, 14 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso com atuação no bairro Rio Branco, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a investigação, o grupo estaria envolvido com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Oito suspeitos foram presos preventivamente no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina. Outros três investigados já estavam no sistema prisional. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

De acordo com a Polícia Civil, os investigados utilizariam imóveis em Santa Catarina, principalmente em Florianópolis, para movimentar e ocultar recursos obtidos com atividades criminosas.

Durante a operação, foram apreendidos uma mala com dólares, que podem ser falsos, armas, três veículos e um jet ski. A ação foi coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio das forças de segurança de Santa Catarina. Cerca de 120 agentes participaram da operação, que também contou com o uso de helicópteros.

Investigação

Conforme a Polícia Civil, a investigação identificou uma divisão de funções entre os integrantes do grupo. Os principais investigados teriam movimentado aproximadamente R$ 8,8 milhões entre 2020 e 2025.

A análise financeira apontou, segundo os investigadores, incompatibilidade entre os valores movimentados e as rendas declaradas pelos suspeitos. Alguns deles seriam beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família.

A polícia também investiga a participação do grupo em conflitos recentes nos bairros Rio Branco e Niterói, em Canoas. A suspeita é de que os confrontos estejam relacionados à disputa por pontos de venda de drogas.

A investigação teve início após a prisão em flagrante de uma mulher. Na ocasião, foram apreendidas drogas, dinheiro, anotações relacionadas ao tráfico e comprovantes de pagamentos de cartões de crédito que, somados, ultrapassavam R$ 200 mil.

A operação busca reunir novas provas sobre a atuação do grupo e a origem dos recursos investigados.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Plano Diretor de Canoas entra em nova fase e leva debate aos bairros; confira a programação das oficinas

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann/PMC

A revisão do Plano Diretor de Canoas entra em uma nova etapa a partir de setembro, com a realização de 11 Oficinas Participativas nos bairros do município. Os encontros têm como objetivo ampliar a participação popular no processo e permitir que os moradores apresentem demandas, problemas, potencialidades e prioridades de suas regiões.

A iniciativa dá continuidade à primeira fase da revisão do Plano Diretor, que reuniu cerca de 1,1 mil participações em diferentes espaços de debate. Entre as atividades realizadas estiveram a Aula Inaugural do Plano Diretor, oito Mesas Temáticas, uma Mesa de Diretrizes Estratégicas, encontros no Legislativo Municipal, reuniões com entidades e atividades junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Com o início das oficinas nos bairros, a discussão passa a ser levada diretamente aos territórios. A proposta é aproximar o processo de revisão da população e incorporar ao planejamento urbano as particularidades de cada região da cidade.

Durante os encontros, os moradores poderão contribuir com informações sobre a realidade dos bairros e apontar questões que consideram prioritárias para o desenvolvimento de Canoas. As contribuições serão utilizadas na construção das diretrizes que vão orientar o novo Plano Diretor.

A nova etapa busca garantir que o planejamento da cidade considere as diferentes características, necessidades e potencialidades existentes no município, fortalecendo a participação da comunidade na definição do futuro urbano de Canoas.

Confira a programação

Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, com início às 18h30:
9 de setembro – Igara/São José
16 de setembro – Guajuviras/Brigadeira
23 de setembro – Estância Velha/Olaria
30 de setembro – Nossa Senhora das Graças/Marechal Rondon
Novembro – Niterói; Mathias Velho; São Luís/Industrial
Dezembro – Harmonia/Cinco Colônias; Fátima/Mato Grande
Janeiro de 2027 – Rio Branco; Centro

A programação e os locais dos encontros estão sujeitos a alterações. As informações sobre cada oficina serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.

Outras formas de participar

Além das oficinas presenciais, a população também poderá contribuir por meio do OPINA CANOAS, consulta pública que ocorre paralelamente ao calendário dos encontros, através do link: https://www.canoas.rs.gov.br/plano-diretor/. A iniciativa permitirá a participação individual on-line, enquanto as Oficinas Livres possibilitarão que entidades e grupos da sociedade se organizem para apresentar suas propostas.

A revisão do Plano Diretor busca construir, de forma participativa, as diretrizes para o desenvolvimento de Canoas nos próximos anos. Com as oficinas nos bairros, moradores de diferentes regiões da cidade passam a ter um espaço direto para contribuir com essa construção.

Continuar a ler

Geral

Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Avatar

Publicado

em

Foto: Bruna Ourique/PMC

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário.

A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.

A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto