Saúde
Municípios da Região 8 pedem revisão de indicadores para Governo do Estado

No início do último domingo, 2, os prefeitos de municípios que compõem a Região 8 no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado ingressaram com recurso solicitando reanálise de indicadores apresentados na sexta-feira pelo governador Eduardo Leite. No documento, os municípios pedem que os dados sejam revisados já que podem haver diferenças entre as informações enviadas pelas prefeituras e aquelas apresentadas pelo governo estadual. De acordo com a nota da Prefeitura de Canoas, esse pedido não tem como objetivo somente uma possível tentativa de rever a atual bandeira vermelha na laranja, flexibilizando as medidas de distanciamento controlado, mas, principalmente, fazer com que índices apresentados pelo governo sejam mais condizentes com a realidade de cada cidade.
Cálculo que define bandeira
A publicação de dados mais assertivos é uma ferramenta fundamental para a condução das ações de combate à pandemia por parte do Poder Público. Sendo assim, é importante que haja um diálogo transparente e sincero entre estado e municípios na busca de consenso entre os dados, o que ocorre nessa manifestação. No cálculo em que define qual bandeira as regiões ficarão, o Estado leva em consideração diferentes índices, como o número de internações por Covid-19, total de óbitos pela doença, número de leitos ocupados e internações por síndromes respiratórias.
Um dos municípios que assinaram o documento foi Canoas. O prefeito Luiz Carlos Busato ressalta que aderiu à proposta para que os índices sejam revistos e, em caso de erros, ajustados. “Estamos pedindo para revisar porque achamos que nossos índices foram calculados erroneamente. Independente do resultado, é importante que a população saiba que teremos muita prudência e responsabilidade para tomar medidas de flexibilização do distanciamento. Nosso compromisso é com a vida”, pontuou o prefeito.
Junto com Canoas, ingressaram os municípios: Brochier, Maratá, Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, Capela de Santana, Esteio, Harmonia, Montenegro e Triunfo.
Avanços
Canoas foi pioneira quando obrigou o uso de máscara no transporte público. Também foi feita uma ampliação de leitos de UTI, que saíram de 57 para 104. Além disso, foram inaugurados 200 leitos clínicos, durante a pandemia, que ficarão para sempre à disposição dos canoenses.
Saúde
Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.
A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.

Serviços4 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial6 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública4 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação6 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Habitação5 dias atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Feminicídio6 dias atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul

Fazenda1 semana atrásDetranRS alerta para golpes no pagamento de IPVA e licenciamento por PIX

Habitação7 dias atrásPrefeitura de Canoas alerta população sobre cobranças indevidas na regularização fundiária




















































