Geral
Diretora de Políticas para as Mulheres do RS se reúne com dirigente de Canoas
Fabiane Xavier, nova diretora de Políticas para as Mulheres de Canoas, teve uma reunião por videoconferência nesta quarta-feira, 15, com a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul para tratar dos problemas enfrentados pelas mulheres gaúchas durante a pandemia de coronavírus.
Elas discutiram os desafios que o município encontra no enfrentamento da violência doméstica, como por exemplo, fazer com que as campanhas também cheguem até às mulheres que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e que geralmente não têm acesso aos meios de comunicação digitais. “A partir do momento em que chegamos até a periferia e mostramos que as mulheres não estão sozinhas, os agressores também são informados disso”, explicou Fabiane.
A reunião foi considerada importante como um primeiro contato para alinhamento entre Estado e Município, já que a diretora de Canoas assumiu o cargo recentemente. Esse alinhamento, que é um dos objetivos centrais da atuação da diretora Bianca Feijó, tem sido mantido durante o período de isolamento. “O isolamento social, tão importante neste momento, não pode impossibilitar que continuemos avançando na realização de ações voltadas às mulheres de todo o Estado e nós estamos sempre abertos para ampliar a comunicação com cada município”, destacou ela.
DPM contra o Covid-19
O Departamento Estadual de Políticas para as Mulheres (DPM) iniciou por Canoas uma série de reuniões que serão realizadas via internet, com diversas representantes de entidades e órgãos municipais de apoio e proteção às mulheres. A ideia é que se crie uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher durante a quarentena, pauta que causa preocupação pelo aumento aumento alarmante de casos registrados durante o isolamento em vários países.
O departamento, segundo a diretora Bianca Feijó, está programando além desta outras diversas iniciativas de apoio às mulheres gaúchas, sobretudo as vítimas de violência, as chefes de família, e as microempreendedoras.
Além disso, o DPM mantém o atendimento remoto pelo email dpm-sjdh@sjcdh.rs.gov.br
Comunidade
Com o tema “Unidos pela Reconstrução”, 12ª Parada Livre de Canoas coloriu o Parque Eduardo Gomes
A 12ª Parada Livre de Canoas, realizada no domingo, 15, no Parque Eduardo Gomes, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de diversidade, luta e união. O evento, organizado pelo Conselho Municipal LGBT com apoio da Prefeitura de Canoas, teve como tema “Unidos pela Reconstrução”.
O secretário especial da Coordenadoria da Diversidade, Israel Valladas, destacou a importância do evento, especialmente em um momento de superação após as enchentes que atingiram a cidade.
“A tragédia nos ensinou a necessidade de união. Diferenças não importam: somos todos humanos, querendo ser felizes e celebrar a vida. A Parada Livre simboliza resistência e inclusão”, afirmou.
Segundo Fábulo Rosa, movimentos sociais se mobilizaram para garantir que a Parada acontecesse, com o apoio de uma vaquinha virtual para custear a estrutura do evento, reforçando o simbolismo da ocasião. “Unidos na reconstrução, enfrentamos a chuva e o tempo ruim para mostrar que a resistência é nossa força. A Parada é história e luta”, enfatizou.
Entre os participantes, o casal de Porto Alegre, Robert Oliveira e Angelo Niz, destacou a importância do evento. “Não é só festa, é também luta e direitos. É o momento de mostrar que estamos aqui e queremos nossos direitos garantidos”, disse Robert.
Geral
12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes
A 12ª edição da Parada Livre de Canoas ocorre no domingo, 15, a partir das 15 horas, no Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima). Na programação do evento, apresentações artísticas e musicais, além das performances de drag queens. O local receberá praça de alimentação, com 15 food trucks, e feira de artesanato.
A Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição de preservativos e realizará autotestes de HIV, além de distribuir material informativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorre mesmo com chuva.
Segundo o secretário da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Israel Valladas, a Parada Livre deste ano tem como tema “Unidos na reconstrução”.
“É uma frase que traduz perfeitamente o momento que vivemos. Após a enchente devastadora de maio, nossa cidade foi desafiada a se reerguer, a cuidar uns dos outros e a construir juntos um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma.
Valladas acrescenta que a parada deste ano também é um convite à reflexão sobre o papel da diversidade na recuperação da cidade.
“Cada um de nós, com nossas diferenças e histórias de vida, traz uma perspectiva única para os desafios que enfrentamos. Reconstruir não é apenas sobre tijolos e cimento; é sobre reconstruir laços, fortalecer nossas conexões e garantir que ninguém fique para trás, especialmente aqueles que historicamente têm sido marginalizados”, considera.
O secretário entende que eventos como a Parada Livre são cruciais para conscientizar sobre a luta por direitos e igualdade.
“Apesar de muitos avanços, ainda enfrentamos preconceito, violência e exclusão. Este é um espaço para visibilidade, para dizer que estamos aqui, somos parte da cidade e queremos contribuir para torná-la um lugar mais justo para todos”, reforça.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
- Saúde1 semana atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
- Educação6 dias atrás
Divulgada lista de classificados e suplentes para a Etapa Creche em Canoas
- Eleições 20246 dias atrás
Governo eleito de Canoas anuncia mais quatro secretários
- Saúde1 semana atrás
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
- Saúde1 semana atrás
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes
- Geral6 dias atrás
12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes