Passe Livre estudantil abre período de recadastramento

Está aberto, desde a última terça-feira, 7, o recadastramento do Passe Livre Estudantil, que garante passagem gratuita a todo estudante que estuda numa cidade e mora em outra, e que comprova renda familiar de até 1,5 salário mínimo regional. Trata-se de um programa do governo do Estado que garante que o aluno não pague pela passagem intermunicipal, incluindo a Trensurb, da sua residência até a sua instituição de ensino.

O Programa existe desde 2013, através da lei 14.307. Pensando nisso, o Centro acadêmico de Direito da ULBRA e o DCE do La Salle estão com pontos de atendimento para simplificar a vida dos estudantes da região de Canoas e cidades próximas. Sendo assim, não é necessário ir até Porto Alegre para requerer o passe livre. Basta comparecer em um dos locais de atendimento com a documentação necessária para o cadastro do benéfico.

Ulbra são mais de 2.500 estudantes beneficiados, e no La Salle gira em torno de 1.500. E, ao todo, cerca de 1o mil alunos já contam com o passe. Para mais informações, contatar pelos telefones (51) 98927.7171 ou através do site passelivrers.com.br.

Sobre o Programa

O Programa Passe Livre Estudantil tem duas Modalidades: Regiões de Aglomerados Urbanos e Interior do Estado. Nas regiões de Aglomerados Urbanos o deslocamento do estudante e 100% pago pelo programa, já nas demais cidades do interior do Estado que não estão nos Aglomerados Urbanos e repassado um valor a cada estudante de forma de subsidio em torno de 30% do valor gasto no Transporte.
Outra diferença entre as duas modalidades e que nas Regiões de Aglomerados Urbanos e VETADO ao estudante utilizar o transporte de FRETAMENTO no seu deslocamento, benefício válido somente para linhas intermunicipais comum fiscalizadas pela Metroplan ( ônibus comum, trensurb e catamarã entre São José do Norte e Rio grande).