Conecte-se conosco

header-top







 

23/12/2025
 

Política

Parlamentar Gilson Oliveira é o convidado da série ” O que o seu vereador anda fazendo?”

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o mandato?
Vereador Gilson Oliveira: Algumas das atividades que envolvem meu mandato como Vereador: * Cinco projetos de Lei, 1.223 pedidos de providências, 55 indicações e 15 requerimentos. *Projeto de Lei que nomeia as ruas do Loteamento Quintas de Palermo (Estância Velha); *Projeto de Lei ESCOLA SEM PARTIDO, que regulamenta a nível de município a não doutrinação política nas nossas escolas públicas (tramitação); *Projeto de Lei SEGURANÇA ESCOLAR, que regulamenta a comercialização ou ofertas de serviços nas proximidades das instituições educacionais do município (tramitação); *Projeto de Lei que institui a SEMANA DA BÍBLIA no município, que regulamenta as atividades na semana, que antecede o 2º domingo de dezembro – Dia nacional da Bíblia (tramitação); *Presidente da comissão Parlamentar que aprovou a Lei 6293/2019, que regulamenta a LIBERDADE ECONÔMICA no município dando mais liberdade e facilitando a vida do empreendedor, que gera emprego e renda; *Como membro da comissão parlamentar de Direitos Humanos temos atuado com abrangência na prevenção ao uso de drogas com palestras nas escolas para crianças, adolescentes e jovens. Da mesma forma, temos acompanhado as políticas públicas em prol dos idosos e auxiliado como interlocutor de vários grupos de 3º idade entre as dezenas que atuam de forma organizada em nosso município; *Temos representado o Poder Legislativo em demandas sociais junto ao Ministério Público e órgãos públicos competentes para regulamentar e oferecer infraestrutura para moradores de áreas verdes (beira-trilhos), ex. comunidade Esperança Vila Natal; *Como representante do segmento cristão protestante no Legislativo, temos assessorado as instituições eclesiásticas em suas atividades, ex. eventos, projetos, regularização, infraestrutura, etc; *Através do Senador Gaúcho Luiz Carlos Heinze (Progressista), conseguimos convênio junto ao Ministério da Saúde em favor da ACADEF – Associação Canoense de Deficientes Físicos, para atendimento nas áreas auditivas, físicas e psicológicas, totalizando recursos no valor de dois milhões e quatrocentos mil reais por ano; *Participação em reuniões dos conselhos regionais de saúde para acompanhar as necessidades de cada localidade.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Gilson: Auxílio no encaminhamento a atendimentos de saúde, educação, oportunidades de emprego, serviços urbanos e projetos culturais e esportivos.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Gilson: Não fiz promessas, mas me comprometi de trabalhar em prol de algumas pautas como prioridades, como na busca de soluções para a saúde, educação, empreendedorismo, assistência aos idosos e interlocução junto ao segmento cristão evangélico.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Gilson: A prioridade é concorrer à reeleição a vereador. Mas estamos à disposição do nosso partido para outras possibilidades. Sou teólogo, fui conselheiro tutelar e sou apaixonado por Canoas. Busco constante qualificação técnica e experiência política para servir à cidade com muito trabalho, comprometimento com o cidadão, que paga o nosso salário, e produtividade.

Continuar a ler

Política

Vereador Abmael é eleito presidente da Câmara de Canoas após renúncia de Eric Douglas

Redação

Publicado

em

Divulgação / Mandato Abmael de Oliveira

O vereador Abmael de Oliveira (PL) foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Canoas durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22. A eleição ocorreu após o então presidente da Casa, vereador Eric Douglas (União), anunciar sua renúncia ao cargo.

Com a vacância da presidência, os parlamentares realizaram nova eleição em plenário, que definiu não apenas o novo presidente, mas também os demais integrantes da Mesa Diretora para o ano de 2026.

A composição da Mesa Diretora eleita ficou definida da seguinte forma: Abmael de Oliveira (PL) na Presidência; Alexandre Gonçalves (PDT) como 1º vice-presidente; Leandrinho (PRD) como 2º vice-presidente; Eric Douglas (União) no cargo de 1º secretário; e Patricio (PSDB) como 2º secretário.

Em seu pronunciamento após a eleição, Abmael agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou o compromisso coletivo com a cidade.

“Mesmo com pensamentos diferentes, somos 21 parlamentares comprometidos com Canoas e com as necessidades da população. Nosso poder tem limites, mas, dentro do possível, buscamos sempre fazer o melhor”, afirmou.

O novo presidente também fez elogios à gestão de Eric Douglas à frente da Câmara Municipal.

“O vereador Eric foi exemplar na liderança da Casa, especialmente em momentos de dificuldade e de intensos debates políticos”, declarou.

A nova Mesa Diretora assume oficialmente a condução dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Canoas para o exercício de 2026.

Continuar a ler

Política

Câmara de Porto Alegre cassa mandato do vereador Gilvani Dall Oglio, conhecido como Gringo

Redação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Porto Alegre cassou, nesta segunda-feira, 22, o mandato do vereador Gilvani Dall Oglio (Republicanos), conhecido como Gringo, por quebra de decoro parlamentar. A decisão foi aprovada por 26 votos favoráveis, três contrários e quatro abstenções. Com a cassação, o parlamentar torna-se inelegível por oito anos.

Esta é a segunda vez na história da Câmara, e a primeira neste século, que um vereador tem o mandato cassado por decisão do plenário. O afastamento é imediato.

O principal fundamento da decisão foi a existência de contrato vigente entre a empresa Safety Ambiental e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Conforme parecer da Comissão de Ética, Gilvani exerceria controle sobre a empresa, o que configuraria violação à Lei Orgânica do Município, que proíbe vereadores de manterem vínculo com contratos ativos junto ao poder público municipal.

Durante a sessão, apoiadores do parlamentar acompanharam a votação nas galerias. Gilvani optou por não se manifestar na tribuna. A defesa foi feita pelo advogado Marcelo Fontella, que contestou as acusações.

“Não há trânsito em julgado sobre a existência de grupo econômico. Estamos diante de uma presunção, e uma cassação não pode se basear em presunções, mas em provas, que não foram apresentadas”, afirmou.

Após a votação, Gilvani lamentou a decisão ao falar com a imprensa.

“É uma injustiça que está sendo cometida. O que acontece hoje é resultado de interesses políticos”, declarou.

A relatora do processo, vereadora Karen Santos (PSOL), afirmou que a cassação não está relacionada a corrupção, mas à quebra de decoro parlamentar. Segundo ela, a manutenção de contrato da empresa Safety com o município em 2025 compromete a função fiscalizatória do vereador.

“O vereador não pode fiscalizar contratos dos quais ele faz parte direta ou indiretamente. Isso fere o princípio da imparcialidade e o decoro parlamentar”, destacou.

Além do contrato com o Dmae, o relatório da Comissão de Ética também citou a admissão, por parte do vereador, de pagamento de propina a agentes públicos em 2015. Embora o fato seja anterior ao mandato, o entendimento foi de que o episódio compromete a idoneidade necessária para o exercício da função legislativa.

A defesa sustentou que não há comprovação de grupo econômico entre a Safety Ambiental e a empresa MJM Serviços de Limpeza, além de argumentar que fatos ocorridos antes do mandato não poderiam justificar a perda do cargo.

Com a cassação confirmada, Gilvani deve desocupar imediatamente o gabinete. O primeiro suplente do Republicanos, Professor Tovi, atual secretário municipal de Esportes, será convocado para assumir a vaga.

O processo de cassação teve origem em denúncia apresentada pelo presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, à Comissão de Ética da Câmara.

Continuar a ler

Política

Canoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Redação

Publicado

em

Foto: Matheus de Mattos

O município de Canoas lançou, na tarde de quarta-feira, 17, o programa Acelera Canoas e anunciou o sancionamento da Lei nº 6.881/2025, que institui o Dia S no calendário oficial da cidade. O evento ocorreu no Auditório Sady Schivitz e reuniu autoridades municipais e representantes de entidades do comércio.

Durante o ato, o prefeito Airton Souza destacou que as duas iniciativas representam avanços distintos, mas complementares, para o município.

“Hoje damos dois passos muito importantes para o futuro de Canoas. Com o Acelera Canoas, modernizamos a gestão pública, reduzimos a burocracia e facilitamos a vida de quem precisa dos serviços da Prefeitura. Ao mesmo tempo, com a sanção da lei que institui o Dia S, reafirmamos o valor de instituições que há décadas contribuem para a formação profissional, a cultura e o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, afirmou.

O Acelera Canoas é um sistema digital integrado de processos administrativos que reúne 28 serviços das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Inovação. A proposta é tornar os processos mais ágeis, transparentes e eficientes, além de otimizar o trabalho interno da administração municipal.

Segundo o presidente da CanoasTec, Tiago Sanchotene, o programa atende a uma demanda recorrente de empreendedores e cidadãos.

“O Acelera Canoas nasce para resolver um problema real de quem empreende, constrói e precisa da Prefeitura no dia a dia. Estamos falando de um sistema digital integrado, que unifica 28 serviços essenciais e coloca Canoas em um novo patamar de eficiência pública”, explicou.

No mesmo evento, foi anunciada a criação do Dia S, data dedicada ao reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no município. A lei destaca o papel das instituições na formação profissional e no acesso a serviços nas áreas de cultura, esporte, saúde e inclusão social.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, ressaltou a relevância da medida.

“Instituir o Dia S em Canoas é reconhecer oficialmente a importância do Sesc e do Senac para o desenvolvimento da nossa cidade. São instituições que transformam vidas por meio da educação profissional, da cultura, do esporte, da saúde e da inclusão social”, declarou.

A construção da proposta do Dia S foi resultado de diálogo entre representantes do comércio e do governo municipal. Participaram das tratativas entidades como Fecomércio, Sindilojas Canoas, Sindigêneros Canoas e Sesc Canoas, além do vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e integrantes da equipe de governo. A nova legislação passa a integrar o calendário oficial do município.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques