Conecte-se conosco

header-top







 

15/11/2025
 

Política

Parlamentar Gilson Oliveira é o convidado da série ” O que o seu vereador anda fazendo?”

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o mandato?
Vereador Gilson Oliveira: Algumas das atividades que envolvem meu mandato como Vereador: * Cinco projetos de Lei, 1.223 pedidos de providências, 55 indicações e 15 requerimentos. *Projeto de Lei que nomeia as ruas do Loteamento Quintas de Palermo (Estância Velha); *Projeto de Lei ESCOLA SEM PARTIDO, que regulamenta a nível de município a não doutrinação política nas nossas escolas públicas (tramitação); *Projeto de Lei SEGURANÇA ESCOLAR, que regulamenta a comercialização ou ofertas de serviços nas proximidades das instituições educacionais do município (tramitação); *Projeto de Lei que institui a SEMANA DA BÍBLIA no município, que regulamenta as atividades na semana, que antecede o 2º domingo de dezembro – Dia nacional da Bíblia (tramitação); *Presidente da comissão Parlamentar que aprovou a Lei 6293/2019, que regulamenta a LIBERDADE ECONÔMICA no município dando mais liberdade e facilitando a vida do empreendedor, que gera emprego e renda; *Como membro da comissão parlamentar de Direitos Humanos temos atuado com abrangência na prevenção ao uso de drogas com palestras nas escolas para crianças, adolescentes e jovens. Da mesma forma, temos acompanhado as políticas públicas em prol dos idosos e auxiliado como interlocutor de vários grupos de 3º idade entre as dezenas que atuam de forma organizada em nosso município; *Temos representado o Poder Legislativo em demandas sociais junto ao Ministério Público e órgãos públicos competentes para regulamentar e oferecer infraestrutura para moradores de áreas verdes (beira-trilhos), ex. comunidade Esperança Vila Natal; *Como representante do segmento cristão protestante no Legislativo, temos assessorado as instituições eclesiásticas em suas atividades, ex. eventos, projetos, regularização, infraestrutura, etc; *Através do Senador Gaúcho Luiz Carlos Heinze (Progressista), conseguimos convênio junto ao Ministério da Saúde em favor da ACADEF – Associação Canoense de Deficientes Físicos, para atendimento nas áreas auditivas, físicas e psicológicas, totalizando recursos no valor de dois milhões e quatrocentos mil reais por ano; *Participação em reuniões dos conselhos regionais de saúde para acompanhar as necessidades de cada localidade.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Gilson: Auxílio no encaminhamento a atendimentos de saúde, educação, oportunidades de emprego, serviços urbanos e projetos culturais e esportivos.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Gilson: Não fiz promessas, mas me comprometi de trabalhar em prol de algumas pautas como prioridades, como na busca de soluções para a saúde, educação, empreendedorismo, assistência aos idosos e interlocução junto ao segmento cristão evangélico.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Gilson: A prioridade é concorrer à reeleição a vereador. Mas estamos à disposição do nosso partido para outras possibilidades. Sou teólogo, fui conselheiro tutelar e sou apaixonado por Canoas. Busco constante qualificação técnica e experiência política para servir à cidade com muito trabalho, comprometimento com o cidadão, que paga o nosso salário, e produtividade.

Continuar a ler

Política

Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

Redação

Publicado

em

Projeto que propõe fim da escala 6x1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.

A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.

O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.

Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.

Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.

A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.

“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.

Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.

O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.

Continuar a ler

Política

TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

Redação

Publicado

em

TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira, 4, o registro do Partido Missão, permitindo que a nova legenda participe das eleições de 2026. A decisão foi unânime entre os ministros da Corte, com placar de 7 a 0, conforme parecer favorável do relator, ministro André Mendonça.

O partido foi criado por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político que ganhou projeção nacional durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A legenda utilizará o número 14, conforme decisão do TSE.

No Rio Grande do Sul, o Partido Missão já anunciou dois nomes como pré-candidatos para as próximas eleições: Jota, para deputado estadual, e Evandro, para o governo do Estado.

Em nota, Jota afirmou que o partido pretende representar “uma minoria silenciosa” e destacou temas como segurança pública e combate ao crime organizado como prioridades da legenda.

Evandro, por sua vez, declarou que a sigla pretende “enfrentar a atuação das facções criminosas nas estruturas públicas e privadas” e afirmou que o grupo trabalha em propostas voltadas ao controle da dívida estadual e à melhoria dos serviços de saúde e educação.

Com o registro aprovado, o Partido Missão passa a integrar oficialmente o quadro de legendas aptas a participar do processo eleitoral brasileiro.

Continuar a ler

Política

Prefeito de Canoas firma adesão à Declaração de Dubai sobre Governança Urbana

Redação

Publicado

em

Canoas adere à Declaração de Dubai sobre o Futuro da Governança Urbana

Acordo de intenções foi assinado no 15º Fórum de Prefeitos e Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico, em Dubai

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou, nesta segunda-feira, 27, a Declaração de Dubai sobre o Futuro da Governança Urbana. A assinatura do acordo ocorreu durante o 15º Fórum de Prefeitos e Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (APCS), em Dubai, evento para o qual o prefeito foi convidado a participar pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, com as despesas pagas. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patricia Augsten, também está participando do fórum.

No primeiro dia do evento, o prefeito participou de um encontro da delegação brasileira com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi. Airton é o único prefeito gaúcho convidado a participar do evento. Ainda neste primeiro dia de fórum, o prefeito e a secretária participaram de oficinas e palestras. Airton também conheceu a experiência de Tóquio, no Japão, para combater alagamentos e enchentes. A apresentação foi comandada pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

“Colaboração e conexão são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de cidades. Com experiências globais, é possível transformar realidades locais”, diz o prefeito.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques