Conecte-se conosco

header-top







 

03/04/2026
 

Política

Série “O que o seu vereador anda fazendo…” com a parlamentar Maria Eunice

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereadora Maria Eunice Dias Wolf: PROJETOS DE LEI: Aprovados – a Esquina Democrática de Canoas; o Brique da Inconfidência; a denominação das Ruas do MQ-4 – Guajuviras; (Moção) Apoio ao Projeto do Dep. Fed. Marco Maia que designa o nome dos viadutos da cidade de Canoas. Em Andamento – o Conselho Municipal da Economia Solidária; o Feriado Municipal dia 20 de Novembro pela Consciência Negra; a Semana do Festival de Teatro – FESTIA; o Prêmio de Liderança Negra – Companheiro Marco Machado em parceria com o Vereador Bamberg; de Diretrizes e ações para Valorização e Prevenção no Combate à Violência contra as mulheres e meninas na Rede Municipal de Ensino; o Prêmio Maria da Penha destinado às lideranças femininas que se destacam no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em parceria com o Vereador Bamberg; que dá nome de Praça Professora Helley e Praça Mariele Franco as praças no MQ-4, no Guajuviras. Rejeitados – Criação da Procuradoria Especial da Mulher; Moções contra o Reajuste das Passagens e Redução do Tempo de Integração e de Pesar pelo falecimento de Marisa Letícia Lula da Silva.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Maria Eunice: a. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE GERAÇÃO TRABALHO E RENDA
Cooperativa Vida Saudável- junto ao Instituto Consulado da Mulher para qualificar as empreendedoras, doação de equipamentos e recursos financeiros; Brechó das Comadres e Brechó da Selma – no Mathias Velho; Parceria da Cooperativa Vida Saudável e Associação de Mulheres do Multiplicar: Cursos de Culinária e Alimentação Saudável, de Reciclagem de pneus, de customização de roupas usadas e de Oficinas de Autoestima e empoderamento da Mulher no M. Velho e Guajuviras; Horta Comunitária Nancy Pansera– junto a empresas para doação de adubos, sementes e cerca; Associação de Mulheres do Multiplicar – Projeto MÃOS NA MASSA junto a PETROBRAS para constituição de Centro de Formação em Gastronomia e Qualificação de mulheres.
b. JUVENTUDE NA POLÍTICA – Realização de Oficinas de Reflexão e Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Encontrões da juventude; Caravana da Juventude a Curitiba por Lula Livre.
c. IDOSOS – Apoio a Eventos dos Grupos de Terceira Idade: Os Vencedores – Vila Hercules; Eterno Aprendiz – Guajuviras; Flor da Idade – Harmonia; Amigos da Vida – Centro, Florescer – Rio Branco.
d. MORADIA – Reuniões com moradores da Vila de Passagem, da Estrada do Nazário, do Barranco e os sorteados do Programa Minha Casa Minha Vida, com a Secretaria da Habitação e CEF para moradia de 476 famílias do MQ-4; Assessoramento à Comissão de Moradores do MQ-4 para busca de serviços da limpeza e coleta de lixo, fornecimento de água e esgoto, atendimento dos correios, revitalização de praças, plantio de árvores e acesso à educação, saúde e segurança; Apoio aos moradores do Mato Grande para constituição da Associação de Moradores Jardim da Conquista.
e. SAÚDE – Busca de Emenda de R$ 2.100.000,00 do Dep. Fed. Marco Maia para Saúde em Canoas.
f. LUTA POR DIREITOS – Ato, passeatas, caminhadas, coleta de assinaturas e panfleteações contra a Privatização da PETROBRAS, da CORSAN, a Reforma Trabalhista e Previdenciária; para Caravana em Defesa de Lula Livre; para reabertura do Corpo de Bombeiros da Mathias Velho com Dep. Nelsinho Metalúrgico; Negociações para manutenção do emprego nas Escolas Municipais com Gestão Compartilhada; Reunião com pais e professores para continuidade do CEIA – Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade e com Sindisaúde, Hospital e Governo municipal.
g. MANDATO POPULAR – Banca Semanal na Esquina Democrática de Canoas para informar, receber denúncias e sugestões, visitas e participação em eventos de entidades populares.
h. DEMANDAS DA POPULAÇÃO – Mais de 3200 Pedidos de Providências para execução de serviços públicos, destes em torno de 500 na área da saúde e educação; 109 Pedidos de Indicação dos serviços da CORSAN,RGE,BRIGADA MILITAR, CAIXA FEDERAL; 29 Pedidos de Informação ao Prefeito.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Maria Eunice: Só não realizamos os que dependem do governo municipal, como o Centro de Convivência do Idoso na região Oeste da cidade, aprovado no orçamento participativo e Criação de um Sistema Municipal de Emprego, Trabalho, Renda e Qualificação Profissional com o Projeto Cidade da Solda.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Maria Eunice: Para consolidar o trabalho desenvolvido por nosso Mandato Popular e ampliar a participação das mulheres no legislativo, vou concorrer novamente.

Continuar a ler

Política

Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge discute a pré-candidatura a deputado estadual

Redação

Publicado

em

O ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, tem discutido com lideranças políticas da cidade e da Região Metropolitana a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. Filiado ao PSD desde 2020, ele busca viabilizar sua pré-candidatura com base na experiência acumulada ao longo de sua trajetória na gestão pública.

Formado em jornalismo, Jairo Jorge iniciou a carreira política na década de 1980. Em 1988, foi eleito vereador em Canoas, destacando-se entre os mais votados do município. Ao longo dos anos, também ocupou cargos administrativos, como secretário executivo do Ministério da Educação e pró-reitor da Universidade Luterana do Brasil, com atuação nas áreas de educação e gestão.

A projeção estadual ganhou força a partir de 2008, quando foi eleito prefeito de Canoas pela primeira vez. Em 2012, foi reeleito no primeiro turno, permanecendo à frente do Executivo municipal por oito anos consecutivos. Em 2021, voltou ao cargo após nova vitória nas urnas, tornando-se um dos poucos políticos da cidade a exercer três mandatos como prefeito.

Durante as gestões, conduziu projetos voltados à administração pública, educação, saúde, infraestrutura urbana, habitação e desenvolvimento econômico.

Em 2018, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul, alcançando cerca de 700 mil votos, o que representou aproximadamente 11% do total.

No último sábado, 28, o ex-prefeito participou de um seminário realizado em Canoas para debater a pré-candidatura ao Legislativo estadual. O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre lideranças políticas locais, representantes da Região Metropolitana e apoiadores de diferentes cidades.

Também estiveram presentes vereadores do município, como Neuza Rufatto, Daurinei Alt e Patteta.

Durante o evento, foi destacada a ausência de representantes de Canoas na Assembleia Legislativa nos últimos anos, apesar de o município possuir um dos maiores colégios eleitorais do estado.

Continuar a ler

Política

Partido Missão promove evento de filiação em Porto Alegre com presença de Kim Kataguiri

Redação

Publicado

em

Um evento de filiação partidária será realizado nesta sexta-feira, 3, em Porto Alegre. A atividade ocorre às 19h30, no Bar I Bar, localizado no bairro Santana.

O encontro contará com a presença do deputado federal Kim Kataguiri e de Evandro Augusto, pré-candidato a deputado federal.

Segundo informações divulgadas pelos organizadores, a atividade é voltada à filiação de novos integrantes ao Partido Missão, legenda que se apresenta como alternativa no cenário político nacional, com posicionamento crítico tanto ao lulismo quanto ao bolsonarismo.

Continuar a ler

Política

Felipe Martini deixa presidência do Podemos Canoas para concorrer a Deputado Estadual

Redação

Publicado

em

O diretório municipal do Podemos de Canoas realizou, na noite de segunda-feira, 30, a cerimônia de transição de presidência. Felipe Martini, atual secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, passou o comando do partido para Marcos Daniel, que também assumirá a Coordenadoria da Região Metropolitana.

O encontro reuniu lideranças políticas e comunitárias. Entre os presentes estavam o presidente estadual do Podemos Everton Braz, Maurício Dziedricki, o vice-prefeito de Canoas Rodrigo Busato, o deputado federal Luiz Carlos Busato, o deputado estadual Guilherme Pasin, o ex-vereador Giovanni Rocha e vereadores do município.

Felipe Martini, que recebeu uma nova missão dentro do Podemos e é pré-candidato a deputado estadual, conduziu a transição para que Marcos Daniel dê continuidade ao trabalho à frente do partido.

“Seguimos com o compromisso de ampliar o diálogo com a população, fortalecer a participação política e consolidar o crescimento do Podemos em Canoas”, destacou. O evento teve como anfitrião Juarez Piccinini e contou com a presença de filiados, apoiadores e representantes da comunidade canoense.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques