Política
Série “O que o seu vereador anda fazendo…” com a parlamentar Maria Eunice

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereadora Maria Eunice Dias Wolf: PROJETOS DE LEI: Aprovados – a Esquina Democrática de Canoas; o Brique da Inconfidência; a denominação das Ruas do MQ-4 – Guajuviras; (Moção) Apoio ao Projeto do Dep. Fed. Marco Maia que designa o nome dos viadutos da cidade de Canoas. Em Andamento – o Conselho Municipal da Economia Solidária; o Feriado Municipal dia 20 de Novembro pela Consciência Negra; a Semana do Festival de Teatro – FESTIA; o Prêmio de Liderança Negra – Companheiro Marco Machado em parceria com o Vereador Bamberg; de Diretrizes e ações para Valorização e Prevenção no Combate à Violência contra as mulheres e meninas na Rede Municipal de Ensino; o Prêmio Maria da Penha destinado às lideranças femininas que se destacam no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em parceria com o Vereador Bamberg; que dá nome de Praça Professora Helley e Praça Mariele Franco as praças no MQ-4, no Guajuviras. Rejeitados – Criação da Procuradoria Especial da Mulher; Moções contra o Reajuste das Passagens e Redução do Tempo de Integração e de Pesar pelo falecimento de Marisa Letícia Lula da Silva.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Maria Eunice: a. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE GERAÇÃO TRABALHO E RENDA
Cooperativa Vida Saudável- junto ao Instituto Consulado da Mulher para qualificar as empreendedoras, doação de equipamentos e recursos financeiros; Brechó das Comadres e Brechó da Selma – no Mathias Velho; Parceria da Cooperativa Vida Saudável e Associação de Mulheres do Multiplicar: Cursos de Culinária e Alimentação Saudável, de Reciclagem de pneus, de customização de roupas usadas e de Oficinas de Autoestima e empoderamento da Mulher no M. Velho e Guajuviras; Horta Comunitária Nancy Pansera– junto a empresas para doação de adubos, sementes e cerca; Associação de Mulheres do Multiplicar – Projeto MÃOS NA MASSA junto a PETROBRAS para constituição de Centro de Formação em Gastronomia e Qualificação de mulheres.
b. JUVENTUDE NA POLÍTICA – Realização de Oficinas de Reflexão e Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Encontrões da juventude; Caravana da Juventude a Curitiba por Lula Livre.
c. IDOSOS – Apoio a Eventos dos Grupos de Terceira Idade: Os Vencedores – Vila Hercules; Eterno Aprendiz – Guajuviras; Flor da Idade – Harmonia; Amigos da Vida – Centro, Florescer – Rio Branco.
d. MORADIA – Reuniões com moradores da Vila de Passagem, da Estrada do Nazário, do Barranco e os sorteados do Programa Minha Casa Minha Vida, com a Secretaria da Habitação e CEF para moradia de 476 famílias do MQ-4; Assessoramento à Comissão de Moradores do MQ-4 para busca de serviços da limpeza e coleta de lixo, fornecimento de água e esgoto, atendimento dos correios, revitalização de praças, plantio de árvores e acesso à educação, saúde e segurança; Apoio aos moradores do Mato Grande para constituição da Associação de Moradores Jardim da Conquista.
e. SAÚDE – Busca de Emenda de R$ 2.100.000,00 do Dep. Fed. Marco Maia para Saúde em Canoas.
f. LUTA POR DIREITOS – Ato, passeatas, caminhadas, coleta de assinaturas e panfleteações contra a Privatização da PETROBRAS, da CORSAN, a Reforma Trabalhista e Previdenciária; para Caravana em Defesa de Lula Livre; para reabertura do Corpo de Bombeiros da Mathias Velho com Dep. Nelsinho Metalúrgico; Negociações para manutenção do emprego nas Escolas Municipais com Gestão Compartilhada; Reunião com pais e professores para continuidade do CEIA – Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade e com Sindisaúde, Hospital e Governo municipal.
g. MANDATO POPULAR – Banca Semanal na Esquina Democrática de Canoas para informar, receber denúncias e sugestões, visitas e participação em eventos de entidades populares.
h. DEMANDAS DA POPULAÇÃO – Mais de 3200 Pedidos de Providências para execução de serviços públicos, destes em torno de 500 na área da saúde e educação; 109 Pedidos de Indicação dos serviços da CORSAN,RGE,BRIGADA MILITAR, CAIXA FEDERAL; 29 Pedidos de Informação ao Prefeito.
Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Maria Eunice: Só não realizamos os que dependem do governo municipal, como o Centro de Convivência do Idoso na região Oeste da cidade, aprovado no orçamento participativo e Criação de um Sistema Municipal de Emprego, Trabalho, Renda e Qualificação Profissional com o Projeto Cidade da Solda.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Maria Eunice: Para consolidar o trabalho desenvolvido por nosso Mandato Popular e ampliar a participação das mulheres no legislativo, vou concorrer novamente.
Política
Visita ao filho Rodrigo como Prefeito é primeira agenda de Busato após reeleição

O deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) esteve em Canoas nesta quinta-feira, 8, em sua primeira agenda oficial após ser reeleito para a Câmara dos Deputados.
Durante a visita, Busato esteve com o filho, Rodrigo Busato (União Brasil), que ocupa temporariamente o cargo de prefeito de Canoas. A agenda ocorreu após o resultado das eleições e teve como foco questões relacionadas ao município e às ações de reconstrução.
Rodrigo parabenizou o deputado pela reeleição e destacou a participação da equipe durante a campanha.
“É uma alegria muito grande ter contribuído para essa conquista, liderando um time que trabalhou muito para garantir a continuidade desse projeto de defesa dos interesses de Canoas em Brasília. Quero parabenizar o deputado Busato pela reeleição e agradecer a toda a nossa equipe pelo empenho. Seguimos juntos, com o compromisso de buscar recursos, fortalecer parcerias e avançar na reconstrução da nossa cidade. Canoas precisa dessa união de esforços para seguir em frente”, afirmou Rodrigo.
Busato agradeceu os votos recebidos em Canoas e falou sobre a atuação do filho e da equipe durante o período eleitoral.
“Quero agradecer a cada canoense que confiou mais uma vez no nosso trabalho. O Rodrigo e toda a sua equipe foram fundamentais para essa conquista. Fiz questão de vir a Canoas nesta primeira agenda para reconhecer esse trabalho, prestigiar o Rodrigo e reafirmar meu compromisso com a cidade. Seguiremos trabalhando para trazer investimentos, apoiar a reconstrução e ajudar Canoas a avançar”, destacou o parlamentar.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito de Canoas durante o período de recuperação de Airton Souza, que está afastado das atividades após ser diagnosticado com Covid-19.
Política
Rodrigo Busato assume prefeitura de Canoas e acompanha obras de proteção contra cheias

O prefeito em exercício de Canoas, Rodrigo Busato, iniciou nesta quarta-feira, 7, a agenda no cargo com reuniões de gestão e acompanhamento de obras e serviços no município.
No bairro Rio Branco, Busato acompanhou os trabalhos no Trecho 2 do sistema de proteção contra cheias. A etapa faz parte do conjunto de intervenções previstas para a proteção da cidade. O Trecho 1, conhecido como Muro da Cassol, já foi concluído, enquanto as obras do Trecho 3 seguem em andamento.
“Minha rotina já é estar nas ruas, acompanhar as obras e ouvir a população. Como prefeito em exercício, sigo com esse compromisso e com a responsabilidade de conduzir as demandas da cidade. As obras de proteção são uma prioridade para a segurança das famílias de Canoas”, afirmou Busato.
Ao longo do dia, também foram realizadas reuniões para tratar do andamento de ações e projetos da Administração Municipal.
Rodrigo Busato exerce temporariamente o cargo de prefeito durante o afastamento de Airton Souza, que está em recuperação após testar positivo para Covid-19.
Política
Seções eleitorais são transferidas após danos causados por temporal em Nova Santa Rita

As seções eleitorais 495, 496, 497, 498, 499 e 500, que funcionavam na EMEF Tiradentes, em Nova Santa Rita, foram temporariamente transferidas após a escola sofrer danos provocados pelo último temporal.
Os eleitores vinculados a essas seções deverão votar provisoriamente na EMEF Professora Janaína Pereira, localizada na Rua Porto da Farinha, nº 891.
A mudança ocorre devido às condições do prédio da EMEF Tiradentes após o temporal. A transferência é temporária.
Antes de sair de casa para votar, os eleitores devem conferir o local de votação e a seção eleitoral correspondente, especialmente aqueles que costumam votar na EMEF Tiradentes.

Eleições 20261 semana atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem
Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas alerta para risco alto de temporais, vento forte e granizo nesta quinta-feira
Eleições 20266 dias atrásEleições 2026: veja quantos votos receberam os vereadores de Canoas
Defesa Civil1 semana atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Defesa Civil1 semana atrásNova Santa Rita é habilitada para saque do FGTS após temporal atingir mais de 500 famílias

Desenvolvimento1 semana atrásCanoas abre votação virtual para receber sugestões sobre revisão do Plano Diretor
Eleições 20261 semana atrásEleitores podem consultar situação do título pela internet antes das eleições 2026

Canoas1 semana atrásCanoas inicia Semana da Pessoa Idosa nesta sexta-feira com desfile e programação até 9 de outubro
















































