Geral
Medalha Pinto Bandeira: homenageados recebem a maior honraria da cidade

A noite da terça-feira, 1º, foi marcada pela entrega da medalha Pinto Bandeira a dez cidadãos que foram agraciados com a mais alta honraria de Canoas. O evento ocorreu no centro de eventos do ParkShopping Canoas e contou com a presença de autoridades e convidados. Neste ano, os homenageados foram Walter Galvani da Silveira, Francisco Ricardo Terres Trois, Ivo da Silva Lech, Jorge Uequed, Dirceu Franciscon, Cristina Sorrentino, Maria da Graça Galinatti Flach, Ivone Frare, Antônio Jesus Pfeil e Luiz Felipe Scolari. As dez personalidades se destacaram nas áreas da comunicação, cultura, esporte, política e educação, em ações que foram reconhecidas pelo prefeito Luiz Carlos Busato.
O prefeito ressaltou que cada homenageado tem uma importância ímpar para a trajetória de Canoas e que a escolha das entidades que também receberam o reconhecimento neste ano foi difícil, pela grande quantidade de trabalhos de qualidade desempenhados na cidade. “Temos muitos ótimos trabalhos em desenvolvimento em Canoas. O reconhecimento que entregamos hoje é mais do que merecido a todos que os receberam”, disse o prefeito Busato.
Representando os homenageados, Jorge Uequed discursou sobre o crescimento da cidade em todos os âmbitos, e enfatizou os progressos na área da Educação. “Hoje Canoas tem três universidades e, além disso, nossas escolas, seja da rede pública ou privada, são motivo de orgulho para esta cidade”, declarou. Uequed ainda aproveitou para saudar a escolha da Prefeitura de, nesta edição, homenagear entidades que refletem a pluralidade de interesses e áreas de atuação dos canoenses.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Paulo Mossini, enalteceu a escolha dos homenageados e declarou seu orgulho por ser o presidente do Legislativo no ano em que a cidade completa 80 anos. “Esta cidade vive um momento histórico e poder participar da entrega das medalhas para estas pessoas que têm tanta importância para o progresso de Canoas me enche de alegria, é um sentimento indescritível”, comentou.
Entre as autoridades presentes no evento, estavam também a vice-prefeita Gisele Uequed e o secretário de Direitos Humanos e Participação Social Roberto Tietz.
Entidades
Além dos dez cidadãos agraciados com a medalha, em comemoração aos 80 anos de Canoas, entidades representativas para a história da cidade foram também selecionadas para também receber uma honraria.
Veja as entidades homenageadas:
Bolão Gaúcho
Colégio Marechal Rondon
OAB
Promotoria de Justiça
Sindicato dos Comerciários de Canoas
Conjunto Comercial de Canoas
SINDIGÊNEROS
Orquestra Trilhos Sonoros
Colégio La Salle
Gazeta
Defensoria Pública
Câmara de Vereadores
SESC
Consepro
SINDILOJAS
ACAA
Pestalozzi
Guarda municipal
Associação. Legato
Chimarrão da Amizade
12ª RT – Tradicionalista
Mix FM
ASMC
São Luís Gonzaga
Foro de Canoas
UniRitter
CICS
Radio Real
Canoas Shopping
Rotary Clube
Reino da Criança
Colégio Maria Auxiliadora
Parceiros voluntários
Corpo de Bombeiros
EMEF Duque de Caxias
Oriente Futebol Clube
Brigada Militar
ADEVIC
AETEC
CCT – Rancho Crioulo
Corsan
Susepe
Lions Clube
SENAC
Jornal Diário de Canoas
CDL
UlbraTV
Polícia Civil
Associação do Carnaval
Gracinha (ou ABC)
REFAP
ACADEF
Sindicato dos Metalúrgicos
APAE
Grupo de Escoteiros
COCAN
Ministério Público
ALA 3
Liga Canoense de Futsal
Liga Canoense de Futebol
Ulbra
Simecan
Escola Criança Esperança
Soroptimistas
SEBRAE
Liga Feminina de Câncer
SESI
Liga de Escolas de Samba
Instituto Pró-Autismo Autistar
Jornal o Timoneiro
Canoas Park Shopping
Metropolitana
Academia Peixinho
Unilasalle
SENAI
Igreja Quadrangular
Igreja Universal
UAMCA – União de Associações de Moradores de Canoas
Consulado Inter
Assoc. Social Santa Isabel (Raio de Sol e lar São José)
Igreja Assembléia de Deus
Consulado do Grêmio
Economia Solidária
Geral
Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.
Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.
Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.
Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.
“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.
“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Primeiras impressões
Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.
Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.
Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.
Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.
Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.
Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.
Roteiro
20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus
21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas
22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.
23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores
24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática
25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental
26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas
27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/
). 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Geral
Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.
A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.
O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.
“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.
Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.
- Habitação3 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais1 semana atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria1 semana atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação1 semana atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Política3 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Saúde1 semana atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Saúde1 semana atrás
Sesc Canoas promove Semana da Alimentação com foco em saúde e sustentabilidade