Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Geral

Medalha Pinto Bandeira é entregue nesta terça-feira, 1º de outubro

Redação

Publicado

em

Acontece na noite de hoje, no Centro de Eventos Park Shopping Canoas, a solenidade de entrega das medalhas Pinto Bandeira, serão 10 homenageados, e 80 empresas canoenses receberão uma medalha em homenagem ao aniversário da cidade.

As personalidades que prestaram relevantes serviços em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país, são homenageadas desde 1981 com a Medalha Pinto Bandeira. Honraria máxima da cidade, outorga de reconhecimento público e gratidão a um cidadão, ela tem esta denominação em homenagem ao herói Francisco Pinto Bandeira que aqui chegou em 1733, dando início ao povoamento de Canoas.

A história da cidade será representada neste ano por pessoas que tiveram suas importantes contribuições nas áreas de comunicação, cultura, esporte, política e educação, reconhecidos pelo prefeito Luiz Carlos Busato. Eles serão os homenageados com a medalha Pinto Bandeira de 2019.

Parte dos agraciados recebeu o anúncio em um encontro realizado em junho com o chefe da comissão que está organizando o Canoas 80 anos, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Social, Roberto Tietz. “É um ano especial. Fizemos muita pesquisa para pinçar os nomes e escolhemos com muito carinho para fazer um agradecimento, dar o reconhecimento, pois esses nomes representam a grandeza de Canoas”, anunciou Tietz.

Veja os homenageados:

1) Walter Galvani da Silveira

Jornalista, escritor, professor e canoense. Um dos fundadores do jornal “Expressão”, atuou no “Correio do Povo” de Porto Alegre, onde iniciou sua carreira na Academia Rio-Grandense de Letras. Atualmente, ocupa a cadeira de número 25.

2) Francisco Ricardo Terres Trois

Historiador pós-graduado em Memória Social e Identidades pela Ulbra. Campeão estadual e sul-americano de Xadrez, tendo participado de várias Olimpíadas, mundiais e torneios internacionais. Recebeu os títulos de Árbitro e Mestre de Xadrez.

3) Ivo da Silva Lech

Advogado e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos. Foi vereador em Canoas de 1983 a 1986 e deputado federal em 1986 pelo Rio Grande do Sul. Atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico e Controlador-Geral de Canoas. Constituinte na Carta Constitucional 1988.

4) Jorge Uequed

Advogado e jornalista. Vereador de Canoas em 1968 por dois mandatos e deputado federal pelo Rio Grande do Sul durante cinco mandatos, de 1974 a 1994. Fundou o Comitê Nacional em Defesa dos Aposentados e Pensionistas. Constituinte na Carta Constitucional 1988.

5) Dirceu Franciscon

Deputado Estadual, é técnico em contabilidade e especialista em orçamento da União. Assessor parlamentar da Câmara dos Deputados de 2008 a 2016. Antes de ser eleito deputado estadual em 2018, foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul.

6) Cristina Sorrentino

Formada em canto erudito em Madri, na Espanha. Citada pelo jornal Zero Hora como a “voz que cala os presidentes”, por interpretar o hino nacional em mais de 400 eventos estaduais e nacionais. Já cantou ao lado de Daniela Mercury e Luiggi Baricelli.

7) Maria da Graça Galinatti Flach

Nutricionista e especialista em língua inglesa, com certificado de proficiência pelas universidades de Michigan (USA) e Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, estuda pós-graduação em Psicologia Positiva na PUCRS. Diretora dos Parceiros Voluntários de Canoas.

8) Ivone Frare

Professora graduada em pedagogia na FEEVALE. Especialista em metodologia do Ensino Superior na Ulbra. Diretora de Cultura do município por várias administrações. Uma das idealizadoras da Semana Farroupilha no Parque Eduardo Gomes, hoje coordena a Casa dos Rosa.

9) Antônio Jesus Pfeil

Nasceu em Santa Rita, no dia 7 de outubro de 1939. Ajudou a fundar o centro de pesquisadores do Cinema Brasileiro e a promover a primeira mostra de cinema nacional em Gramado. Venceu três Kikitos, com os curtas “Cinema Gaúcho dos Anos 20”, “O Leão do Caverá” e “Porto Alegre Adeus.”

10) Luis Felipe Scolari

Conhecido como Felipão, é técnico e ex-jogador de futebol. Conquistou o Pentacampeonato da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Treinou clubes importantes como o Grêmio e o Palmeiras, com os quais conquistou a Copa Libertadores da América.

Na ocasião, fará uso da palavra o homenageado Jorge Uequed.

Continuar a ler

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques