Desafio Jovem comemora seus 40 anos de existência

Com o objetivo de prevenir e recuperar pessoas viciadas em drogas ou álcool, o Desafio Jovem completa 40 anos e soma mais de 3 mil pessoas recuperadas. Os idealizares do projeto foram Ivone Alves e Antônio Correa dos Santos (falecido).
Tudo começou em 1979, quando os criadores começaram a reunir famílias para fazer um trabalho de prevenção do uso de drogas e álcool. Os encontros aconteciam no Salão Paroquial da Igreja São Luís, no centro da cidade, com pouco retorno de púbico.
Ivone e Antônio, conversando com o médico Nelson Lemos, descobriram que em Brasília estava sendo realizado um trabalho de recuperação de jovens, e em 1980 os dois viajaram para o Distrito Federal e receberam todas as orientações e materiais para começarem a trazer o programa proveniente dos Estados Unidos para Canoas. Nos três primeiros anos, eles levavam as pessoas que encontravam nas ruas para se tratarem em Brasília, mais tarde conseguiram um terreno no bairro Estância Velha onde funcionou o Desafio Jovem por anos. Atualmente, a casa de reabilitação fica localizada no bairro São Luiz, e quinze pessoas estão passando pelas fases de reabilitação.
A Srª Ivone, presidente da entidade, falou sobre o papel importante que realizou na cidade de Canoas, no Brasil e até fora do país. “Hoje somamos mais de 3 mil recuperados, e muito mais do que isso, atendidos pelo Desafio. Tivemos persistência e continuamos tendo”, destacou Ivone.

Quem puder colaborar para recuperar a estrutura da entidade, pode entrar em contato pelo telefone: 99977.3509.
Comemorações…
A presidente do Desafio Jovem, Dona Ivone, aproveitou as comemorações de 40 anos da entidade para comemorar junto seu aniversário de 80 anos, na última quarta-feira, 25, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC).
Estiveram presentes centenas de pessoas, entre elas o ex- deputado federal Jorge Uequed, que afirmou na ocasião: “A sociedade precisa de pessoas como a Ivone, que acredita no próximo e na recuperação do ser humano”.