Política
“O que o seu vereador anda fazendo…” recebe o parlamentar Dario

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador Dario Francisco da Silveira: Sou autor dos projetos de inserção digital chamado Camara.com, que disponibilizada computadores com acesso à internet, localizado na Câmara Municipal de Canoas, para uso da comunidade; – Concessão de vagas de emprego para adolescentes institucionalizados – que se encontram sob a responsabilidade do município; – Instituí o prêmio de Jubilamento aos servidores da Câmara Municipal de Canoas; – Instituí o Dia Municipal de Conscientização da Fibromialgia bem como o atendimento preferencial a portadores da doença, entre outros. Em tramitação, tenho o Projeto de prevenção à violência doméstica com a estratégia de saúde da família. A função de um vereador vai muito além da criação de projetos de lei. Uma das principais atribuições é fiscalizar o executivo para que cumpra as leis e as demandas através dos pedidos de providência; – Fui voto contrário à PPP (Parceria Público Privada) da Corsan; – Voto contrário à retirada do rancho dos aposentados do município; – Voto contrário ao aumento da vida útil da frota de ônibus de oito para doze anos. – Voto contrário à prorrogação do contrato com a empresa de ônibus SOGAL; – Membro da comissão de saneamento ambiental, resíduos sólidos, obras, serviços públicos, meio ambiente e habitação; – e membro da comissão de saúde, educação e cultura.
Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Dario: As principais demandas estão relacionadas à saúde, transporte público, serviços urbanos, educação e infraestrutura.
Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Dario: Em toda nossa trajetória política, nunca fizemos promessas de campanha e sim o compromisso de fiscalizar e atuar em defesa da sociedade. Trabalhamos com cinco bandeiras que norteiam nossa caminhada, além da saúde que é um dos principais problemas da cidade. Bandeiras: Igreja – Católico atuante, participo de diversas paróquias através dos movimentos do ECC – Encontro de Casais com Cristo, Cursilho, participei do CLJ como “tio do movimento”, sendo ainda um grande incentivador da juventude. Esporte – Diretor da Liga Canoense de Futebol, além de acompanhar o andamento dos clubes e competições de futebol e futsal. Tradicionalismo – Defensor atuante de nossa tradição, participo ativamente dos movimentos tradicionalistas juntamente com a AETC – Associação Entidades Tradicionalista de Canoas, piquetes, DTGs e CTGs. Família – Célula primeira da sociedade, responsável pela construção do indivíduo e fortalecimento dos valores do cidadão. Educação – Fui membro do CPM da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Jaeger, acredito na valorização do ensino público e como pedetista defendo a escola de turno integral.
Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Dario: Sim. Apesar do apelo do nosso conselho político e base eleitoral para alçarmos voos maiores, acreditamos que ainda temos muito a fazer como representante da sociedade no parlamento.
Política
Soraia Hanna lança livro que partilha técnicas, bastidores e reviravoltas em gestões de crises e de reputação

Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre. (mais…)
Política
Projeto que propõe fim da escala 6×1 ganha força no Congresso

O Projeto de Lei 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), tem ganhado apoio entre parlamentares e lideranças sindicais e é apontado por integrantes do governo federal como a proposta mais viável para substituir a atual escala 6×1, regime em que o trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal.
A proposta estabelece a escala 5×2, com redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e dois dias de descanso remunerado. O texto prevê uma transição gradual, com diminuição de duas horas por ano, para minimizar impactos econômicos sobre o setor produtivo.
O projeto conta com o apoio de centrais sindicais, como CTB, UGT, Força Sindical e CSB, além de receber apoio público de membros do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Nos bastidores do Congresso, o texto é considerado politicamente mais viável do que propostas semelhantes que tramitam em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), por exigir quórum simples de votação. O relator do projeto na Comissão de Trabalho é o deputado Léo Prates (PDT-BA), e a previsão é que o parecer seja votado ainda neste mês.
Em reunião realizada em outubro entre Daiana Santos, Léo Prates e Luiz Marinho, o ministro reafirmou o apoio do governo à mudança no regime de trabalho e classificou o projeto como “a proposta mais madura para uma transição segura e gradual ao modelo 5×2”.
Segundo o ministro, após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o governo pretende concentrar esforços em medidas voltadas à redução da jornada de trabalho, tema que faz parte do programa de valorização do emprego e da renda.
A deputada Daiana Santos afirmou que a proposta busca construir consenso entre diferentes setores.
“Estamos dialogando com representantes empresariais e centrais sindicais. O formato de projeto de lei facilita o avanço da pauta, já que não depende de quórum qualificado, e pode ser sancionado pelo presidente”, disse.
Durante o seminário “Alternativas para o Fim da Escala 6×1”, promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, o ministro Luiz Marinho lembrou que mudanças semelhantes já ocorreram no passado, como a redução da jornada de 48 para 44 horas, instituída pela Constituição de 1988, após intensos debates.
O relatório final do PL 67/2025 deve ser apresentado em 6 de dezembro. A expectativa é de que o tema seja analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados nos primeiros meses de 2026.
Política
TSE aprova registro do Partido Missão, do MBL, que poderá disputar as eleições de 2026

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Esporte5 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Canoas1 semana atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Esporte6 dias atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Animais6 dias atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães
























































