Geral
Busato assina edital para concessão do transporte coletivo canoense


Na manhã desta quarta-feira, 18, foi lançado o tão aguardado edital de licitação para a concessão do transporte público de Canoas. A assinatura do documento, feita pelo prefeito Luiz Carlos Busato, foi realizada em ato na Prefeitura Municipal, que contou com secretários, autoridades, populares, além dos órgãos da imprensa. O edital, no formato de concorrência pública, tem prevista a seleção da empresa no dia 21 de outubro.
Em breve discurso, Busato ressaltou que a gestão assegura que os ônibus terão wi-fi, acessibilidade e ar-condicionado, entre outras coisas, e que essa licitação foi planejada com bases técnicas, e que, por isso, está seguro de que está entregando qualidade para a população canoense.
A licitação obriga que a idade média dos veículos seja menor que a atual, de oito anos, e há exigência de que os ônibus sejam equipados com câmeras internas e externas, GPS e sistema de bilhetagem eletrônica.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti, agradeceu o empenho dos responsáveis pelo lançamento do documento. “Técnicos e secretários se debruçaram sobre todos os pormenores do edital, para garantir que aconteça uma prestação de serviços como a população merece. Agora, as empresas interessadas podem ter ciência do edital”, lembra o secretário.
Sustentabilidade
Além disso, o prefeito Busato revelou que é planejado um investimento em ônibus elétricos. “Faremos uma proposta para que o recurso que a empresa vencedora da licitação deve depositar para o Fundo Municipal de Transportes vá para a aquisição de alguns ônibus elétricos. É uma forma de começarmos a ter uma frota realmente sustentável, sem custo de combustível fóssil, por exemplo”, garantiu o prefeito.
Melhorias previstas
A primeira audiência pública para apresentar as condições gerais que orientariam a licitação para a concessão do transporte público municipal foi realizada no dia 31 de julho deste ano. Na ocasião, Busato ressaltou que este era um tema importante para a cidade. “Desde o primeiro dia da nossa administração, estamos tomando atitudes para a melhoria do sistema de transportes. Esta é uma obrigação que nós temos, um compromisso que assumimos com os canoenses”.
Canoas possui uma média mensal de 1 milhão de passageiros de ônibus coletivo, e 160 mil de seletivo. O contrato previsto na licitação é único nas modalidades de transporte coletivo e seletivo na cidade de Canoas.
Policial
Operação prende 14 suspeitos de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Canoas

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 10, 14 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso com atuação no bairro Rio Branco, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a investigação, o grupo estaria envolvido com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Oito suspeitos foram presos preventivamente no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina. Outros três investigados já estavam no sistema prisional. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados utilizariam imóveis em Santa Catarina, principalmente em Florianópolis, para movimentar e ocultar recursos obtidos com atividades criminosas.
Durante a operação, foram apreendidos uma mala com dólares, que podem ser falsos, armas, três veículos e um jet ski. A ação foi coordenada pela 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio das forças de segurança de Santa Catarina. Cerca de 120 agentes participaram da operação, que também contou com o uso de helicópteros.
Investigação
Conforme a Polícia Civil, a investigação identificou uma divisão de funções entre os integrantes do grupo. Os principais investigados teriam movimentado aproximadamente R$ 8,8 milhões entre 2020 e 2025.
A análise financeira apontou, segundo os investigadores, incompatibilidade entre os valores movimentados e as rendas declaradas pelos suspeitos. Alguns deles seriam beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família.
A polícia também investiga a participação do grupo em conflitos recentes nos bairros Rio Branco e Niterói, em Canoas. A suspeita é de que os confrontos estejam relacionados à disputa por pontos de venda de drogas.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de uma mulher. Na ocasião, foram apreendidas drogas, dinheiro, anotações relacionadas ao tráfico e comprovantes de pagamentos de cartões de crédito que, somados, ultrapassavam R$ 200 mil.
A operação busca reunir novas provas sobre a atuação do grupo e a origem dos recursos investigados.
Meio Ambiente
Plano Diretor de Canoas entra em nova fase e leva debate aos bairros; confira a programação das oficinas

A revisão do Plano Diretor de Canoas entra em uma nova etapa a partir de setembro, com a realização de 11 Oficinas Participativas nos bairros do município. Os encontros têm como objetivo ampliar a participação popular no processo e permitir que os moradores apresentem demandas, problemas, potencialidades e prioridades de suas regiões.
A iniciativa dá continuidade à primeira fase da revisão do Plano Diretor, que reuniu cerca de 1,1 mil participações em diferentes espaços de debate. Entre as atividades realizadas estiveram a Aula Inaugural do Plano Diretor, oito Mesas Temáticas, uma Mesa de Diretrizes Estratégicas, encontros no Legislativo Municipal, reuniões com entidades e atividades junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Com o início das oficinas nos bairros, a discussão passa a ser levada diretamente aos territórios. A proposta é aproximar o processo de revisão da população e incorporar ao planejamento urbano as particularidades de cada região da cidade.
Durante os encontros, os moradores poderão contribuir com informações sobre a realidade dos bairros e apontar questões que consideram prioritárias para o desenvolvimento de Canoas. As contribuições serão utilizadas na construção das diretrizes que vão orientar o novo Plano Diretor.
A nova etapa busca garantir que o planejamento da cidade considere as diferentes características, necessidades e potencialidades existentes no município, fortalecendo a participação da comunidade na definição do futuro urbano de Canoas.
Confira a programação
Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, com início às 18h30:
9 de setembro – Igara/São José
16 de setembro – Guajuviras/Brigadeira
23 de setembro – Estância Velha/Olaria
30 de setembro – Nossa Senhora das Graças/Marechal Rondon
Novembro – Niterói; Mathias Velho; São Luís/Industrial
Dezembro – Harmonia/Cinco Colônias; Fátima/Mato Grande
Janeiro de 2027 – Rio Branco; Centro
A programação e os locais dos encontros estão sujeitos a alterações. As informações sobre cada oficina serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura.
Outras formas de participar
Além das oficinas presenciais, a população também poderá contribuir por meio do OPINA CANOAS, consulta pública que ocorre paralelamente ao calendário dos encontros, através do link: https://www.canoas.rs.gov.br/plano-diretor/. A iniciativa permitirá a participação individual on-line, enquanto as Oficinas Livres possibilitarão que entidades e grupos da sociedade se organizem para apresentar suas propostas.
A revisão do Plano Diretor busca construir, de forma participativa, as diretrizes para o desenvolvimento de Canoas nos próximos anos. Com as oficinas nos bairros, moradores de diferentes regiões da cidade passam a ter um espaço direto para contribuir com essa construção.
Geral
Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.
A inscrição deve ser feita por meio de formulário.
A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.
A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.

Educação1 semana atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Policial1 semana atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Geral4 dias atrásInscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7
Fazenda4 dias atrásSimples Nacional terá novo prazo para 2027; veja até quando as empresas podem solicitar

Semana Farroupilha1 semana atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro

Canoas6 dias atrásCanoas passa a permitir pedido online de licença para eventos em espaços públicos

Serviços6 dias atrásSaiba como funcionam os serviços municipais no Dia da Independência do Brasil em Canoas

Geral6 dias atrásNova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro



















































