Conecte-se conosco

header-top







 

31/03/2026
 

Política

” O que o seu vereador anda fazendo…” recebe o parlamentar Sargento Santana (PTB)

Redação

Publicado

em

Bráulio Santana Pedroso (Sargento Santana)
PTB

Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Sargento Santana: Nós temos números bastante expressivos de atendimento e encaminhamento das demandas de toda a comunidade. Desde janeiro de 2017, foram quase cinco mil pedidos de providências junto à Prefeitura. Também foram feitas mais de 200 indicações, que são os pedidos de melhorias para as áreas de segurança, telefonia, iluminação pública e fornecimento de energia elétrica, água e esgoto. Também foram 20 projetos de lei, que estão em tramitação, além de mais de 100 requerimentos dentro dos processos legislativos. Fora isso, temos a aprovação do Dia do Proerd, que é um programa da Brigada Militar para prevenção do uso de drogas, também criamos uma lei para que os grandes eventos utilizem bombeiros civis na prevenção de sinistros. Na presidência da Comissão de Segurança Pública da Câmara, trabalhamos sempre pela melhoria da segurança em nossa cidade. Além disso, há a presença política do nosso mandato junto aos problemas da comunidade e do encaminhamento das soluções através da Prefeitura Municipal, para onde as demandas são encaminhadas.

Jornal Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Vereador Sargento Santana: Há uma variedade de demandas, dos mais diferentes assuntos, problemas e áreas da cidade. Há problemas pontuais, como a colocação de uma faixa de segurança, o reparo de um bueiro, um buraco de rua ou uma placa de sinalização. Mas há também demandas bem mais complexas, como as que vêm da área da saúde, da área da educação, o atendimento da educação infantil, entre outras. Como temos um mandato identificado com a área da segurança da segurança pública também chegam ao gabinete.

Jornal Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado? Tem estimativa de tempo?
Vereador Sargento Santana: Um de nossos compromissos de campanha, e isso é um compromisso permanente, é a melhoria contínua da qualidade de vida dos agentes de segurança. Para todos eles, mas, muito especialmente, para os agentes dos órgãos de segurança que escolhem nossa Canoas para morar e trabalhar. Há um debate permanente, por parte de nosso gabinete, para que o município possa oferecer moradia para estes agentes. É uma discussão que vem sendo feita semanalmente. E temos avançado muito nesse assunto. Não é possível darmos aqui uma previsão, uma estimativa, mas é um compromisso nosso que terá o melhor encaminhamento possível, buscando a melhoria das condições de trabalho para os agentes de segurança, tornando Canoas uma cidade ainda mais atrativa para quem buscar viver e trabalhar aqui.

Jornal Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Vereador Sargento Santana: Sim. Nós acreditamos que o mandato de um representante do setor de segurança pública deve ter presença na Câmara de Vereador. Pois nós temos a convicção que nosso mandato tem contribuído, em muito, para a melhoria e para a baixa de todos os índices de violência em nosso município. Nossa atuação no Legislativo tem sido fundamental para os projetos do Executivo na área de prevenção e repressão ao crime, tornando nossa Canoas mais segura para todos. Para os cidadãos e também para os que buscam nossa cidade para empreender e criar mais oportunidades de emprego e renda. Em 2020, nossa candidatura estará nas ruas mostrando que a polícia valorizada representa uma cidade mais segura.

Continuar a ler

Política

Caiado será anunciado hoje como candidato à Presidência pelo PSD e Leite deve seguir governador

Redação

Publicado

em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será anunciado nesta segunda-feira, 30, como candidato à Presidência da República. O anúncio está previsto para as 16h, durante entrevista coletiva na sede do Partido Social Democrático (PSD), em São Paulo.

A decisão foi comunicada na noite de domingo, 29, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Segundo a informação, Kassab avisou pessoalmente que Caiado será o candidato da legenda ao Palácio do Planalto. Leite deve continuar como governador até o final do mandato, segundo informou recentemente. A outra possibilidade é a de reunciar novamente e se candidatar a uma das vagas ao Senado.

Recém-filiado à sigla presidida por Gilberto Kassab, Caiado foi definido como o nome do partido para a disputa nacional após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, que até então era apontado como pré-candidato.

Continuar a ler

Política

CCJ da Câmara aprova projeto de lei que endurece penas para agressores de mulheres

Redação

Publicado

em

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2083/22, que endurece as punições para agressores de mulheres que continuam ameaçando ou atacando as vítimas mesmo após condenação. A proposta teve relatoria do deputado federal gaúcho Luiz Carlos Busato (União Brasil).

O texto altera a Lei de Execução Penal e passa a considerar falta grave quando o preso se aproxima da casa, do trabalho ou de familiares da vítima durante saídas autorizadas ou no cumprimento dos regimes aberto e semiaberto.

Pela legislação, detentos que cometem faltas graves podem sofrer punições como isolamento por até 30 dias, suspensão de visitas e perda de parte do tempo reduzido por trabalho ou estudo. Também há possibilidade de regressão para um regime mais rigoroso e reinício da contagem para progressão de pena.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Pode-MS), o projeto foi inspirado no caso de Barbara Penna, que continuou sendo ameaçada pelo agressor mesmo após a prisão. No início de março, ela esteve no Congresso Nacional a convite do relator e participou de uma homenagem às mulheres.

A proposta também prevê a transferência do preso para outro presídio, inclusive em outro estado, e autoriza a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado em casos de novas ameaças ou agressões. O regime impõe regras mais rígidas, como cela individual e restrições a visitas.

Além disso, o texto altera a Lei dos Crimes de Tortura para incluir como tortura a submissão repetida da mulher a intenso sofrimento físico ou mental em situações de violência doméstica, com pena prevista de 2 a 8 anos de reclusão.

O relator destacou que as mudanças fortalecem a proteção das vítimas e evitam a continuidade da violência.

“Classificar como falta grave o descumprimento de medidas protetivas, aplicar o Regime Disciplinar Diferenciado em ameaças ou violência repetidas e permitir a transferência para outro estado são ferramentas legais essenciais para evitar a revitimização das mulheres e para garantir decisões judiciais efetivas”, afirmou Luiz Carlos Busato.

O projeto, que já passou pelo Senado, segue agora para análise do plenário da Câmara. Caso seja aprovado sem alterações, o texto será encaminhado para sanção presidencial.

Continuar a ler

Política

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Redação

Publicado

em

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal, através da Mesa Diretora, informou que fixou novos dias e horários das sessões ordinárias. As reuniões acontecerão todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 13h45. A decisão vale a partir da próxima sessão, nesta quinta-feira, 19 março.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques