Política
” O que o seu vereador anda fazendo…” recebe o parlamentar Sargento Santana (PTB)

Bráulio Santana Pedroso (Sargento Santana)
PTB
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Sargento Santana: Nós temos números bastante expressivos de atendimento e encaminhamento das demandas de toda a comunidade. Desde janeiro de 2017, foram quase cinco mil pedidos de providências junto à Prefeitura. Também foram feitas mais de 200 indicações, que são os pedidos de melhorias para as áreas de segurança, telefonia, iluminação pública e fornecimento de energia elétrica, água e esgoto. Também foram 20 projetos de lei, que estão em tramitação, além de mais de 100 requerimentos dentro dos processos legislativos. Fora isso, temos a aprovação do Dia do Proerd, que é um programa da Brigada Militar para prevenção do uso de drogas, também criamos uma lei para que os grandes eventos utilizem bombeiros civis na prevenção de sinistros. Na presidência da Comissão de Segurança Pública da Câmara, trabalhamos sempre pela melhoria da segurança em nossa cidade. Além disso, há a presença política do nosso mandato junto aos problemas da comunidade e do encaminhamento das soluções através da Prefeitura Municipal, para onde as demandas são encaminhadas.
Jornal Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Vereador Sargento Santana: Há uma variedade de demandas, dos mais diferentes assuntos, problemas e áreas da cidade. Há problemas pontuais, como a colocação de uma faixa de segurança, o reparo de um bueiro, um buraco de rua ou uma placa de sinalização. Mas há também demandas bem mais complexas, como as que vêm da área da saúde, da área da educação, o atendimento da educação infantil, entre outras. Como temos um mandato identificado com a área da segurança da segurança pública também chegam ao gabinete.
Jornal Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado? Tem estimativa de tempo?
Vereador Sargento Santana: Um de nossos compromissos de campanha, e isso é um compromisso permanente, é a melhoria contínua da qualidade de vida dos agentes de segurança. Para todos eles, mas, muito especialmente, para os agentes dos órgãos de segurança que escolhem nossa Canoas para morar e trabalhar. Há um debate permanente, por parte de nosso gabinete, para que o município possa oferecer moradia para estes agentes. É uma discussão que vem sendo feita semanalmente. E temos avançado muito nesse assunto. Não é possível darmos aqui uma previsão, uma estimativa, mas é um compromisso nosso que terá o melhor encaminhamento possível, buscando a melhoria das condições de trabalho para os agentes de segurança, tornando Canoas uma cidade ainda mais atrativa para quem buscar viver e trabalhar aqui.
Jornal Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Vereador Sargento Santana: Sim. Nós acreditamos que o mandato de um representante do setor de segurança pública deve ter presença na Câmara de Vereador. Pois nós temos a convicção que nosso mandato tem contribuído, em muito, para a melhoria e para a baixa de todos os índices de violência em nosso município. Nossa atuação no Legislativo tem sido fundamental para os projetos do Executivo na área de prevenção e repressão ao crime, tornando nossa Canoas mais segura para todos. Para os cidadãos e também para os que buscam nossa cidade para empreender e criar mais oportunidades de emprego e renda. Em 2020, nossa candidatura estará nas ruas mostrando que a polícia valorizada representa uma cidade mais segura.
Política
Operação do MP investiga vereadores de Pelotas por suspeita de rachadinha e outros crimes

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 14, uma operação que investiga possíveis crimes envolvendo vereadores da Câmara Municipal de Pelotas. Entre os alvos estão o presidente do Legislativo, Michel Escalante, conhecido como Michel Promove (PP), e os vereadores Cesar Brisolara, o Cesinha (PSB), e Cauê Fuhro Souto (Podemos).
A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que cumpre 33 mandados de busca e apreensão contra 20 alvos. A própria sede da Câmara Municipal está entre os locais onde são realizadas buscas.
Segundo o MP, a investigação apura suspeitas de peculato, lavagem e desvio de dinheiro, além de possível atuação de organizações criminosas dentro do Legislativo. Também há suspeitas relacionadas à prática de rachadinha envolvendo parlamentares.
Até o momento, a Câmara Municipal de Pelotas não havia divulgado posicionamento sobre a operação. As defesas dos vereadores investigados também não haviam se manifestado.
Política
Flávio Bolsonaro tem registro de candidatura à Presidência impedido após aparecer filiado ao partido Missão

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não conseguiu protocolar, nesta quinta-feira, 13, o registro de sua candidatura à Presidência da República. Ao reunir a documentação necessária para o pedido, a equipe jurídica identificou que o senador aparecia como filiado ao partido Missão no sistema da Justiça Eleitoral.
O caso está sendo analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A advogada da campanha, Maria Claudia Bucchianeri, afirmou que a alteração foi fraudulenta. Segundo ela, a equipe identificou a mudança ao iniciar os procedimentos para registrar oficialmente a candidatura.
“É inequívoco que foi fraudulento”, declarou a advogada. De acordo com Bucchianeri, uma certidão emitida pelo sistema eleitoral mostra que Flávio ainda aparecia como filiado ao PL às 23h17 de quarta-feira (12).
A defesa informou que acionou o TSE e aguarda o encerramento da sessão desta quinta-feira para tentar tratar do caso com o presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques.
Ainda não há, segundo a advogada, informações que indiquem como a alteração cadastral ocorreu. Ela citou como comparação um episódio registrado durante as eleições de 2022, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva apareceu temporariamente como filiado ao PL no sistema eleitoral.
“Estas foram as hipóteses cogitadas pelo ministro Alexandre na época do Lula”, afirmou.
Bucchianeri também disse que os sistemas da Justiça Eleitoral passaram por aprimoramentos depois do episódio de 2022. Para ela, será necessária uma investigação para esclarecer a origem da alteração.
“Vai ter que abrir um inquérito para entender”, afirmou.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que houve uma “falsificação”, mas não apresentou detalhes sobre como a mudança teria sido realizada.
Integrantes do partido levantaram a possibilidade de um ataque hacker. O TSE, no entanto, ainda realiza verificações sobre o caso. A apuração também considera outras hipóteses além de uma eventual invasão aos sistemas da Justiça Eleitoral.
Com a alteração, o registro da candidatura pelo PL está temporariamente impedido. A advogada explicou que a solicitação só poderá ser apresentada depois da regularização da filiação partidária.
“Ele está sem filiação regular agora. O Missão tem candidato. Tem que reestabelecer a filiação original para poder fazer o registro”, afirmou.
Flávio Bolsonaro foi oficializado pelo PL como candidato à Presidência durante convenção realizada em São Paulo, no fim de julho. Na ocasião, afirmou que pretende dar continuidade ao projeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro e criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A candidatura foi anunciada sem a definição formal de um nome para vice-presidente e passou a representar a principal aposta do PL para a disputa presidencial de 2026.
Política
Assembleia aprova reconhecimento da ViaVida como de relevante interesse social no RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 11, o Projeto de Lei nº 364/25, de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que reconhece a ViaVida Pró Doações e Transplantes como de relevante interesse social no Estado.
A proposta prevê o reconhecimento da entidade com o objetivo de facilitar o acesso a recursos e parcerias.
A ViaVida é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que atua há 25 anos em ações relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Entre as atividades estão campanhas de conscientização, apoio a pessoas que aguardam transplantes e assistência a transplantados, doadores e familiares.
Durante a sessão, Victorino defendeu a aprovação do projeto.
“A ViaVida é mais que uma instituição assistencial e social, é um patrimônio do Rio Grande do Sul, por isso a importância desse reconhecimento pelo Estado”, argumentou Victorino na Tribuna.
Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador.

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS confirma tornado em Pedro Osório

Saúde6 dias atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Defesa Civil1 semana atrásCiclone com ventos acima de 100 km/h deixa rastro de estragos em Canoas
Política1 semana atrásCanoas tem candidaturas confirmadas para as eleições deste ano após convenções partidárias

Defesa Civil1 semana atrásTemporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita

Previdência4 dias atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Canoas1 semana atrásUnilasalle-RS homenageia 50 personalidades com a Comenda Lassalista durante celebração dos 50 anos

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil do Estado alerta para chuva intensa, granizo e elevação de rios nos próximos dias no RS




















































