Conecte-se conosco

header-top








 

29/03/2024
 

Saúde

Mutirões de combate à dengue ocorrem nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A partir desta segunda-feira, 22, 35 agentes da Prefeitura de Canoas irão percorrer todo o bairro Niterói visitando casas, eliminando possíveis criadouros e orientando a população. O local registrou o primeiro caso de dengue autóctone da cidade, por isso recebe atenção especial. Depois, o Nossa Senhora das Graças receberá os profissionais, que farão o mesmo trabalho. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas irá intensificar o combate à dengue nos dois locais, pois concentram maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A Secretaria da Saúde também reforça o importante papel que a população tem para evitar a incidência da dengue em toda a cidade de Canoas. O mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamado de Aedes aegypti, se reproduz em água parada e limpa.

A população deve ficar atenta, pois os mosquitos se proliferam em pequenos recipientes, ralos, vasos de planta, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, troncos ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira. O mosquito que se cria nas valas com esgoto é o Culex, o “mosquito comum”. Essa espécie não é transmissora da dengue.

Os casos mais graves da doença costumam ocorrer em determinados grupos de risco, composto por idosos, gestantes, lactentes menores (29 dias a seis meses de vida), imuno-suprimidos, pessoas com algum tipo de doença crônica pré-existente, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anemia falciforme, doença renal crônica, entre outras. No entanto, a orientação é que todos, independente de estarem no grupo de risco, busquem atendimento de saúde logo que apresentem os sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno reduzem significativamente as chances de agravamento do caso.

 

Continuar a ler

Saúde

Casos de dengue aumentam 48% em oito dias em Canoas

Redação

Publicado

em

Casos de dengue aumentam 48% em oito dias em Canoas - O Timoneiro

Em apenas oito dias, o total de casos de dengue em Canoas neste ano aumentou 47,98%. Em 19 de março, eram 1.138 ocorrências da doença.

O novo boletim divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo setor de epidemiologia do governo municipal mostrou que o número saltou para 1.684 pessoas que contraíram dengue apenas em 2024.

Do total de casos, 1.675 são autóctones, ou seja, foram pessoas que pegaram a doença dentro do município. Apenas nove casos são importados – quando os infectados trouxeram a doença de fora.

Os bairros com mais casos confirmados são o Estância Velha, com 739 (43,88%), Guajuviras, com 316 (18,76%) e Nossa Senhora das Graças, com 138 (8,19%).

Casos confirmados por bairro

  • Estância Velha: 739 casos
  • Guajuviras: 314 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 137 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mathias Velho: 94 casos
  • Harmonia: 90 casos
  • Niterói: 78 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 64 casos
  • Igara: 42 casos
  • Rio Branco: 34 casos
  • Marechal Rondon: 21 casos autóctones e 2 importados
  • Mato Grande: 19 casos
  • São José: 15 casos autóctones e 1 caso importado
  • Centro: 12 casos autóctones e 1 caso importado
  • Fátima: 12 casos
  • São Luís: 4 casos

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/03)

Continuar a ler

Saúde

Comitê contra o Aedes aegypti anuncia reforço da Força Aérea Brasileira

Redação

Publicado

em

Após a publicação do decreto que declara situação de emergência em saúde pública no município, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) fez uma reunião de alinhamento para as ações que devem ser desenvolvidas. Durante o encontro, foi comunicado que a partir desta quarta-feira, 27, um grupo de 20 soldados do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) vai participar da força-tarefa, em parceria com a Defesa Civil e Agentes de Combate às Endemias, para conscientizar a população e combater os focos do mosquito.

O secretário de Saúde, Jurandir Maciel, enfatizou a importância da iniciativa no combate à proliferação do mosquito da dengue e a agilidade que essa situação exige. “Precisamos de muito mais braços para fazer com que a dengue não se alastre por toda a cidade. Importante o nosso planejamento para que as estruturas de atendimento suportem a demanda que hoje está concentrada, principalmente, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão”, salientou o secretário.

Composto por representantes de diferentes secretarias municipais, além de integrantes das instituições de saúde do município, o Comitê tem por objetivo promover a união de esforços na prevenção e enfrentamento da epidemia de dengue. “Os números registrados até o momento só não são maiores graças ao trabalho iniciado no bairro Estância Velha, onde, através do mapeamento dos pontos de risco, foi possível realizar o bloqueio químico das áreas”, enfatizou Jurandir. Ele lembra que a ação que vai começar nesta semana possibilitará a realização de uma varredura na região, a fim de estancar novos focos.

O médico veterinário Roger Halla apresentou do mapa da distribuição de casos no município, que inicialmente eram tratados como surtos epidêmicos, isolados no bairro Estância Velha e nos setores 6 e 4A do Guajuviras. As regiões de maior incidência da doença são conhecidas através da inclusão dos resultados positivos das testagens de dengue no sistema, permitindo o georreferenciamento.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue na cidade, ao mesmo tempo em que promove ações de conscientização da população, fiscalizando possíveis focos e combatendo a presença do mosquito em diferentes bairros. Com mais de 1.100 casos de dengue confirmados, quase metade deles estão concentrados no bairro Estância Velha.

Continuar a ler

Saúde

UTILIDADE PÚBLICA: Atendimento da US Santo Operário segue provisoriamente nas unidades vizinhas

Redação

Publicado

em

UTILIDADE PÚBLICA: Atendimento da US Santo Operário segue provisoriamente nas unidades vizinhas - Foto: Amanda Furtado

As equipes da US Santo Operário atendem, temporariamente, divididas em outras duas unidades de saúde: US Praça América (avenida Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho) e US Cerne (rua Engenheiro Kindler, 1460, Vila Cerne). O horário de atendimento é das 8h às 17h.

A mudança provisória acontece, desde quinta-feira (21), para a conclusão das obras de reforma na US Santo Operário. Conforme a Secretaria de Saúde a previsão de retomada dos serviços para a Unidade de origem, que estava prevista para essa segunda-feira (25), precisou ser revista para a próxima quarta-feira (27).

Veja os usuários da US Santo Operário devem buscar os serviços:
US Praça América (avenida Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho):
Equipe ESF 1 – médico, enfermeira e técnico de enfermagem mais a Equipe de Saúde Bucal – Odonto e auxiliar de saúde bucal;

US Cerne (rua Engenheiro Kindler, 1460, Vila Cerne):
Equipe ESF 2 – médico, enfermeira e técnico de enfermagem

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm