Saúde
Mutirões de combate à dengue ocorrem nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças


Foto: Vinicius Thormann
A partir desta segunda-feira, 22, 35 agentes da Prefeitura de Canoas irão percorrer todo o bairro Niterói visitando casas, eliminando possíveis criadouros e orientando a população. O local registrou o primeiro caso de dengue autóctone da cidade, por isso recebe atenção especial. Depois, o Nossa Senhora das Graças receberá os profissionais, que farão o mesmo trabalho. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas irá intensificar o combate à dengue nos dois locais, pois concentram maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A Secretaria da Saúde também reforça o importante papel que a população tem para evitar a incidência da dengue em toda a cidade de Canoas. O mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamado de Aedes aegypti, se reproduz em água parada e limpa.
A população deve ficar atenta, pois os mosquitos se proliferam em pequenos recipientes, ralos, vasos de planta, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, troncos ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira. O mosquito que se cria nas valas com esgoto é o Culex, o “mosquito comum”. Essa espécie não é transmissora da dengue.
Os casos mais graves da doença costumam ocorrer em determinados grupos de risco, composto por idosos, gestantes, lactentes menores (29 dias a seis meses de vida), imuno-suprimidos, pessoas com algum tipo de doença crônica pré-existente, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anemia falciforme, doença renal crônica, entre outras. No entanto, a orientação é que todos, independente de estarem no grupo de risco, busquem atendimento de saúde logo que apresentem os sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno reduzem significativamente as chances de agravamento do caso.
Saúde
Hospital Nossa Senhora das Graças promove mutirão de colonoscopias a partir do dia 26

O mutirão será realizado sempre aos sábados e domingos. De acordo com a diretora geral do hospital, Daniela Oliveira, serão 30 procedimentos por fim de semana. O objetivo é chegar a 500 exames realizados dentro do mutirão.
“Temos em fila, hoje, mais de 2 mil pacientes. Alguns aguardando há mais de cinco anos”, relata Daniela. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o atendimento que eles merecem.” Pacientes já estão sendo contatados para a marcação dos seus exames.
Saúde
A partir desta segunda-feira, 14, UPA do Idoso em Canoas tem novo horário de atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso está funcionando com novo horário a partir desta segunda-feira, 14. A unidade, que fica na Rua Brasil, 438, no Centro, realiza atendimentos de urgência e emergência das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.
A UPA do Idoso é referência em atendimento humanizado de urgência e emergência para pessoas com 60 anos ou mais em Canoas. O local também oferece a realização de testes rápidos de hepatite B e C, covid, HIV, sífilis e dengue conforme critérios de disponibilização.
“Nesta unidade nós conseguimos fazer testes rápidos com os protocolos assistenciais e alguns tipos de procedimentos, como curativos, sonda vesical de demora, sonda vesical de alívio”, relata o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. “A unidade fica aberta de segunda a sábado com toda a equipe pronta para receber os nossos pacientes.”
Centro de Referência do Idoso
No mesmo endereço, na Rua Brasil, 438, no Centro, também funciona o Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos do centro de referência ocorrem a partir de encaminhamentos de pacientes idosos de outras unidades de saúde do Município para consultas com os profissionais no local.
“As unidades de saúde dos bairros realizam o primeiro atendimento do paciente e marcam a consulta no Centro de Referência do Idoso conforme os critérios de encaminhamento”, explica o o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Gustavo Corrêa. O Centro de Referência do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Saúde
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas

Horário estendido
“Essa ampliação de horário visa atender os munícipes de Canoas e fortalecer a assistência à saúde durante o período de baixas temperaturas, com foco em síndromes respiratórias e outras doenças típicas do inverno”, explica a secretária adjunta da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Varnier Seminoti.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe da unidade Mathias Velho, para o período de atuação como retaguarda da UPA, é composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um profissional de higienização e um recepcionista.
Medida integra ações do Município recomendadas pelo Programa Inverno Gaúcho
- Executivo1 semana atrás
Novo Centro Administrativo de Canoas vai integrar secretarias e prevê economia de R$ 8 milhões por ano
- Saúde1 semana atrás
Unidade de saúde Mathias Velho passa a atuar como retaguarda da UPA Liberty com hotário estendido até 22 horas
- Canoas1 semana atrás
Estado libera R$ 179,6 milhões para recuperação do sistema de proteção contra cheias em Canoas
- Sem categoria1 semana atrás
Estão abertas as inscrições para mais de 400 cursos online gratuitos oferecidos pelo IFRS
- Esporte1 semana atrás
Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas
- Educação1 semana atrás
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS promovem seminário sobre impacto do assoreamento dos rios nas enchentes do RS
- Comunidade1 semana atrás
Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia no sábado, 12