Projeto leva sustentabilidade na prática às escolas canoenses

Foto: Vinicius Thormann

O Projeto Escola Sustentável e Criativa foi lançamento nesta quarta-feira, 10, na Ulbra, e contou com a participação de autoridades. A iniciativa, que tem patrocínio do Banrisul, vai promover uma reflexão sobre a sociedade, ciência e o desenvolvimento sustentável, através de uma gincana que irá mobilizar escolas municipais de toda a cidade.

A educação, ao inserir a temática da sustentabilidade e criatividade em suas atividades, faz com que seus alunos desenvolvam um pensamento científico e cultural, que vai além da sala de aula. Por meio do projeto, estudantes serão despertados e motivados para construir o desejo de aprender e divulgar ideias e ações propositivas de preservação do meio ambiente. A gincana irá desafiar os estudantes a criarem iniciativas de conscientização, produzindo filmes e pesquisas científicas. O projeto Escola Sustentável e Criativa foi desenvolvida pela diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos, da Secretaria da Educação de Canoas.

O prefeito Luiz Carlos Busato elogiou a iniciativa e disse que projeto “vai deixar um legado para as futuras gerações canoenses, que irão crescer dando a devida importância à sustentabilidade”. No mesmo sentido, a vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, afirmou que o Escola Sustentável e Criativa irá plantar uma semente que ficará para história de Canoas. “Alunos e professores serão protagonistas desta transformação da sociedade. Será um importante momento de levar para o mundo o conhecimento da sala de aula”, observou.

Ainda sobre a temática da sustentabilidade, a secretária da Educação, Neka Escobar, destacou a urgência de se tratar o tema em sala de aula com maior efetividade. “É uma questão que não podemos mais deixar para trás, o mundo quer que mudemos nossos hábitos. É isso que projeto irá fazer com nossos estudantes”, disse. O evento ainda contou com a participação do vereador Gilson Oliveira, que representou a Câmara de Vereadores, e também com o gerente-geral do Banrisul em Canoas, Délcio Oliveira.