Geral
Remoção de famílias em área próxima ao HPS gera impasse

A situação das famílias que serão removidas do entorno do Hospital de Pronto Socorro (HPS) foi discutida, na noite desta segunda-feira, 25, em uma reunião com a comunidade e representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura. O encontro, realizado no bairro Mathias Velho, foi promovido pelo presidente do Legislativo, vereador Cezar Mossini (MDB), que vem acompanhando o caso.
Segundo Mossini, a reunião buscou informar os moradores sobre os planos do governo para a área e tranquilizar aqueles que não serão atingidos. A remoção abrangerá 20 famílias que moram na Travessa Elite, situada atrás do HPS. Na área deverá ser construído, em um primeiro momento, um estacionamento para pacientes e funcionários da instituição. Posteriormente, a intenção é promover a ampliação do hospital.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Moacir Stello, explicou que as famílias, que hoje estão morando em área pública, deverão ser transferidas para um empreendimento na Rua Pistóia, no bairro Rio Branco. A obra, com 300 apartamentos, tem previsão de conclusão para setembro. Enquanto isso, a Prefeitura já vem realizando o cadastramento desses moradores.
A notícia de que seriam transferidas para outro bairro e para apartamentos causou descontentamento entre as famílias. Durante a reunião, os moradores manifestaram o desejo de permanecer no bairro atual e de continuarem morando em casas. Eles alegam que os apartamentos são pequenos para comportarem famílias com um grande número de pessoas, além de inviabilizar que permaneçam com os animais domésticos. Diante do impasse, ficou acertada uma nova reunião, ainda sem data marcada, para tratar do caso.
Geral
BRDE integra missão gaúcha na Brazilian Week em Nova York

Liderada pelo governador Eduardo Leite, a comitiva gaúcha que estará em Nova York para acompanhar a Brazilian Week 2025, ao longo da próxima semana, terá a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O diretor-presidente do banco, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, integram a comitiva que estará nos Estados Unidos com o propósito de apresentar a investidores internacionais as potencialidades do Rio Grande do Sul em setores estratégicos como projetos de energias renováveis, agronegócio, inovação e infraestrutura.
Um dos destaques da programação é a realização, na terça-feira, 13, do RS Day. Organizado pela Agência de Investimentos do RS (Invest RS) em parceria com outras instituições, entre elas o BRDE, o evento levará a grandes empresas globais informações sobre oportunidades de investimentos no estado.
“Vivemos um cenário global de transformações aceleradas, em que os investidores estão cada vez mais atentos a projetos com visão de futuro e sustentabilidade. Nosso papel é mostrar que o Rio Grande do Sul está preparado para oferecer boas oportunidades em setores estratégicos”, acredita Ranolfo.
Durante a missão, estão programados encontros da missão gaúcha com empresas de tecnologia reconhecidas, como Salesforce, IBM e OpenAI. O presidente do BRDE e o diretor de Planejamento estarão presentes, também, na apresentação dos projetos prioritários para o Plano de Desenvolvimento do RS e dos projetos de reconstrução que Leite fará para investidores da Alavarez & Marçal, no Fundo de Investimentos Black Rock e no Brazil & Economy 2025, agenda organizada pelo banco BTG Pactual.
Busatto ainda participará, no encerramento da missão, de uma atividade do GRI Brazil Summit. As atividades da missão iniciam na segunda-feira, 12, e seguem até a quinta-feira, 15.
Notícias
Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.
A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.
Geral
Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”
Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.
- Saúde4 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Emprego5 dias atrás
Processo seletivo para estagiários de nível médio e superior na Prefeitura de Canoas abre na quarta-feira, 7
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Tragédia climática no Rio Grande do Sul: cheias históricas e caos humanitário completam 1 ano
- Comunidade6 dias atrás
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas
- Geral5 dias atrás
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias
- Emprego6 dias atrás
Banco de Oportunidades de Canoas oferta mais de 500 vagas de emprego
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS
- Destaques1 semana atrás
Doze meses depois, qual é a real situação dos diques de proteção em Canoas