Conecte-se conosco

header-top







 

08/10/2025
 

Opinião

Jorge Uequed: “Os oposicionistas à PPP da Corsan temem que ela signifique a reeleição do atual governo”

Redação

Publicado

em


Jorge Uequed – Momento Político


Gracinha

A situação financeira e administrativa do Hospital Nossa Senhora das Graças é cada vez mais crítica. Não bastasse isto, as tentativas para encontrar algum gestor ou empresa gestora para ajudar na saída dos problemas também se tornou um problema. Inicialmente, um grupo queria os gestores do hospital Divina Providência. Depois de várias crises e mal entendidos, decidiu-se não aceitar a proposta. Começaram as buscas para tentar colocar a direção com o Hospital Ernesto Dorneles. A análise durou seis meses.

A crise se avolumava a e a necessidade de achar alternativas para evitar o fechamento do hospital ou a intervenção alertada pelo Ministério Público fez com que um membro da diretoria, Francisco Biazus, propusesse a Associação São Miguel, que tinha seu vínculo com o hospital de Gramado e que recentemente assumiu o Beneficência Portuguesa e o Hospital Belém Novo.

O Conselho da Associação Beneficente de Canoas (ABC) aprovou as negociações com a São Miguel, com a discordância de alguns conselheiros. A direção do Gracinha assinou o contrato e procura puxar a Prefeitura Municipal para dar apoio nas despesas, eis que sem dinheiro o hospital vai fechar.

A dúvida é: quem é o responsável pela contratação do Grupo São Miguel, a direção da ABC ou a Prefeitura?  A diretoria da ABC fez pública nota na imprensa dizendo ser dela a responsabilidade por esta contratação.

Atrás de toda esta dúvida tem uma disputa político-eleitoral, embora as eleições sejam em 2022, a disputa já começou.

PPP da Corsan

A disputa político-eleitoral não é apenas no Gracinha, mas passou as barreiras da área da saúde pra ingressar na do saneamento.

A Corsan, que há muitos anos mantém exclusividade de água e esgoto de Canoas, tem grandes deficiências neste atendimento e pouco mais de 14% da sociedade tem esgoto cloacal em sua casa. Agora surgiu a possibilidade de uma Parceria Público-Privada para gerir o sistema de água e esgoto em vários municípios do Estado. O objeto de aderir a esta proposta, vários municípios do Estado já tiveram autorização das suas Casas legislativas para assinar estes contratos.

Atualmente, só Canoas ainda não assinou, e após várias tentativas, o projeto, que está na Câmara de Vereadores, não consegue ser apreciado, e tenho muitas dúvidas de que possa ser aprovado.

Os apoiadores da PPP dizem que praticamente 50% dos canoenses teriam nos próximos anos esgoto cloacal e aumento do fornecimento de água; isso faria ingressar mais de R$ 55 milhões na economia do município e a Prefeitura receberia recursos para eventuais consertos.

Aí começa a luta político-eleitoral para 2022. Um grupo de simpatizantes e amigos do ex-prefeito Jairo Jorge se manifesta contrário à aprovação da PPP pela Câmara e bloqueia a possibilidade dos 14 votos necessários para o consentimento da Casa legislativa. No último dia 18, estava prevista a provação do projeto, mas, como oito dos 21 vereadores já sinalizava que votariam contra, a base do governo decidiu adiar a votação. Este adiamento prejudica a assinatura da PPP, adia o ingresso de recursos e adia o início das obras.

O impasse está lançado. O grupo oposicionista não quer deixar entrar recursos e iniciar as obras, pois entende que isto significaria a reeleição do atual governo. Os governantes acreditam que as obras fariam contribuição a uma grande parcela da sociedade e melhoraria a sua qualidade de vida.

A dúvida está lançada. Quem vai vencer, a cidade ou a política?

DJ Cabeção

Na última edição, usei o termo “equivocadamente” para tratar da cadeira assumida pelo vereador DJ Cabeção (PDT), deixada pela perda de mandato do vereador Paulinho de Odé (PCdoB). A expressão equivocada não se refere ao vereador DJ Cabeção, mas à decisão, eis que quem deveria ser chamado para assumir era o vereador Paulo Ritter, filiado ao PT, ex-partido de Paulinho de Odé.

Como o DJ já havia deixado o PT, no entendimento consagrado pela Justiça Eleitoral, ele não era mais suplente daquele partido, e, portanto, a vaga do PT deveria ser para alguém do PT.

O vereador DJ Cabeção é um exemplar homem público, mas a função ao cargo, que é do seu ex-partido, foi um equívoco dos dirigentes que o colocaram lá.

50 anos de casamento

A dificuldade de locomoção impediu-me de comparecer ao jantar de homenagem ao casal Honório e Onilde (Niza), que ocorreu na última semana, no restaurante São Camilo.

É uma alegria para a sociedade e aos amigos quando um casal completa 50 anos de casamento, especialmente este vindo lá de Cacequi, com as dificuldades da vida, para aqueles que vivem do trabalho. Instalaram-se em Canoas, criaram seus filhos, têm uma vida digna, com organização familiar e religiosa e são um exemplo para os que buscam uma sociedade justa e respeitável. Que bom que nas dificuldades de hoje existam casais como este.

Continuar a ler

Opinião

Artigo: “CESSAR FOGO JÁ!!!” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)

Redação

Publicado

em

Artigo CESSAR FOGO JÁ!!! (por Carlos Marun - ex-Ministro de Estado)

CESSAR FOGO JÁ!!!

*por Carlos Marun

Desejo a aceitação pela Resistência Palestina do plano de trégua proposto por Trump. É óbvio que existem razões de sobra para a desconfiança em torno das intenções da besta-fera genocida chamada Nethaniahu. E confiar em garantias oferecidas pela metamorfose ambulante chamada Trump é coisa difícil. Mas é o que temos. E é urgente uma trégua que possa avançar para a paz antes que todos os habitantes de Gaza encontrem a morte provocada por bombas, fome, sede ou falta de remédios.

Os habitantes de Gaza já ofereceram ao mundo um inédito exemplo de resiliência, de coragem e de amor a sua terra. Mas agora merecem uma chance de sobreviver. E Nethaniahu já demonstrou que é suficiente mau para levar a efeito uma “Solução Final” para os Palestinos, coisa que Hitler tentou e felizmente foi impedido de concluir em relação aos Judeus.

Além dos Palestinos, os reféns ainda vivos também merecem sobreviver e os jovens soldados israelenses merecem parar de morrer. Já são 913 os militares israelenses mortos em enfrentamentos terrestres, tudo isto para a libertação de somente 7 reféns em combates.

A reação interna em Israel, onde os israelenses de bem que são muitos repudiam este massacre e exigem a volta dos reféns vivos, os últimos reconhecimentos ao Estado Palestino e o vexame imposto a Nethaniahu com a saída de diversas delegações do plenário da ONU no momento da sua fala pelo jeito abriram os olhos de Trump. E os interresses dos EUA na região são muitos e maiores do que simplesmente permanecer sustentando e apoiando o sanguinarismo de Bibi.

Pelo menos a perspectiva de retirada das tropas israelenses de Gaza e da instalação do Estado da Palestina estão presentes no documento proposto e este é o único caminho para a Paz.

Na sequência será hora de os homens e mulheres de bem que vivem na Terra buscarmos a punição de Nethaniahu. Os líderes do bárbaro atentado terrorista de 07/10/2023 já estão mortos. Falta agora a punição daqueles que desde aquele dia praticaram o Terrorismo de Estado matando e esfolando civis em uma Gaza onde não existe sequer uma única arma anti-aérea.

Julgamento e cadeia para Nethaniahu!!!
O Mundo precisa deste exemplo…

*Ex-ministro de Estado

Continuar a ler

Opinião

“Sapatão com orgulho: nossa existência não pede licença” (por: Isabela Luzardo – Miss diversidade de Canoas 2025)

Redação

Publicado

em

por Isabela Luzardo*

Desde cedo, a sociedade tentou me enquadrar em um molde que nunca me serviu: brincar de boneca, não jogar futebol, usar vestido, maquiagem e roupas apertadas. Quebrei cada uma dessas imposições ainda na infância. E deixo a pergunta: por que seguimos insistindo que certas práticas, comportamentos ou desejos pertencem a um “gênero exclusivo”? A resposta é simples: não pertencem.

A construção da minha identidade passou por etapas de compreensão, dúvida e coragem. Entender a diferença entre ser lésbica ou bissexual, assumir a palavra “sapatão” com orgulho, e principalmente, mostrar que amar livremente é um direito inegociável. Não é apenas sobre minha vida — é sobre tantas outras mulheres que ainda enfrentam medo, violência e silêncio para existir.

Hoje, eu vivo meu amor com transparência. Sou noiva da Taciana, estamos de casamento marcado, temos casa, emprego, uma gata e, ao lado da minha companheira, formo uma família. Essa normalidade, para muitos banal, é para nós uma conquista política. Porque quando mulheres que amam mulheres afirmam sua existência, elas desafiam séculos de invisibilização.

Neste Dia do Orgulho Lésbico, lembrar do Levante do Ferro’s Bar é lembrar que nossa liberdade foi arrancada com luta. Em plena ditadura, mulheres lésbicas se recusaram a aceitar a exclusão e o apagamento. Elas nos abriram caminho. Se hoje podemos falar em orgulho, é porque ontem houve resistência.

Ser sapatão é muito mais do que uma identidade. É enfrentar o machismo e a lesbofobia. É se recusar a ser apagada. É afirmar que amar mulheres não é desvio, mas potência.

Por isso, neste 19 de agosto, afirmo com toda força: orgulhem-se, mulheres que amam mulheres. Nossa existência é política, nosso amor é resistência.

*Miss diversidade de Canoas 2025

Continuar a ler

Opinião

Artigo: “CORAGEM” (por Carlos Marun – advogado e ex-Ministro de Estado)

Redação

Publicado

em

Artigo CORAGEM (por Carlos Marun)

CORAGEM

“A maior de todas
as virtudes é a
Coragem, até
porque sem ela
nenhuma das
outras pode ser
praticada”
Maya Angelou
Poetisa

Alexandre de Moraes é uma figura singular. Penso até que errou ao determinar a prisão, mesmo que domiciliar, de Jair Bolsonaro. Não vi descumprimento claro pelo ex-presidente das medidas restritivas determinadas por ele próprio na decisão anterior que impôs ao Capitão o uso de tornozeleira eletrônica. Penso ainda que as penas que estão sendo aplicadas aos vandalos golpistas do 08/01/2023 são demasiadamente elevadas, especialmente quando comparadas àquelas aplicadas aos autores de outras crimes, aparentemente mais graves. Porém, isto não desfaz o imenso trabalho relalizado pelo STF em defesa da nossa Democracia, trabalho este que teve como como líder o próprio Ministro.

Todos na vida erramos e acertamos. Os inimigos querem nos medir por nossos erros. Os amigos por nossos acertos. Eu já prefiro medir as pessoas pelo saldo médio. E sem nenhuma dúvida, o saldo médio da atuação de Alexandre de Moraes é altamente positivo.

Uma das características que mais admiro em um ser humano é a coragem. E isto inegavelmente Alexandre possui de sobra.

Enfrentou internamente um movimento político dos mais raivosos da nossa existência enquanto nação que é o Bolsonarismo Fanático. Esteve, hoje se sabe, na lista de alvos da operação “Punhal verde-amarelo” tramada dentro do Palácio do Planalto por auxiliares próximos do ex-presidente. Esteve até sob a mira dos fuzis dos militantes desta seita política que haviam sido escolhidos para por em prática a operação. E nada disto o fez recuar.

Agora, enfrenta sem vacilações o mais poderoso e nefasto ser que existe sobre a terra que é Trump, que ataca nosso país sob aplausos dos entreguistas, que insistem em manter os dentes arreganhados diante desta ameaça a nossa soberania e deste bombardeio a nossa economia.

Há mais de 200 anos conquistamos, não sem luta, a nossa Independência. Hoje assistimos brasileiros apoiarem e até desejarem o retorno do Brasil à condição de colônia. Não existem outros termos. E nem meio termo. Aplaudir ou desejar que ordens de Trump sejam aceitas pelo nosso Judiciário é desejar que o Brasil volte a ser colônia, agora americana no lugar de portuguesa.

E esta conspiração interna sobre a nossa Soberania é feita às claras, sem pudores ou subterfúgios. Há alguns dias discuti isto em um grupo de zap e ouvi de um empresário que nos transformarmos em um protetorado americano não seria um “mau negocio”. Não é fácil lutar contra adversários externos apoiados por americanófilos internos.

A coragem é a primeira qualidade que deve possuir um Advogado. Escrevi este artigo no “Dia do Advogado” e por isto este 11 de Agosto é dia também de homenagearmos Alexandre de Moraes.

Concluo rogando, como nos ensinou o colega Advogado João de Almeida Neto na bela canção “Vozes Rurais”, Que não falte coragem a estes Homens, contra o tempo e aguentando o repuxo, e que diante de estranhas tendências preservem as nossas Independência e Soberania!

CARLOS MARUN – Advogado e ex-Ministro de Estado

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques