Sem categoria
Como evitar transtornos causados pela alta umidade


Boa parte da população conhece os efeitos negativos causados pela baixa umidade, principalmente com relação a problemas respiratórios — comuns nos tempos mais secos. Porém, o inverso também é prejudicial e o excesso de umidade acarreta transtornos, pois favorece o aumento de fungos e mofo e pode levar a desidratação durante a prática de exercícios físicos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o nível de umidade esteja entre 40% e 70%. Quanto mais quente o ambiente e mais elevada a porcentagem da umidade, mais lento será o mecanismo de controle de temperatura corporal feito pela transpiração — por isso ficamos muito suados nessas condições.
O calor e a alta umidade fazem com que o corpo trabalhe muito para se resfriar. No entanto, com todo esse esforço extra feito pelo organismo, a temperatura do corpo pode subir. A incapacidade de resfriamento do organismo vai além do desconforto que sentimos e esse fator também prejudica processos internos.
Como o corpo utiliza muito líquido para poder se resfriar nessas condições, ele perde muita água e sais minerais importantes. Caso não haja reposição de líquido adequada, pode haver desidratação. Portanto, é preciso ter muito cuidado ao se exercitar em ambientes quentes e muito úmidos. O ideal é sempre hidratar o corpo antes, durante e após a atividade física.
Além de tomar muita água e isotônicos durante os exercícios, a alimentação também é muito importante para manter o corpo bem. Cerca de 30% de líquidos que o organismo absorve em um único dia vêm dos alimentos. O ideal para se hidratar bem é procurar por alimentos naturais e que tenham alta fonte hídrica, como é o caso da alface, da abobrinha e do pepino, por exemplo.
“Pesquisas demonstram que alimentos contribuem com um volume aproximado entre 20% e 30% da ingestão total de água diária. Bebidas, em geral, incluindo água, contribuem com um volume entre 70% e 80%”, afirma a nutricionista Michele Carmona.
Outra dica bem importante é evitar o consumo de álcool exacerbado em dias de alta temperatura e muita umidade. Isso porque o álcool tem efeito negativo sobre a função renal do organismo e facilita a perda de eletrólitos e água por meio da urina e do suor.
Os grandes atletas também sofrem com os efeitos da alta umidade. Na última edição do US Open, grande evento de tênis que é disputado anualmente em Nova York, vários tenistas passaram apuros com o excesso de umidade no torneio-norte americano.
A lenda Roger Federer, um dos atletas mais bem remunerados do esporte, não suportou a alta umidade de Nova York e foi eliminado para John Millman, tenista australiano que está no segundo escalão do tênis. Após a partida, grande parte da imprensa e público ficaram chocados com a eliminação de Federer, já que era muito improvável a eliminação do suíço. Na conferência de imprensa pós-jogo, ele explicou os motivos da baixa performance naquele dia.
“De certa maneira até fiquei aliviado quando terminou o confronto. Eu estava totalmente apagado, não podia sentir circulação alguma do ar e estava muito suado, incluindo o meu short e até mesmo as bolas no bolso”, disse Federer.

“Nós europeus não estamos ambientados a competir com esse tipo de umidade, é muito complicado e corremos o risco de sofrer algum mal-estar ou até mesmo um desmaio em quadra”, completou o suíço.
Se nos esportes não há muito o que fazer além de alimentar e hidratar muito bem, em casa ou no ambiente de trabalho há como se proteger corretamente do clima úmido. Uma das melhores maneiras de evitar os efeitos negativos causados pela alta umidade é utilizar o ar-condicionado.
A grande maioria dos aparelhos de ar condicionado tem a função de desumidificar, que é muito eficiente para manter o ambiente agradável. No entanto, é fundamental o que o aparelho esteja com a manutenção em dia para livrar o ambiente de ácaros e fungos com mais eficiência, comuns em ambientes muito úmidos.
Portanto, manter o corpo hidratado e utilizar o ar condicionado (quando possível) são boas soluções para escapar dos problemas causados pelo excesso de umidade e assim evitar futuros problemas de saúde, como fadiga, cãibras musculares, insolação e alergias.
Fonte: Agência de Jaraguá do Sul.
Sem categoria
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro

Alinhada à proposta nacional, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove no sábado 18, o Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul. A ação faz parte da celebração do Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, para relembrar a importância histórica das vacinas no Brasil e ampliar a conscientização coletiva sobre a eficácia dos imunizantes na prevenção de doenças, no combate a infecções e na proteção da saúde de todos.
Em andamento desde o início do mês de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos. A faixa etária é contemplada com uma série de vacinas que oferecem proteção contra doenças imunopreveníveis e evitam o adoecimento. Para garantir a imunização completa, é necessário que todas as doses recomendadas tenham sido aplicadas.
Dia D de multivacinação
O Dia D de Multivacinação, mobilização nacional que busca dar visibilidade para a campanha e incentivar que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para se vacinarem. A orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é levar a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente para que as equipes das unidades básicas de saúde possam avaliar quais imunizantes precisam ser aplicados, conforme idade e a necessidade de atualização do esquema vacinal.
Entre as vacinas disponíveis para o público da campanha, estão a que protege o público-alvo contra o sarampo e contra o HPV. No caso do sarampo, apesar de o Brasil ter reconquistado, em 2024, a certificação de eliminação da doença, o risco de reintrodução da doença permanece elevado.
Vacinas do calendário da criança para menores de 7 anos de idade
- BCG (tuberculose)
- Hepatite B
- Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo B).
- Pólio
- Rotavírus
- Pneumocócica decavalente
- Meningocócica C
- Meningocócica ACWY
- Gripe (influenza)
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- DTP infantil (difteria, tétano e coqueluche)
- Hepatite A
- Varicela
Vacinas do calendário da criança a partir de 7 anos de idade e do calendário do adolescente
- Hepatite B
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Dupla adulto (difteria e tétano)
- Tríplice bacteriana adulto (difteria, tétano e coqueluche)
- Meningocócica ACWY
- HPV
- Varicela
A SES reforça que, mesmo após o encerramento da Campanha de Multivacinação, os imunizantes do calendário básico seguem disponíveis de forma contínua nas UBSs, permitindo que pais e responsáveis atualizem a caderneta vacinal das crianças e dos adolescentes ao longo de todo o ano.
Sem categoria
Novo Hamburgo e Estância Velha suspendem aulas por ameaça de atentado

As prefeituras de Novo Hamburgo e Estância Velha, no Vale do Sinos, anunciaram a suspensão das aulas na rede municipal nesta sexta-feira (8), após a divulgação de uma ameaça de atentado em escola da região. Em Novo Hamburgo, a medida também se estende à próxima segunda-feira (11).
Segundo comunicado oficial da Prefeitura de Novo Hamburgo, a decisão foi tomada como ação preventiva após a interceptação de uma ameaça direcionada a uma escola da cidade, cujo nome não foi divulgado. A administração municipal reforçou que atua com aumento da presença das forças de segurança nas instituições de ensino e que segue monitorando a situação.
“Vamos avisar as escolas estaduais e as particulares que também tomem essa medida de prevenção na sexta-feira e na segunda-feira”, declarou o prefeito Gustavo Finck em vídeo publicado nas redes sociais. A gestão municipal pede à população que evite compartilhar informações de forma irresponsável para não gerar pânico.
A ameaça também mobilizou o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), que recomendou às escolas particulares de Novo Hamburgo que suspendam as aulas nesta sexta-feira como medida de precaução. A situação será reavaliada para a próxima semana.
Em Estância Velha, a prefeitura divulgou nota informando que a suspensão das aulas tem como objetivo preservar o bem-estar de alunos, professores e servidores. Embora a ameaça tenha como foco a cidade vizinha, a gestão municipal optou por adotar uma postura de cautela.
“A gente pode recuperar essa data em um outro momento. Nós preferimos, neste momento, pecar pelo excesso e manter em segurança a nossa comunidade escolar”, afirmou o prefeito Diego Francisco.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que as autoridades estão monitorando o caso. Já a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) declarou que as escolas públicas estaduais estarão abertas nesta sexta-feira.
As prefeituras destacam que as medidas são temporárias e preventivas, e que novas decisões serão comunicadas conforme a evolução da situação.
Sem categoria
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece oficina de inclusão digital e atividades gratuitas

A Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão realizou, na quinta-feira, 17, mais uma edição da oficina de Inclusão Digital no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças. A atividade ocorre semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 15h30, e é ministrada pela professora Laisa Viegas.
O curso integra uma série de ações voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas, ofertadas gratuitamente pela Secretaria. Além da inclusão digital, a programação do CCI inclui aulas de ginástica, pilates, ginástica do cérebro, coral e atividades manuais.
Programação semanal do CCI
Segunda-feira
- Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
- Pilates no solo: das 9h30 às 10h30
Terça-feira
Ginástica do Cérebro: das 14h30 às 15h30
Quarta-feira
- Aula de Ginástica: das 8h30 às 9h30
- Pilates no solo: das 9h30 às 10h30
- Aula de Tricô: a partir das 14h
Coral Vozes da Sabedoria: das 16h30 às 17h30
Quinta-feira
- Inclusão Digital: das 14h30 às 15h30
Sexta-feira
- Dança Cigana
9h30 às 10h30
As aulas acontecem na sede do CCI. Para mais informações ou para realizar a inscrição, os interessados podem comparecer ao local ou entrar em contato pelos telefones (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Geral1 semana atrásPrefeito anuncia vale-alimentação para servidores municipais e redução de horário da administração municipal

Política1 semana atrásVereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Fazenda1 semana atrásMotoristas do RS ainda podem garantir desconto no IPVA 2026 até 31 de outubro

Trânsito1 semana atrásObras no Viaduto da Boqueirão alteram trânsito na BR-116 em Canoas

Trânsito1 semana atrásTrânsito na BR-116 em Canoas terá desvios neste sábado, 25, por obras no viaduto

Geral3 dias atrásCanoas lança projeto para se tornar referência nacional em sustentabilidade e resiliência urbana

Geral3 dias atrásCampanha de arrecadação de cabelos termina na quinta-feira, 30, em Canoas

Animais2 dias atrásCanoas realiza Feira de Adoção Temática de Halloween neste sábado, 1º de novembro



















































