Geral
Refap paralisa uma de suas unidades de produção de gasolina
A Petrobras paralisou temporariamente uma das duas unidades de produção de gasolina (Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido – UFCC) da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) a partir desta segunda-feira, 21. De acordo a estatal, a paralisação temporária da planta não gera impactos relevantes nos resultados financeiros da companhia. A produção suspensa será compensada por modal marítimo.
Justiça
A ação da Petrobras tem motivações jurídicas. A unidade afirma que interrompeu as atividades para cumprir uma decisão judicial de caráter liminar decorrente de pleito apresentado pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). O sindicato ingressou com ações judiciais exigindo a suspensão da implementação de mudanças na organização e métodos de trabalho da Petrobras.
Mudanças
De acordo com nota divulgada pela Petrobras, um estudo de Organização e Métodos de Trabalho (O&M) é realizado desde 2014 com o objetivo de avaliar a demanda e frequência das atividades dos técnicos de operação. A metodologia, segundo a estatal, permitiu a reorganização das rotinas operacionais, distribuindo-as de forma mais homogênea entre os postos de trabalho, com transferência de algumas atividades do horário de turno para o regime administrativo. Os resultados do estudo começaram a ser implementados em maio de 2017 nas refinarias da Petrobras, gerando impasses e protestos por parte de movimentos sindicais.
Protestos
O Sindipetro realizou um ato de protesto na quarta-feira, 9 de agosto, em frente à Refap, na Avenida Getúlio Vargas, 11001. O motivo da mobilização, de acordo com o sindicato, foi contra a redução de efetivos, segurança, em defesa da vida e do meio ambiente. “Estamos brigando sim pelos postos de trabalho, mas principalmente pela segurança e a saúde dos trabalhadores, da comunidade no entorno e na defesa do meio ambiente, em caso de um desastre ambiental. Isso é um crime contra o patrimônio público, contra a Petrobrás”, disse o presidente do sindicato, Fernando Maia da Costa.
Geral
Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.
A inscrição deve ser feita por meio de formulário.
A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.
A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.
Geral
Nova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro

Nova Santa Rita realiza na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A programação começa às 9h, na Rua Dr. Lourenço Záccaro, junto à Praça da Bíblia.
Participam do desfile escolas e entidades do município, além da Brigada Militar e do 3º Batalhão de Suprimentos.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da participação da comunidade na programação.
“O 7 de Setembro é uma data que nos convida a olhar para a nossa história e também para o futuro que queremos construir. É muito importante reunir nossas famílias, nossas escolas e nossas instituições para celebrar o civismo e o orgulho de fazer parte de Nova Santa Rita”, afirmou.
O secretário de Cultura e Turismo, Vagner Silva, ressaltou que o desfile também está relacionado à valorização da cultura e das tradições locais.
“O desfile é também uma forma de valorizar a nossa cultura, as nossas tradições e as pessoas que fazem parte da história do município”, disse.
Já a secretária de Educação, Margarete Ferretti, destacou a participação dos estudantes.
“A presença das nossas escolas torna esse momento ainda mais especial. O desfile contribui para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem a nossa história, desenvolvendo desde cedo o sentimento de cidadania, respeito e pertencimento”, afirmou.
Policial
Polícia Civil mira suspeitos de homicídio em operação contra disputa entre facções em Canoas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 2, a Operação Retomada para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados recentemente em Canoas.
Segundo as investigações, os crimes podem estar relacionados a uma disputa territorial entre facções criminosas no município.
De acordo com a responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, Graziela Zinelli, os dois investigados são considerados foragidos da Justiça. As identidades não foram divulgadas.
A Polícia Civil também apura a possível participação dos dois suspeitos em um duplo homicídio registrado na região.
As investigações seguem para esclarecer a relação entre os crimes e identificar outros possíveis envolvidos.

Educação5 dias atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Canoas1 semana atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Transporte1 semana atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças
Sem categoria1 semana atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Policial7 dias atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Canoas solicita cessão do atual prédio do Fórum para nova sede do Legislativo

Oportunidade1 semana atrásBombeiros abrem 440 vagas para Guarda-Vidas no RS com salário de até R$ 4,2 mil

Semana Farroupilha6 dias atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro



















































