Conecte-se conosco

header-top

 






 

18/10/2024
 

Cultura

Ieda Maria Wobeto: Uma mulher além do tempo

Avatar

Publicado

em

MONIQUE LEOTE MENDES*
entrevista especial

timoneiro 3Aos 71 anos, Ieda é dona de uma beleza que impressiona e simpatia que contagia. A canoense, que há 53 anos chamou a atenção dos dirigentes do Clube Bolão Gaúcho e foi convidada a participar do primeiro Concurso de Miss Canoas, continuou mostrando seu charme e conquistando pessoas Brasil afora, prova disso, foi ter conquistado uma das vagas num dos reality shows mais concorridos da TV Brasileira.

Há pouco mais de um mês, ela saiu da casa do BBB para retomar a vida aqui fora. Ainda está colhendo os frutos que a audiência do programa lhe proporcionou. Em visita ao jornal O Timoneiro, ela contou sobre os tempos de Miss Canoas, as mudanças depois do BBB e os futuros projetos, entre eles, um livro sobre sua vida que será escrito pela renomada jornalista Léa Penteado.

Jornal O Timoneiro: Como reconheceu sua beleza numa época em que não era comum mulheres estarem de maiô em público e chegou ao concurso de Miss Canoas?
Ieda: Nós éramos de uma família muito pobre do Bairro Mato Grande. Eu perdi meu pai muito cedo, com 11 anos. Naquele tempo a gente saía apenas para ir até a missa ou no cinema, antigo Cine Rex, aqui em Canoas. Mas, lembro que com 18 anos estava no Clube Gaúcho e me chamaram para conversar na secretaria. Eu pensei: será que apareceu a barra da minha saia? Antigamente as mulheres tinham que estar sempre muito bem comportadas. Então, o diretor do clube me convidou para uma seletiva que seria a escolha da representante do clube para o concurso de Miss Canoas. Minha mãe não consentiu no primeiro momento, mas um primo próximo incentivou e ela cedeu. Aos 18 anos, ganhei o concurso pelo Clube Gaúcho e depois conquistei o título de Miss Canoas que foi no Cssgapa. Na semana seguinte, já foi o Miss Rio Grande Do Sul. Lembro que na época me brotou uma vaidade que eu mantenho até os dias de hoje. Eu desfilei de maiô, naquele tempo isso não era comum, as mulheres tinham vergonha. Mas, eu nunca me importei muito com isso, sempre tive coragem de seguir. O concurso foi muito importante para mim, me fez ser conhecida na cidade e me abriu muitas portas depois.

Jornal O Timoneiro: Com a participação no BBB 17 sua vida foi exposta para muitas pessoas. Como foi essa participação no reality, valeu a pena?
Ieda: Eu nunca tive dificuldade em assumir minha beleza e me sentir poderosa. Quando resolvi entrar no BBB ele parecia um sonho distante, tipo ir para a lua, entende? Mas, deu certo, mesmo sem ter enviado o vídeo que eles pediam na inscrição. Entrei no BBB para me conhecer, porque às vezes a gente não se conhece. Tu pensa que é uma coisa, e que está certa em outras e, quando vê, não está. Quando estava confinada no programa, vi que podia melhorar em muitas coisas. Dizem que a gente não melhora mais depois de uma certa idade, isso não é verdade, sempre se pode melhorar. Me considero uma pessoa muito forte, me admirei por ter permanecido todo esse tempo lá dentro. Foi um desafio muito grande para mim, e com ele, vejo que estou disposta a outros também – venha o que vier. Talvez em casa, no dia a dia, eu não seja tão pacienciosa em função de ter filhos, e tudo que se fala fica bem depois. E lá dentro, tive que engolir algumas coisas. Aprendi a ter mais paciência, entender mais as pessoas principalmente, os mais jovens. Muitas vezes pensava que eu sendo mais velha, teria que ser mais entendida, e não isso, temos que entender melhor os outros. Valeu a pena cada segundo no programa. Agora tenho oportunidade de passar um pouco mais das minhas vivências para as pessoas e acho que estou conseguindo, pelo carinho que tenho tido, as pessoas me agradecem pela minha atitude lá dentro e minha coragem mesmo com minha idade. Vejo que posso ajudar as pessoas, eu vi que posso, aliás, todo mundo pode ajudar uns aos outros.

Jornal O Timoneiro: Você é inspiração para muitas pessoas da sua idade e outras tantas também. Mas, qual o segredo para manter a disposição e não parar no tempo?
Ieda: Digo que não podemos ter preconceito. As pessoas se divertem, se cuidam, se ajudam independente de idade. Não devemos fazer as coisas pelos outros, mas viver aquilo que queremos e gostamos; que nos faz bem, não ficar pensando no que o outro pensa. E também, não devemos parar nunca de ter sonhos e seguir em frente. Eu não me visto de acordo com a minha idade. Eu procuro manter o espírito e meu espírito varia muito. Se estou com meus netos de 4 e 5 anos, eu tenho 4 e 5 anos. Se estou com os mais velhos de 20 e 30, eu tenho 20 e 30. Se estou com minhas amigas de 50 e 60, eu tenho a idade delas. Esse é o segredo: ser um camaleão e estar de acordo com o ambiente e com as pessoas que estão nele, desde que se sinta bem. Eu fiz uma mensagem que várias pessoas ouviram e dizia assim: Se olhe no espelho, se ache linda. Vá trocar a cor do cabelo, faça alguma coisa por si mesmo. Você tem que se ajudar, não espere que o outro te ajude. Tenha coragem de ser o que você é.

Jornal O Timoneiro: Conta para nós as novidades e os seus projetos para o futuro?
Ieda: Eu sou canoense e aqui é meu lugar, minha casa, meu chão. Mas preciso aproveitar as oportunidades que esse momento está me trazendo. Provavelmente nos próximos dias vou ficar mais afastada daqui, indo e voltando para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, enfim, onde me chamarem para trabalhar. Esta semana vamos para o RJ fazer fotos para o GShow que deve sair logo. Também estou recebendo várias propostas para participar de editoriais e catálogos de moda. Mas, uma boa notícia e que vai me levar uma semana parava Bahia, é sobre um projeto lindo que vem se desenhando e foi convite da renomada jornalista e escritora Léa Penteado, a mesma que fez o livro do Roberto Carlos na apresentação em Jerusalém e outras tantas. Ela quer escrever um livro contando minha história – e olha que tenho muitas! (risos) Fatos engraçados, momentos das minhas viagens pelo mundo e a participação no BBB 17.

Óticas Gobbi e Luxxor presenteiam Ieda com óculos Versace

Em homenagem ao Dia das Mães, as Óticas Gobbi e Luxxor, presentearam a ex-BBB17 ex-Miss Canoas, Ieda Maria Wobeto, com dois modelos de óculos escolhidos por ela mesma.
A canoense foi recebida com espumante e docinhos, na filial 01 da Gobbi, no Calçadão de Canoas, pelos profissionais da empresa. Esbanjou simpatia e foi prestativa com todos que se aproximaram dela para registrar o momento. Para a gerente da Gobbi, Rita Araújo, foi um prazer presenteá-la, “ela representou muito bem Canoas e as mulheres com sua elegância, classe e simpatia.”

Acompanhada da filha Tanara, ela experimentou todos os modelos com atenção e se deixou registrar com cada um deles. Na ocasião, ela teve a difícil tarefa de escolher seus presentes entre grifes conceituadas. Os modelos escolhidos foram ambos da marca Versace: o solar com espelhamento dourado e o óculos de grau confeccionado com exclusividade pela Luxxor com lentes free form personalizadas.

11

Ieda com Eduardo Machado e Renata, da LUXXOR, Delma Gobbi e Rita Araújo, das Óticas Gobbi

10

Ieda experimentando seu novo óculos Versace

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostras competitivas

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas anuncia filmes selecionados para mostra competitiva

Os 35 filmes que irão concorrer nas mostras competitivas do 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) foram anunciados no lançamento oficial do evento.

A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque dos Rosa, em Canoas, com a participação de um grande grupo de artistas e promotores culturais da cidade.

Em clima de emoção, foram apresentados os detalhes da segunda edição, que acontecerá de 15 a 17 de novembro, no SESC Canoas. Foram apresentados, também, os homenageados do 2º FECIC.

Homenagens

As homenagens de 2024 enaltecem o trabalho do grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; de Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (Globo, 2003).

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Filmes selecionados

Ao todo, são 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois filmes da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

Entre as presenças no evento de lançamento, estavam o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, o diretor do SESC Canoas, Cleberli Arruda, os diretores Rogério Rodrigues (entre outros filmes, do longa  Além de Nós), Gilberto Perin (criador da série Curtas Gaúchos), e o coordenador geral do Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, Rafa Ferretti.

Sobre o evento

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.

A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.

O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.

“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Continuar a ler

Cultura

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

Redação

Publicado

em

Assembleia Legislativa RS lança edital de seleção de artistas para o Sarau do Solar 2025

A iniciativa tem por objetivo realizar apresentações musicais e propiciar acesso público à cultura, com espetáculos em vários gêneros musicais e com entrada franca.

Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar foi projetado em 1993 para promover espetáculos musicais gratuitos, em temporada anual.

O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Sarau do Solar 2025

Com o reajuste do cachê dos artistas, que leva em conta a soma dos integrantes, os valores chegam a R$ 6.290,00 (seis mil duzentos e noventa reais) para o Sarau do Solar e 15.700,00 (quinze mil e setecentos reais) para o Sarau do Solar Especial.

Além desses valores, a novidade desse ano fica por conta do incremento do cachê oferecido aos artistas do interior do Estado. A ideia é facilitar a participação ampla de atrações artísticas.

Mediante comprovação de endereço, o valor do incremento pode chegar a R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) por apresentação.

Para a diretora de cultura, Mariana Abascal, “tal implemento visa não só incentivar a participação de artistas do interior como estabelecer paridade com os artistas que desenvolvem seu trabalho na Capital. É o olhar do Parlamento para a música do Rio Grande do Sul como um todo”.

Sarau do Solar Colaborativo

Os artistas poderão receber diretamente contribuições espontâneas do público espectador exclusivamente via PIX, cuja chave será divulgada na apresentação e na transmissão ao vivo.

Tais contribuições têm caráter absolutamente voluntário, inexistindo qualquer participação ou destinação do Poder Legislativo sobre os valores arrecadados nessa operação, que tem por finalidade única o incentivo ao artista em sua atividade cultural.

Gêneros Musicais

Para a temporada 2025, estão previstos espetáculos para os seguintes gêneros musicais: jazz, blues, soul, MPB, samba, chorinho, pop, rock, nativista gaúcho, entre outros, além de música instrumental.

Dos saraus especiais, alguns serão temáticos, como Novembro Negro, Nativista Luiz Carlos Borges e Dia das Crianças.

Inscrições

Inscrições abertas até 11 de novembro de 2024. Todas as etapas que concorrem para a execução do presente Edital serão publicizadas no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/saraudosolar .

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm