Cultura
Canoas em Dança tem programação intensa de 25 a 30 de abril
Começa na próxima terça-feira, 25, o Canoas em Dança – 5º Dia Internacional da Dança, promovido pela Secretaria da Cultura (SMC), em parceria com o Sesc, Unilasalle e Ulbra. Serão seis dias de programação intensa, com quase 50 atrações do gênero. A cerimônia de abertura ocorrerá no Teatro do Sesc (Avenida Guilherme Schell), às 19 horas.
Recheado de atrações nacionais e locais, o evento terá apresentações e oficinas descentralizadas. Estações de trem, escolas municipais, Calçadão, Sesc, entre outros pontos, receberão atividades. A programação é totalmente gratuita.
Destaques
Um dos destaques do evento é o Grupo Corpo, de Belo Horizonte (MG), que vem pela primeira vez a Canoas. Fundado em 1975, o grupo virá com quatro bailarinos e uma coreografia para participar da abertura oficial do evento. Na Villa Mimosa, serão realizadas oficinas de composição coreográfica e palestra com a coreógrafa Cassi Abranches.
Na noite da sexta-feira, 28, o Teatro do Sesc recebe o Gala de Dança. Serão mais de dez apresentações de diferentes grupos, entre eles Urban Face, Ballet Erenita e Stúdio Spasso.
A programação deste ano também irá focar nos jovens. Irá ocorrer uma mostra estudantil no Hangar Cultural Oli Borges Flores. Escolas municipais e artistas locais se reunirão para apresentações naquinta-feira, 27, no equipamento cultural localizado no bairro Guajuviras. Parte das escolas da cidade também irão aderir à programação com manifestações de dança no recreio, também na quinta-feira.
O encerramento da semana ocorre no domingo, 30, no Capão do Corvo, com a apresentação do Canoas Coletivo de Dança.
Grupos locais
Assim como nos demais anos, o evento tem como objetivo fortalecer ainda mais os grupos de dança da de Canoas, reconhecida por ser um dos redutos mais importante dessa arte. Além disso, as atividades irão possibilitar a inclusão de novos adeptos da dança por meio de atividades gratuitas e espalhadas por diversos pontos do município.
Em parceria com a Unilasalle, adeptos da arte da dança terão a oportunidade de capacitação na Escola da Dança, que ocorre no sábado, 29, na sede da universidade.
Confira as homenagens deste ano:
→ Professora Tereza Figueiredo (Tia Tê) – Pioneira e grande mestra da dança em Canoas, Tia Tê é incentivadora nas áreas artísticas, especialmente a dança, com a qual contribui para colocar a cidade em evidência, oportunizando a formação e a descoberta de vários talentos.
→ O curso de Licenciatura em Dança da Ulbra também receberá a distinção.
Confira a programação completa aqui.
Cultura
AETC entrega Comenda Mérito Tradicionalista Canoense durante celebração de 35 anos

Agraciados com a Comenda Mérito Tradicionalista Canoense 2025
Certificados de Destaques do Ano de 2025
Categoria especial
Cultura
Hangar Cultural recebe exposição Territórios Criativos – Intervenções Artísticas Urbanas

Frases ouvidas às margens da BR-116, em Canoas, vão ganhar novos sentidos ao serem transformadas em cartazes expostos. Essa é a proposta do artista visual Fabiano Gummo na exposição que será apresentada na Galeria a Céu Aberto, no Hangar Cultural, localizado na estrada do Nazário 3150, no bairro Guajuviras, em Canoas.
A exposição Territórios Criativos- Intervenções Artísticas Urbanas faz parte do conceito de expositivo e busca se tornar um ambiente cultural de escuta e pertencimento da comunidade do Guajuviras.
A abertura da exposição será no dia 7 de março, às 14h, com período para visitas até 8 de abril. O ponto de partida da exposição é o documentário Um Filme de BR, de 2025, dirigido por Wender Zanon. No filme, o diretor e sua equipe percorrem um trecho da BR-116 em Canoas, entre o Centro e o bairro Igara, coletando relatos de pessoas que vivem ou trabalham no entorno da rodovia, como moradores, motoboys, grafiteiros e comerciantes.
As entrevistas revelam histórias de trabalho, sobrevivência, fé, violência, memória e pertencimento, compondo um retrato sensível da vida que se desenvolve ao longo da rodovia. A partir desse material, Fabiano Gummo realizou um processo de “mineração” das falas do documentário, selecionando e condensando trechos que carregam forte potência poética. Essas frases, retiradas da narrativa contínua do filme, foram reorganizadas como enunciados independentes e transformadas em 38 cartazes.
Sem imagens ou explicações adicionais, o texto assume o protagonismo, convidando o público a uma leitura direta e reflexiva.
Cultura
Canoense Dudu Cardoso lança single “Paralisei” e faz show gratuito no Capão do Corvo neste domingo, 22

Neste domingo, 22, o cantor, guitarrista, compositor e produtor Dudu Cardoso sobe ao palco do Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas, em Canoas, para celebrar uma nova fase da carreira. O show acontece a partir das 17h e marca o lançamento do álbum MPBlack.
Antes disso, o artista apresenta ao público o single “Paralisei”, que chega às plataformas digitais no dia 16 de janeiro de 2026. A música antecipa o disco, previsto para ser lançado em 6 de fevereiro.
O álbum reúne cinco faixas autorais que mergulham na black music, com influências de samba rock, funk, soul, groove e R&B. “Paralisei” fala sobre o impacto de uma paixão à primeira vista. A canção começou com uma proposta mais romântica e ganhou nova identidade com arranjos inspirados em nomes como Os Garotin, João Gomes e Jota Pê.
A produção é assinada por Dudu Cardoso em parceria com Athos Ribeiro, conhecido como Mano Athos. O trabalho destaca grooves marcantes de baixo, bateria e guitarras, com forte referência ao funk e à música preta brasileira.
Além da faixa de estreia, o MPBlack traz as canções “Estar com Você”, “Ela Partiu”, com participação de Eduardo Alves, “Chegou o Dia”, com Afrobi e Anderson Moreira, e “O Sol e a Lua”, com DJ Abu e Lenny Barcelos.
O projeto foi contemplado pelo Edital PNAB 2024, com realização da Prefeitura Municipal de Canoas e produção da Cofilms.
O link para pré-save de “Paralisei” já está disponível nas plataformas digitais. Informações e entrevistas podem ser solicitadas pelo e-mail cofilmspro@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 98576-5602.

Defesa Civil2 dias atrásCanoas inaugura loja solidária Veste Amor para doação de roupas a famílias em situação de vulnerabilidade
Oportunidade1 semana atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)

Educação2 dias atrásCanoas assina homologação para contratação de 500 monitores de inclusão na rede municipal

Sem categoria5 dias atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Geral1 semana atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS
Política1 semana atrásCachoeirinha e Viamão terão novas eleições para prefeito e vice em 12 de abril de 2026; entenda

Esporte1 semana atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3



















































