Cultura
Canoas em Dança tem programação intensa de 25 a 30 de abril
Começa na próxima terça-feira, 25, o Canoas em Dança – 5º Dia Internacional da Dança, promovido pela Secretaria da Cultura (SMC), em parceria com o Sesc, Unilasalle e Ulbra. Serão seis dias de programação intensa, com quase 50 atrações do gênero. A cerimônia de abertura ocorrerá no Teatro do Sesc (Avenida Guilherme Schell), às 19 horas.
Recheado de atrações nacionais e locais, o evento terá apresentações e oficinas descentralizadas. Estações de trem, escolas municipais, Calçadão, Sesc, entre outros pontos, receberão atividades. A programação é totalmente gratuita.
Destaques
Um dos destaques do evento é o Grupo Corpo, de Belo Horizonte (MG), que vem pela primeira vez a Canoas. Fundado em 1975, o grupo virá com quatro bailarinos e uma coreografia para participar da abertura oficial do evento. Na Villa Mimosa, serão realizadas oficinas de composição coreográfica e palestra com a coreógrafa Cassi Abranches.
Na noite da sexta-feira, 28, o Teatro do Sesc recebe o Gala de Dança. Serão mais de dez apresentações de diferentes grupos, entre eles Urban Face, Ballet Erenita e Stúdio Spasso.
A programação deste ano também irá focar nos jovens. Irá ocorrer uma mostra estudantil no Hangar Cultural Oli Borges Flores. Escolas municipais e artistas locais se reunirão para apresentações naquinta-feira, 27, no equipamento cultural localizado no bairro Guajuviras. Parte das escolas da cidade também irão aderir à programação com manifestações de dança no recreio, também na quinta-feira.
O encerramento da semana ocorre no domingo, 30, no Capão do Corvo, com a apresentação do Canoas Coletivo de Dança.
Grupos locais
Assim como nos demais anos, o evento tem como objetivo fortalecer ainda mais os grupos de dança da de Canoas, reconhecida por ser um dos redutos mais importante dessa arte. Além disso, as atividades irão possibilitar a inclusão de novos adeptos da dança por meio de atividades gratuitas e espalhadas por diversos pontos do município.
Em parceria com a Unilasalle, adeptos da arte da dança terão a oportunidade de capacitação na Escola da Dança, que ocorre no sábado, 29, na sede da universidade.
Confira as homenagens deste ano:
→ Professora Tereza Figueiredo (Tia Tê) – Pioneira e grande mestra da dança em Canoas, Tia Tê é incentivadora nas áreas artísticas, especialmente a dança, com a qual contribui para colocar a cidade em evidência, oportunizando a formação e a descoberta de vários talentos.
→ O curso de Licenciatura em Dança da Ulbra também receberá a distinção.
Confira a programação completa aqui.
Cultura
Mostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

A organização da Mostra Curta FECIC divulgou a lista oficial das obras selecionadas para a atual edição do evento. Ao todo, 17 curtas-metragens integram a programação, reunindo produções desenvolvidas por estudantes de seis instituições de ensino do município.
As obras representam escolas das redes pública, incluindo as esferas municipal, estadual e federal, além da rede privada, reforçando a diversidade de participação no projeto.
Segundo a curadoria, a seleção buscou valorizar diferentes linguagens cinematográficas e as narrativas criadas pelos jovens realizadores. O recorte final inclui nove filmes de ficção, cinco documentários, duas animações e um curta experimental.
A mostra destaca o audiovisual como ferramenta de expressão artística e reflexão dentro do ambiente escolar, evidenciando o envolvimento crescente de estudantes com a produção cinematográfica.
As escolas da rede municipal reúnem a maior parte dos selecionados. A EMEF Arthur Oscar Jochims integra a programação com cinco títulos: “Ainda te acharei”, “Contas da esperança: A Matemática em Números”, “Guerra Russa”, “O Disfarce de 1945” e “Sombras da Guerra”. Da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, foram escolhidos “Axé e Amém”, “Entre o passado e o presente: A força dos Quilombos”, “Entre tradição indígena e o mundo contemporâneo” e “Gritos da Resistência”. Já a EMEF Paulo Freire participa com “A pessoa que eu fui”, “Racismo na Escola” e “O protótipo”, enquanto a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera participa com o filme “O dia do Labubus”.
Completam a seleção oficial os curtas “A Arte segundo Cildo Meireles” e “A Cartomante”, produzidos no Instituto Federal; “Daydream”, do Colégio IPUC e “Depois do Inverno”, realizado pelos alunos da E.E.E.M André Leão Puente.
Além da exibição inédita das produções estudantis, a Mostra Curta FECIC, que acontece dia 2 de julho, às 14h, no Sesc Canoas, promoverá a entrega de certificados e a seleção oficial das obras que irão concorrer na categoria estudantil do 4º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre em setembro.
No mesmo dia, a partir das 18h30min, o Painel Audiovisual e Educação, reunirá educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico, encerrando com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor.
O Curta FECIC é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. O festival conta ainda com o apoio do Sesc Canoas e o apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.
Cultura
Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

O projeto Curta Fecic, braço estudantil do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), encerrou a sua etapa de inscrições com excelente adesão da comunidade escolar. Ao todo, foram recebidos 43 filmes, dos quais 33 curtas-metragens foram validados. As produções representam o talento de alunos e professores de nove escolas locais, abrangendo as redes municipal (6), estadual (1), federal (1) e privada (1).
A partir de agora, os 33 filmes habilitados passarão pela avaliação da comissão organizadora do festival. É essa seletiva que irá eleger e definir os títulos oficiais que vão compor a Mostra Curta Fecic e ganharão a tela do cinema em julho.
Encontros Curta Fecic
O expressivo engajamento é reflexo direto dos Encontros Curta Fecic, maratona itinerante que percorre as escolas municipais desde a primeira edição do Fecic. Coordenadas pelo ator Angelo Sérgio e pelo diretor geral do Fecic, Alexandre Derlam, as atividades promovem exibições de filmes e debates com turmas do Ensino Fundamental, Médio e EJA, plantando a semente da criação audiovisual diretamente nas salas de aula. Até julho, estão previstos mais 3 encontros nas escolas da rede municipal.
Programação do Curta Fecic
O resultado de toda essa produção chega à tela grande no dia 2 de julho, no teatro do Sesc Canoas, com atividades gratuitas e abertas à comunidade:
– 14h às 16h30 – Mostra Curta Fecic: Exibição dos filmes estudantis selecionados, debates com os realizadores e entrega de certificados. As obras escolhidas também concorrerão à categoria estudantil do Fecic, que acontece de 23 à 26 de setembro.
– 18h30 – Painel Audiovisual e Educação: Encontro focado no cinema como ferramenta pedagógica. O debate contará com a presença de André Bozzetti (idealizador do FECEA – Alvorada), Katia Souza Montinelli (coordenadora do CurtaENEM) e de professores locais que compartilham as suas experiências práticas.
O Curta Fecic é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, apoio do Sesc Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.
Serviço
O quê: Projeto Curta Fecic (Mostra Estudantil e Painel Educação)
Quando: 02 de julho, a partir das 14h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @festivaldecinemadecanoas
Cultura
Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.
A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.
Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.
O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.
“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.
“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.
Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.
“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.
A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.
“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Concursos3 dias atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho
Feminicídio1 semana atrásRS registra 37º feminicídio de 2026 após mulher ser morta em Carlos Barbosa

Policial6 dias atrásInvestigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

Esporte1 semana atrásGrupo Corre Canoas realiza 3ª edição do Circuito Park em Movimento no dia 14 de junho

Defesa Civil3 dias atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026
Acidente5 dias atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Cultura4 dias atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

Geral3 dias atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor


















































