Conecte-se conosco

header-top







 

27/11/2025
 

Cultura

Com mais de 7 mil presentes, Parada Livre celebra a diversidade em Canoas

Avatar

Publicado

em

maior_8_parada_livre_ireno_jardim_2

A 8ª edição da Parada Livre de Canoas, realizada no último domingo, 4, no Parque Eduardo Gomes, reuniu mais de 7 mil pessoas em celebração à diversidade. O evento contou com mais de 60 shows, além da apresentação principal da DJ Letícia Sartoretto.

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge entregou à trans Luisa Giordana, que também apresentou o evento, a faixa de “Soberana da Diversidade de Canoas 2016/2016” pelo seu trabalho voluntário e de militância em prol das causas LGBTs. Agora ela fará parte da Corte da Diversidade Canoas.

O evento contou com o apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar, agentes de trânsito, corpo de bombeiros, ambulância, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), banheiros químicos e praça de alimentação.

Recursos

A realização da Parada contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc), por meio de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Redação

Publicado

em

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.

Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.

A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.

Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”

O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”

Continuar a ler

Cultura

Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Redação

Publicado

em

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.

A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.

Continuar a ler

Cultura

Canoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Redação

Publicado

em

Semana da Igualdade Racial de Canoas começa nesta sexta-feira, 14, com uma série de atividades voltadas à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa é organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, e segue até o dia 20 de novembro.

A abertura oficial terá o seminário Raízes da Igualdade Racial: Políticas que Transformam, marcado para as 9h, no Auditório Sady Schmidt, localizado na Prefeitura. O encontro é direcionado à população em geral e busca debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade.

“O seminário inaugura uma semana dedicada ao reconhecimento e protagonismo da população negra em Canoas. Reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial e o fortalecimento de iniciativas que garantam direitos e celebrem a diversidade”, afirmou Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, chefe da Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade.

No mesmo dia, o público poderá conferir a Exposição do Mestre, com 31 obras do artista plástico Ubiranir Schneider Brum, conhecido como Mestre Bira. As telas, que abordam temas como capoeira, ancestralidade e mestres da tradição, ficarão abertas à visitação no saguão da Prefeitura até o encerramento da semana.

Outras atividades incluem a feira de artesanato afro, que acontece de 17 a 19 de novembro, a partir das 13h, em frente à Secretaria de Cultura na rua Ipiranga, 105, Centro. Durante o mesmo período, serão realizadas oficinas de tranças e feira de empreendedorismo.

Entre os destaques da programação, estão ainda a roda de tambor no dia 17, às 13h, e o Encontro das Filhas de Oya, às 14h, na antiga estação de trem. O encerramento, no dia 20, contará com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, a partir das 9h, na Escola de Samba Unidos do Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques