Comunidade
Restaurantes sofrem com queda na economia
Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa
Canoas é uma cidade que possui 361 restaurantes, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda. O setor tem uma presença massiva no Centro canoense, dada a concentração de empresas e profissionais liberais que têm seus escritórios e sedes ali. Entretanto, em toda a cidade, a crise econômica vem assolando cada fechamento de mês, trazendo preocupação a administradores e proprietários.
O baque da crise
O restaurante D’Roma, localizado no Edifício Center 15, no Centro, enfrenta seu primeiro cenário de grave dificuldade econômica em 18 anos de existência. Wilson Zarpelon, que é um dos responsáveis pela rede que envolve esse estabelecimento e o Tempero & Cia, localizado no Calçadão, vê o cenário com muita cautela. “Temos uma queda de cerca de 30% já, e cada final de mês a gente vê a corda roendo um pouquinho mais”, afirma.
Segundo Zarpelon, a queda contínua vem desde o pós-Copa do Mundo, em 2014, mas só em 2016 a situação ligou o sinal de alerta para os donos de restaurantes. “Nós sentimos no D’Roma e no Tempero. Mas precisamos apostar e negociar para continuar fortes”, explica. Há reformas em andamento no Tempero & Cia. que, caso surtam o efeito desejado, serão imitadas no D’Roma. O objetivo é se manter competitivo e não precisar diminuir a estrutura, o que acarretaria em mais demissões. O D’Roma hoje emprega 18 funcionários. Antes, eram 22.
As perdas são ainda maiores na Pastel Center, do Via Porcello, também no Centro. “Tá complicado… perdemos cerca de 50% aqui”, admite a proprietária, Elvenir de Lima. A microempresária, que atua há 16 anos em Canoas vendendo pasteis, abriu uma segunda loja no Conjunto Comercial antes da crise chegar. Apesar das dificuldades, ela espera que a segunda loja compense a atual queda no verão. “Antes, eu fazia cerca de 170 pasteis e 70 almoços todos os dias. Hoje, baixou para 70, talvez 80 pasteis, e 45, quem sabe 50 almoços”, divaga.
Elvenir assegura que também explodiu o uso do cartão de crédito para comprar almoço. “Daqui a pouco a pessoa não consegue mais pagar, e perco mais um cliente”, preocupa-se.
Sem números, e tendo passado por bem mais crises, o Restaurante e Pizzaria Dom Camilo está aberto há 41 anos no bairro Niterói. A administradora do negócio familiar, Nilza dos Santos, sente que é necessário ter esperança no retorno do movimento porque a economia já passou por situações piores nesse tempo. “Chegamos até aqui com persistência e dedicação, sem esmorecer. Assim como damos um jeito sempre como família, vamos seguir depois desta crise”, assegura.
A base familiar, para Nilza, é o pilar para essa confiança. “Penso que o seu Camilo, meu pai, ainda está conosco. Com o trabalho árduo dele e a persistência da Dona Leonilde, minha mãe, a gente sempre passou por tudo”, declara.
Medidas adiantam?
A maioria dos comerciantes de alimentação consultados não acreditam que o governo municipal ou os vereadores podem fazer muito frente a esse cenário para melhorar a situação do setor. “É um problema lá de cima [Brasília]. Quando eles se resolverem, quem sabe possa ter um esforço conjunto pela economia”, espera Wilson Zarpelon.
Elvenir de Lima, por sua vez, acredita que a situação política local no momento deve se manter, sem possibilidades de manobras em prol do setor. “Os ambulantes continuam fazendo como querem, sem pagar imposto e tudo o mais, e eles [políticos] devem estagnar tudo para manter o que eles têm”, argumenta. “Esperança a gente tem, mas nessa época eles procuram não se queimar.”
Entretanto, há pelo menos áreas nas quais o poder público municipal pode atuar, como lembra Nilza dos Santos. “Falta segurança para as pessoas saírem mais e virem aos restaurantes. Os clientes têm medo, especialmente longe do Centro. Só isso já ajudaria bastante na retomada do faturamento”, assevera.
Comunidade
Defesa Civil abre cadastramento para voluntários que desejam apoiar ações em Canoas

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática abriram cadastramento para voluntários que desejam apoiar as ações da Defesa Civil.
O objetivo é criar um banco de dados e já planejar e organizar previamente os trabalhos do órgão em conjunto com voluntários em ações de prevenção e mitigação e também em resposta a emergências e calamidades. Interessados em voluntariar-se podem fazê-lo por meio deste link.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, o cadastramento é para pessoas e também para empresas que desejem auxiliar os trabalhos da Defesa Civil conforme necessário.
Também é possível ao voluntário informar, por meio do cadastro, a disponibilidade de equipamentos e veículos, como embarcações, para uso em caso de emergências.
“No ano passado tivemos muitas pessoas que trabalharam de forma voluntária no Município e queremos resgatar essa cooperação com elas. Com esse cadastramento a gente vai conseguir identificar a função de cada um conforme a nossa necessidade, a capacidade de cada um e com o que pode contribuir”, explica Marcos.
“A ideia é ter informações não apenas de voluntários para a atuação diretamente em situações de emergências, mas em diversas funções importantes em casos de calamidades, como assistência psicológica de vítimas, trabalho em abrigos e funções logísticas. Queremos criar uma rede de apoio para Canoas.”
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
- Comunidade1 semana atrás
Defesa Civil abre cadastramento para voluntários que desejam apoiar ações em Canoas
- Emprego1 semana atrás
CIEE-RS está com vagas de estágio em diversas áreas e bolsas que podem chegar a R$ 2mil
- Cultura1 semana atrás
Educação de mãos dadas com a dança: Cultura para o Mundo vai reunir apresentações, oficinas e bate-papo
- Economia1 semana atrás
Semana de Economia Solidária acontece no Calçadão de Canoas; confira programação
- Educação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas divulga resultado do 2º sorteio de vagas para a etapa creche
- Fazenda1 semana atrás
Prazo para quitação da Taxa de Fiscalização de Atividade (TFA) vence nesta terça-feira, 25
- Geral1 semana atrás
Prefeito Rodrigo Battistella anuncia o início das obras dos viadutos de Nova Santa Rita
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Samba no Trem celebra os 40 anos de operação da Trensurb no Estado