Comunidade
Gata atropelada tem atendimento negado no Centro de Bem-Estar Animal
A canoense Aline da Rosa, moradora da Santo Operário, afirma que recolheu uma gata atropelada e que ao levar o animal ao Bem-Estar Animal – CBEA foi informada de que nada poderia ser feito ali, pois ela teria passado a ser a responsável pela gata desde o momento em que a recolheu ao encontrá-la machucada. Depois disso, ela procurou nossa equipe de reportagem e relatou que precisou internar a gata em uma clínica particular. “Eu já cuido de vários gatos que adotei, não teria condições de adotar mais um, mas não posso deixá-la na rua, ainda mais estando machucada, vou acabar ficando com ela”, explicou.
Quando nossa equipe contatou a Prefeitura, recebemos a seguinte resposta: “De acordo com o Centro de CBEA, o animal em questão possui uma tutora, a senhora Aline. Foi explicado a ela que o Centro atende animais em situação de rua e cães comunitários. Após esta informação, ela afirmou que o animal não seria dela e, sim, um animal de rua. Esta situação aconteceu na segunda-feira, dia 22 de agosto. O CBEA retornou a ligação com a marcação da consulta para dia 23 de agosto (terça) e foi informado que não necessitava mais de atendimento, pois a mesma já teria ido para uma clínica particular”.
Bem-Estar Animal
Quando a sociedade cobra que algum órgão funcione bem, um dos primeiros pontos a se considerar é a estrutura de trabalho disponível. No caso do CBEA, estrutura não é um problema segundo o site da Prefeitura, que descreve: “O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), um espaço público de assistência aos animais de rua. Em uma estrutura de, aproximadamente, 400m² estão instalados consultório veterinário, duas salas cirúrgicas, quatro baias para equinos, 34 boxes para cães, sala de esterilização, uma sala com 12 boxes para a recuperação pós-cirúrgica, sala de administração, sala de reuniões, copa e cozinha, sala de recepção, vestiários, depósitos para rações, remédios, materiais esterilizados, materiais de limpeza e outros”.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte1 semana atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Saúde7 dias atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Animais1 semana atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade5 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas5 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências























































