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07/09/2024
 

Comunidade

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

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Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

Raio x da coluna de uma menina de 14 anos que sofria de escoliose. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A saúde pública sempre foi um assunto recorrente nas páginas de O Timoneiro. O jornal nunca se esquivou de divulgar campanhas em prol de entidades de saúde que precisaram de auxílio ao longo destes 50 anos. No entanto, jamais deixou de publicar os problemas e as falhas destes mesmos locais, fossem elas administrativas ou técnicas.
O importante para nossa linha editorial sempre foi a defesa da manutenção do sistema público, de forma que os cidadãos canoenses pudessem ter o melhor tratamento possível. Se nos últimos anos o caos na saúde piorou, OT intensificou ainda mais sua atuação na cobertura de assuntos relacionados ao tema.

Século 21

O século 21 tem sido especialmente complicado para o atendimento de saúde dos canoenses. O Hospital de Pronto Socorro, que era visto como solução, e chegou a ser inaugurado como um modelo para o Estado em 2005, rapidamente passou a ser tratado como problema pela Prefeitura. OT acompanha a deterioração da qualidade do atendimento na instituição desde a sua abertura até o atual momento, no qual a gestão do hospital está com o Grupo Mãe de Deus, que está prestes a abandoná-la. Por muitas madrugadas, nossa equipe esteve no local nos últimos anos, dando voz aos pacientes que aguardaram por horas por uma simples consulta.

Paralelamente, contribuímos para a divulgação da verdade sobre o sistema de teleagendamento de consultas nos postos de saúde. Enquanto a administração municipal pregava que se tratava, mais um vez, de uma solução, a população procurava OT para denunciar que a forma de marcar consultas era um verdadeiro transtorno. Se no começo a secretaria municipal de saúde tentou desacreditar nossas fontes, logo isso se tornou impossível, quando o Ministério Público Federal (MPF) apertou o cerco e exigiu mudanças significativas no sistema. Mais uma vez este jornal trouxe a verdade aos olhos da sociedade enquanto a versão oficial dizia outra coisa e a preocupação do MPF comprovou isso.

Dramas individuais

Como muitos casos de pacientes, ao longo de nossa história, só chegaram à redação quando o problema já era grave e avançado, em centenas de reportagens focamos em dramas humanos, apresentando o calvário que estes nossos leitores enfrentaram para conseguir precedimentos dos mais complexos aos mais simples.

Percebemos o módus operandi dos governos ao longo das décadas, com as administrações resolvendo rapidamente as situações pontuais que publicamos em nossas páginas. Ou seja, o caso do paciente que foi até o jornal e apresentou o problema, em muitas ocasiões foi resolvido porque as gestões da Prefeitura temiam maiores repercussões. Embora OT tenha como missão servir a toda a comunidade e não descuidar de pautas como o sucateamento do SUS em âmbito geral, foram alguns destes casos pontuais, resolvidos depois da interferência do jornal, que mais marcaram nossa equipe. Algumas pessoas atribuem às nossas reportagens um ponto de virada em suas vidas e, por isso, não seria possível concluir este texto sem citar um destes casos.

O caso Mariana

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Mariana Cardoso realizou a cirurgia no HU. Foto: divulgação

Um caso recente e que ilustra o impacto que as reportagens de saúde de OT tem sobre a vida das pessoas é o da menina Mariana Cardoso, 15 anos. Em 2015, sua mãe, Adriana Cardoso, procurou o jornal para expor a situação da filha. A curvatura da coluna era de 60 graus em junho de 2014. Em julho deste ano, a curvatura já está em 72 graus. “Os órgãos vitais estão sendo pressionados, fazendo com que ela corra risco de morte. A SAÚDE desse ESTADO está matando minha filha, estou perdendo minha filha”, afirmava Adriana em e-mail.

Depois de uma série de reportagens produzidas pelo repórter Bruno Lara, a menina finalmente foi operada. Atualmente ela está bem e descreve sua relação com o jornal: “Tudo melhorou depois da cirurgia. Meu físico, minha vida e minha história. Eu pensava que nada iria adiantar, mas pela persistência da minha mãe e graças a ajudas como a do jornal O Timoneiro e do Bruno Lara, hoje estou com muito feliz e sei que posso ajudar outras pessoas também. Posso pular, correr e dançar. Me sinto linda agora”.

 

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

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