Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/03/2025
 

Comunidade

O Timoneiro – 50 anos de resistência

Avatar

Publicado

em

Arte da capa da edição 2715 de O Timoneiro, comemorativa aos 50 anos do jornal. Arte: Vanderlei Dutra.

Arte da capa da edição 2715 de O Timoneiro, comemorativa aos 50 anos do jornal. Arte: Vanderlei Dutra.

 

Por Émerson Vasconcelos

 

Na reunião em que aceitei a responsabilidade de produzir os textos deste caderno especial de 50 anos de O Timoneiro, recebi uma diretriz, que na verdade foi consenso entre todos que estavam presentes naquele dia: o foco deveria ser RESISTÊNCIA.
O Timoneiro resiste como veículo de comunicação independente desde sua fundação, em 1966. O jornal passou por momentos de crise e sempre se reergueu, jamais se submetendo às vontades dos poderosos e sempre se posicionando ao lado da população.
Não há em Canoas um veículo de imprensa que tenha mais tempo de vida que OT. E quando se fala em tempo de vida, pode soar estranho, já que o termo não foi cunhado para fazer referência a empresas e sim, obviamente, a seres vivos. Mas um jornal é muito mais do que um empresa, é um ideal. E os ideais vivem através das pessoas que os perpetuam.

Nestes 50 anos, O Timoneiro sempre teve vida própria, sustentada pelo empenho de seus colaboradores e, principalmente, de seus leitores. Para se manter vivo, precisou resistir a diversas adversidades e, em contrapartida, sempre valorizou e defendeu os setores da sociedade que, assim como ele, resistiram e resistem a atitudes autoritárias de governantes de todas as esferas.

A entrevista com o co-fundador Antônio Canabarro Tróis filho, que está publicada neste caderno especial, é o fio condutor deste caderno. Foi através desta conversa com Tonito, como ele é mais conhecido, que pude saber em quais fatos de resistência de OT deveria focar nas reportagens a seguir.

Nas próximas páginas, será possível conhecer algumas das pessoas que resistiram, ao lado de OT, durante os últimos 50 anos. Da mesma forma, abordaremos instituições que são exemplo de resistência, como os clubes canoenses, que apesar de todas as adversidades, continuam de portas abertas.

No âmbito social, a resistência ganha contornos mais pesados. Basta lembrarmos de algumas lutas históricas dos canoenses, nas quais OT se engajou. Seria inviável produzir um caderno de cinquentenário que não ressaltasse a preocupação deste jornal com temas como saúde, meio ambiente, segurança e habitação. Resistimos ao lado do povo sempre que os interesses da população foram ameaçados nestas áreas, assim como em tantas outras.

Este aniversário de O Timoneiro é sim motivo de comemoração e de muita felicidade, mas também é hora de relembrar grandes momentos e de renovar nosso compromisso de seguir em frente, lutando e resistindo ao lado de nossa cidade.

 

LEIA MAIS

OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”

OT 50 anos – MUITO OBRIGADO

OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos

OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais

OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas

 

OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde

Clubes se reinventam para manter portas abertas

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.

“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.

A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.

A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.

“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.

Atendimento

O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.

Confira nota na íntegra abaixo:

A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.

Continuar a ler

Comunidade

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

Redação

Publicado

em

Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.

Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.

O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.

O que diz a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:

“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques